Mi bebé y yo

Brincadeiras para aprender a ler

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Uma forma divertida de favorecer a aprendizagem da leitura em crianças é através de jogos. Sabia que existem alguns jogos que podem ajudar muito na aprendizagem da leitura? Aponte estes 8 divertidos jogos para incentivar a leitura!

Quando as crianças começam a aprender a ler na escola é importante reforçar esta aprendizagem em casa e, de facto, é algo que se pode fazer de uma forma lúdica e divertida através de uma brincadeira. Existem muitas atividades para ensinar as crianças a ler através do uso de jogos pensados para motivar as crianças a transformar a leitura numa atividade divertida.

As atividades lúdicas para ensinar ou potenciar a aprendizagem da leitura infantil baseiam-se no treino das habilidades cognitivas relacionadas com a compreensão do texto. Neste sentido, é aconselhável reservar um momento todos os dias para ler histórias em voz alta aos filhos. O momento que é, tradicionalmente, dedicado à leitura costuma ser o de ir para a cama.

(Também lhe interessa: Recomendações para ensinar as crianças a ler)

8 jogos para aprender a ler

Em seguida vamos oferecer-lhe oito jogos divertidos e didáticos que têm como finalidade incentivar a aprendizagem da leitura em crianças.

  1. O “vejo, vejo”

Um clássico entre os clássicos, o jogo do “vejo, vejo” é muito divertido para as crianças e permite-lhes estabelecer uma aproximação às letras e às palavras. O jogo consiste em um dos jogadores pensar numa palavra que nomeie um objeto à vista de todos os participantes. Depois o jogador diz “vejo, vejo uma coisa que começa pela letra…” e indica a primeira letra da palavra. Os restantes jogadores devem adivinhar o objeto.

  1. Letra-objeto

Este jogo consiste em identificar uma letra com um objeto, personagem, animal, etc. Por exemplo, o “A” maiúsculo tem a forma de uma montanha, o “m” minúsculo pode ser uma ponte. Relacionando cada letra com um objeto vai ajudar a criança a memorizar uma sequência de personagens ou objetos relacionados com esta letra, de modo a poder compreender melhor o que representa cada letra.

Tendo por objetivo ajudar a criança a potenciar a sua consciência fonológica, ou seja, a relação que existe entre as letras e os seus sons, pode brincar com o seu filho a fazer listas de palavras com sons parecidos. Deverá pronunciar as palavras de sons parecidos para que a criança faça a lista.

  1. Lista de palavras

Tendo por objetivo ajudar a criança a potenciar a sua consciência fonológica, ou seja, a relação que existe entre as letras e os seus sons, pode brincar com o seu filho a fazer listas de palavras com sons parecidos. Deverá pronunciar as palavras de sons parecidos para que a criança faça a lista.

(Também lhe interessa: O que é a consciência fonológica?)

  1. Bingo de palavras

O divertido jogo do bingo pode converter os números em palavras com o objetivo de incentivar a aprendizagem da leitura nas crianças. Simplesmente devem-se completar as casas com palavras em vez de ser com números.

  1. União de frases

Uma forma didática de treinar a compreensão de frases e o uso de ligações é através do jogo da união de frases que consiste em apresentar à criança duas frases diferentes que deverá unir para lhes dar um sentido.

  1. Cadeia de palavras

Este jogo consiste em fazer uma sequência de palavras, o que passaria a ser uma espécie de cadeia na qual cada palavra tem que começar pela última sílaba da palavra anterior. Por exemplo: escola-lápis-pisca-carro-rosa-saleiro, etc.

  1. Completar palavras

Este jogo, que consiste em completar palavras com letras escondidas ou frases com palavras que faltam, é uma atividade divertida que ajuda as crianças a pensar enquanto leem e a encontrar a letra ou palavra mais adequada para manter o sentido da frase.

  1. Sopa de letras

Outro clássico entre os clássicos é a divertida sopa de letras, que ajuda a criança a aprender a ler e que consiste em encontrar palavras escondidas (na horizontal, vertical e diagonal) num grupo de letras que, aparentemente, não têm sentido.

(Também lhe interessa: Truques e técnicas para aprender a escrever)

Fonte: www.educapeques.com

 

Também lhe interessa

Brincadeiras para aprender a ler | Omeu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)