O meu bebé

O que é o Natal para uma criança?

O Natal é uma festa na qual a família se reúne e dá prendas. Para a maioria das crianças, costuma ser uma das suas festas preferidas, por causa das suas canções, do presépio, da árvore, dos presentes e toda a magia que vivem. Mas como se pode explicar às crianças o que é exatamente o Natal?

O presépio, as suas figuras, a decoração da árvore, os presentes que se abrem… Tudo o que rodeia o Natal é mágico para as crianças. Mas como explicar-lhes exatamente de que se trata?

(Também lhe interessa: Pai Natal: as perguntas das crianças)

Como explicar-lhes o que é o Natal

Em primeiro lugar, é crucial que os pais aproveitem esta data natalícia para incutir bons valores às crianças. Caso contrário, a única coisa que lhes vai interessar do Natal vão ser os presentes. Também se pode aproveitar a oportunidade para lhes explicar o que é o Natal, embora tal seja uma tarefa complicada quando as crianças ainda são pequenas. Porque esta festividade abrange um grande conjunto de tradições, sentimentos, canções… e muitas coisas mais!

Para lhes explicar o que o Natal, podemos começar por utilizar, por exemplo, um calendário de Advento. Pode encontrá-los na maioria dos supermercados e as crianças vão adorar tirar um chocolate por cada dia do mês de Dezembro, ao mesmo tempo que descobrem as particularidades de cada dia festivo.

Montar o presépio juntos também é outra excelente oportunidade para explicar aos mais pequenos o que é o Natal. Para além das crianças passarem a saber a história, montar o presépio é muito enriquecedor e pode ser a desculpa ideal para ir de passeio ao bosque buscar musgo, pedras, folhas, etc.

A decoração da árvore, com as tradicionais bolas, estrelas e outros adornos de criação própria, também é um cenário perfeito para lhes falar do Natal. Mas atenção, se o seu filhos ainda é pequeno, deve ter cuidado com as luzes da árvore e com as peças pequenas que se podem pendurar nele e com as quais se pode magoar.

E, sem dúvida, um dos instrumentos mais eficazes para que as crianças descubram o que é o Natal são os livros. Podemos aproveitar esta época para lhes contar contos de Natal. Tenha em conta que, sendo ou não crentes, as histórias dos Reis Magos ou de Jesus, entre outras, fazem parte da cultura ocidental e vão ajudar as crianças a perceber o que é o Natal.

(Também lhe interessa: Trabalhos manuais de Natal: as 10 ideias mais originais)

(Também lhe interessa: Desenhos de Natal: todos a colorir!)