Psoríase infantil: como tratar

15% dos casos de psoríase aparecem na infância. Explicamos-lhe em que consiste esta desordem da pele, a que se pode dever e como deve agir se o seu filho tiver psoríase.
A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crónica, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas escamosas vermelhas sob a forma de brotos que apresentam um curso imprevisível.
Para que uma criança sofra de psoríase é necessária uma predisposição genética específica. Ou seja, se os pais sofrem com esta doença, é muito provável que a criança eventualmente a desenvolva, embora seja sempre necessário um propulsor para que os sintomas comecem a aparecer. Normalmente, estas são crianças com uma pele muito mais sensível. Alterações sazonais, nervos, medicações, esfregar a pele com o tecido da roupa ... todos esses fatores podem despertar os sintomas.
É necessário saber como diferenciar entre psoríase e dermatite, erupção cutânea ou alergia. É muito comum que as crianças sofram desordens cutâneas das pálpebras, couro cabeludo ou nádegas, mas é muito importante conhecer a diferença entre uma erupção cutânea simples e a psoríase.
(Também lhe interessa: Dermatite atópica)
Sintomas da psoríase nas crianças
- O aparecimento de placas escamosas vermelhas nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. As placas aparecem por surtos. Por um tempo, as placas são vermelhas e irritadas e eventualmente transformam-se em placas brancas de pele seca que, após algum tempo e de forma imprevisível, voltam a ficar vermelhas. Assim sucessivamente.
- Os surtos podem estar relacionados, entre outros, com mudanças ambientais, stress, situações de nervos.
- A psoríase pode afetar a auto-estima da criança, pois é muito pouco estética e muito desagradável para os mais pequenos.
(Também lhe interessa: Como motivar uma criança)
Tratamento da psoríase
Se você suspeita que seu filho pode sofrer de psoríase, a criança deve ser examinada por um dermatologista. O profissional tratará a doença com o tratamento correspondente.
(Também lhe interessa: Doenças de crianças)