Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Nomes
- Nomes de menina
- Nomes bíblicos para raparigas: os mais bonitos!
Nomes bíblicos para raparigas: os mais bonitos!

Vão ser pais e não sabem que nome dar ao vosso bebé? A verdade é que há tantos nomes que nem sempre é fácil decidir e pensar sobre qual deles pode ser o mais adequado. Se gosta de ser original e procura um nome para o seu bebé com significado histórico e um belo som, deixamos-lhe uma lista de nomes bíblicos para raparigas que certamente irá amar.
Escolher um nome para os nossos pequenos é uma das decisões mais importantes para os futuros pais, pois este nome irá acompanhá-los para o resto das suas vidas. Recomenda-se a escolha de um nome que honre a identidade cultural e familiar, que seja original e, acima de tudo, que permita à criança sentir-se orgulhosa dela ao longo dos anos. Lembre-se que, de acordo com o Artigo 54 da Lei do Registo Civil e o Artigo 192 do Regulamento do Registo Civil, "nomes que sejam objectivamente prejudiciais à pessoa" ou "diminutivos ou variantes familiares coloquiais que tornem a identificação confusa, ou aqueles que induzam em erro quanto ao sexo como um todo" são proibidos.
(Também lhe interessa: "Modernos" e nomes clássicos para rapazes e raparigas)
Se quiser dar à sua menina um nome cheio de identidade, com força e simbolismo histórico e etimológico, os nomes bíblicos são uma opção muito boa. Porquê? É simples: eles nunca saem de moda e têm uma história muito interessante por trás deles, assim como um som elegante e belo. Conhecemos alguns deles?
(Também lhe interessa: Nomes de rapazes e raparigas em Português)
Nomes bíblicos para raparigas:
- Abigail: Vem de hebraico. Ab significa "pai" e guilah significa "alegria", portanto, o seu significado é: "Alegria do Pai". Abigail é um nome de uma personagem feminina que aparece no Livro de Samuel na Bíblia, e foi uma das esposas do famoso rei David.
- Bernice: Nome que vem do hebraico e significa "Aquela que traz a vitória". Ela era filha de Ptolomeu e esposa do rei sírio Antiochus II. Ela pertencia à dinastia Herodiana, e foi também nomeada nos Actos dos Apóstolos. Tornou-se famosa pela sua tumultuosa vida amorosa.
- Dara: Dara é um nome de origem hebraica que significa "Pérola da Sabedoria". É a forma feminina de Darda, um dos sábios com quem Salomão foi comparado, e pertencente a um grupo de sábios conhecido como "a geração do conhecimento".
- Dalilla: É um nome precioso de origem hebraica que significa "Ela que vacila" ou "Ela que definha". Segundo as Escrituras, ela era a concubina de Sansão, o famoso juiz de Israel, que mais tarde traiu aos filisteus em troca de revelar que a força do seu marido estava no seu cabelo.
- Ester: Um nome feminino que vem da raiz "Stara" (Persa), e foi derivado de "Ishtar", um nome de deusa para a antiga Babilónia, e para os assírios era a deusa da fertilidade, sexualidade, guerra e a rainha do firmamento. Significa "Astro" ou "Ela que brilha como uma estrela". Segundo a Bíblia, ela era uma profetisa que se tornou uma importante rainha da Pérsia.
- Génesis: Da palavra grega que significa "origem" ou "início". É o primeiro livro da Bíblia, que conta a história da criação do universo.
- Naomi: É de origem hebraica, "Naomi", e significa "Ela que gosta de Yahweh tem todas as graças" ou "Ela que tem virtudes e doçura". Em suma, Naomi é conhecida como um nome que define uma bela mulher bíblica: uma matrona de uma antiga história hebraica no "Livro de Rute".
- Ruth: Um nome feminino que vem do hebraico e significa "A companheira fiel". Um dos livros da Bíblia leva o seu nome ("O Livro de Rute"), que pertence a uma mulher corajosa e muito determinada. Por causa da sua bondade e misericórdia para com a sua sogra, esta mulher foi abençoada por Deus. Ocupa um lugar importante na história de Israel, pois tornou-se antepassado de David e de Jesus.
- Samara: Este nome vem do árabe, e significa "Protegido de Deus", é também o nome da cidade de Samaria, famosa por ser um dos lugares onde Jesus Cristo pregou a sua palavra.
- Sara: Este nome feminino vem do hebraico, de origem bíblica, que significa "Ela que é uma princesa". Sara era a esposa de Abraão, e de acordo com as Sagradas Escrituras, o seu primeiro nome era Saray, mas Javé propôs Sara de acordo com o relato bíblico de Sara, conhecida como "a mãe de muitos reis". Todos os reis do Egipto, durante as viagens de Abraão, foram cativados pela sua beleza.