O meu bebé
mibblogo

Família moderna: como são as famílias de hoje em dia?

26 outubro 2017
Família moderna

Ao longo do século XX mudaram muitos dos papéis tradicionais da família, dando lugar ao nascimento da denominada família moderna. O que é exatamente? O que é que caracteriza as famílias modernas? Definiria a sua família como tal?

A família foi e continua a ser considerada o núcleo da sociedade. Não obstante, os papéis e os padrões da família têm vindo a evoluir ao longo dos anos e, de facto, a partir do século XX sofreram alterações muito significativas. Nas últimas décadas rompeu-se com o conceito de família tradicional, com uma autoridade paterna – materna e papéis bem definidos, para passar à chamada família moderna, com uma estrutura mais independente e flexível.

Um bom exemplo desta família é a famosa série de televisão norte-americana “Uma Família Muito Moderna”, que retrata uma família com papéis difusos, na qual há laços sanguíneos que deixam de ter importância, com novas interações entre os seus membros e uma perceção da vida flexível e respeitosa face às liberdades individuais de cada um dos seus membros. Assim, a família moderna define muitos tipos de família, desde a formada por um casal com os seus filhos (tipo de família tradicional) até à que é composta por pais solteiros, casais do mesmo sexo ou casais com filhos de relações anteriores.

(Também lhe interessa: A importância de educar crianças felizes)

Características da família moderna

A família moderna tem características que a diferenciam da tradicional. São as seguintes:

  • Tolerantes e flexíveis. É a principal definição de família moderna, que respeita as particularidades de cada um dos seus integrantes e não se cinge a um esquema pré-estabelecido de papéis tradicionais de mamã, papá, filho ou filha. Neste tipo de famílias todos os membros colaboram nas tarefas domésticas, ajudam-se entre si e, normalmente, todos os seus membros trabalham ou estudam para o fazer um dia mais tarde.
  • Heterogéneas. Na família moderna o laço sanguíneo passa a ser secundário e o mais importante é o laço afetivo. Assim, uma família moderna pode ser constituída pelos pais com filhos adotados e próprios, formada por pais que adotam os filhos da outra parte e mantém uma boa relação com os seus ex, etc.
  • Embora se possam encontrar famílias modernas em todos os âmbitos, o mais habitual é residirem em cidades. Isto implica costumarem ser famílias pequenas, formadas por casais que têm um ou dois filhos, não mais. Esta característica deve-se ao facto dos seus membros terem um sucesso profissional que não lhes permite dedicar-se a 100% à vida familiar.
  • Tecnológicas. É outra das características da família moderna. Não obstante, a tecnologia pode ser perigosa e afetar negativamente a união familiar se, por exemplo, os seus membros estão com mais atenção à tecnologia do que à relação humana entre os diferentes membros.
  • (Também lhe interessa: Advogados de família: de que assuntos tratam?)

O que pensa? Acha que a sua é uma família moderna?

REDATORA EM O MEU BEBÉ. Coordenadora da secção doenças, e especialista em gravidez, bebés e crianças.

Também lhe interessa…