Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Crianças
- Educação e psicologia da criança
- Conselhos para ensinar as crianças a ler
Conselhos para ensinar as crianças a ler

Na escola utilizam-se diferentes métodos para ensinar a ler, como o método global durante os primeiros anos, e o método analítico, a partir dos seis anos de idade. Para complementar esta aprendizagem, em casa os pais também podem seguir uma série de conselhos para facilitar a tarefa.
Para ensinar uma criança a ler, recomenda-se começar cedo, desde bebé, lendo-lhe com frequência livros com histórias que entenda, que se possam completar com imagens ou sons, e fazendo com que se interesse pela leitura desde muito pequeno. Fazer-lhe perguntas sobre a trama ou sobre os personagens, durante a leitura, também vai ajudar a criança a desenvolver as suas capacidades de pensamento crítico.
Outro conselho importante é manter os livros ao alcance da criança, perto do nível do chão e das zonas onde brinca, para que os possa ir buscar facilmente. E como as crianças gostam de imitar os mais crescidos, mesmo que não seja um ávido leitor, é importante dar o exemplo lendo uns minutos por dia.
Assinalar as palavras, ao mesmo tempo que se vai lendo em voz alta, ajuda as crianças a associar os sons às palavras.
(Também lhe interessa: Livros infantis para todas as idades: a melhor seleção)
Como ensinar a ler: conselhos básicos
Quando a criança já desenvolve a consciência das palavras, está na altura de lhe ensinar o alfabeto. A canção do alfabeto é uma excelente ferramenta. Pouco a pouco, deve ir-se desenvolvendo a consciência fonética, associando um som a cada letra. Ensinar a criança a rimar também o vai ajudar a reconhecer as letras.
Para ensinar a ler, os estudos demonstraram que o método mais efetivo consiste em decompor cada palavra nos seus elementos mais pequenos, pronunciando primeiro cada letra, para montar depois a palavra completa. O ideal é praticar lendo listas de palavras ou fazendo rimas.
Durante os primeiros anos, as crianças não entendem conceitos complicados, pelos que ainda não se tem de preocupar com a gramática. O que os especialistas afirmam é que é vantajoso fazer uma lista com as palavras frequentes para que sejam memorizadas.
(Também lhe interessa: Técnicas e truques para ensinar a escrever)
Aumentando a dificuldade
A seguinte etapa para ensinar a ler consiste em ir aumentando paulatinamente a dificuldade. Embora na escola lhe deem material de leitura, pode dar-se à criança histórias completas para que reconheçam mais palavras.
Fazer-lhe perguntas sobre as histórias, ou pedir-lhe que descreva o que leu vai fazer com que a criança desenvolva as capacidades necessárias para ser capaz de responder às perguntas.
Ensinar a ler é um passo necessário para que a criança possa aprender a escrever, pelo que é aconselhável que pratique ambas as atividades, pois aprenderá assim a ler com mais facilidade.
O facto da criança ler em voz alta vai permitir perceber a sua habilidade para ler, e fará com que baixe a velocidade para pronunciar bem as palavras. Também é importante continuar a ler-lhe histórias para que a consciência fonética seja mais sólida.
(Também lhe interessa: Causas e sinais do atraso psicomotor em bebés e crianças)