Mi bebé y yo

Família moderna: como são as famílias de hoje em dia?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Ao longo do século XX mudaram muitos dos papéis tradicionais da família, dando lugar ao nascimento da denominada família moderna. O que é exatamente? O que é que caracteriza as famílias modernas? Definiria a sua família como tal?

A família foi e continua a ser considerada o núcleo da sociedade. Não obstante, os papéis e os padrões da família têm vindo a evoluir ao longo dos anos e, de facto, a partir do século XX sofreram alterações muito significativas. Nas últimas décadas rompeu-se com o conceito de família tradicional, com uma autoridade paterna – materna e papéis bem definidos, para passar à chamada família moderna, com uma estrutura mais independente e flexível.

Um bom exemplo desta família é a famosa série de televisão norte-americana “Uma Família Muito Moderna”, que retrata uma família com papéis difusos, na qual há laços sanguíneos que deixam de ter importância, com novas interações entre os seus membros e uma perceção da vida flexível e respeitosa face às liberdades individuais de cada um dos seus membros. Assim, a família moderna define muitos tipos de família, desde a formada por um casal com os seus filhos (tipo de família tradicional) até à que é composta por pais solteiros, casais do mesmo sexo ou casais com filhos de relações anteriores.

(Também lhe interessa: A importância de educar crianças felizes)

Características da família moderna

A família moderna tem características que a diferenciam da tradicional. São as seguintes:

  • Tolerantes e flexíveis. É a principal definição de família moderna, que respeita as particularidades de cada um dos seus integrantes e não se cinge a um esquema pré-estabelecido de papéis tradicionais de mamã, papá, filho ou filha. Neste tipo de famílias todos os membros colaboram nas tarefas domésticas, ajudam-se entre si e, normalmente, todos os seus membros trabalham ou estudam para o fazer um dia mais tarde.
  • Heterogéneas. Na família moderna o laço sanguíneo passa a ser secundário e o mais importante é o laço afetivo. Assim, uma família moderna pode ser constituída pelos pais com filhos adotados e próprios, formada por pais que adotam os filhos da outra parte e mantém uma boa relação com os seus ex, etc.
  • Embora se possam encontrar famílias modernas em todos os âmbitos, o mais habitual é residirem em cidades. Isto implica costumarem ser famílias pequenas, formadas por casais que têm um ou dois filhos, não mais. Esta característica deve-se ao facto dos seus membros terem um sucesso profissional que não lhes permite dedicar-se a 100% à vida familiar.
  • Tecnológicas. É outra das características da família moderna. Não obstante, a tecnologia pode ser perigosa e afetar negativamente a união familiar se, por exemplo, os seus membros estão com mais atenção à tecnologia do que à relação humana entre os diferentes membros.
  • (Também lhe interessa: Advogados de família: de que assuntos tratam?)

O que pensa? Acha que a sua é uma família moderna?

Também lhe interessa

Família moderna: como são as famílias de hoje em dia? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)