scorecardresearch
Mi bebé y yo
CATEGORY-ICON / Diseases Created with Sketch. Enfermedades
PESQUISAR DOENÇA
Esquisar doenças por inicial
a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

Acne neonatal: sintomas, causas e tratamentos

A acne do recém-nascido surge por volta do sexto mês de vida, normalmente no rosto e, sobretudo, na testa do bebé.

Por volta do sexto mês, alguns bebés podem sofrer da chamada acne neonatal que, normalmente, aparece no rosto, especialmente, na testa do bebé.

Sintomas da acne no recém-nascido

Os sintomas da acne no recém-nascido consistem em pequenas pústulas, com um ligeiro relevo e, em alguns casos, pus no seu interior.

Causas da acne neonatal

A acne do recém-nascido deve-se a um desequilíbrio do sistema imunitário da pele do bebé, o que provoca hipersensibilidade a substâncias que a possam irritar: saliva, urina, sabonetes, tecidos, etc.

No entanto, não está provado que a alimentação do bebé tenha influência nesta forma precoce de acne, nem sequer a alergia a um alimento, como, por exemplo, o leite. Só em casos muito raros, após se ter eliminado, e depois reintroduzido, o leite e as suas proteínas na dieta da criança, é possível demonstrar uma verdadeira alergia ao leite.

Tratamentos para a acne 

Em geral, as pequenas pústulas tendem a atenuar-se e a desaparecer espontaneamente ao fim de duas semanas. Numa fase inicial, pode obter bons resultados com a aplicação, durante a noite, de uma fina camada de creme à base de peróxido de benzoílo (estritamente com prescrição médica), limitando-se a espalhá-lo sobre a pele, sem massajar. Esta substância é eficaz para eliminar a gordura dos poros e evitar, assim, que se formem pontos negros, que são terreno fértil para a proliferação de bactérias.

Quando recorrer ao pediatra 

Deve consultar o pediatra se surgirem pústulas inflamadas. 

(Também lhe interessa: Doenças de bebés)