Mi bebé y yo

Conselhos para ensinar as crianças a ler

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Na escola utilizam-se diferentes métodos para ensinar a ler, como o método global durante os primeiros anos, e o método analítico, a partir dos seis anos de idade. Para complementar esta aprendizagem, em casa os pais também podem seguir uma série de conselhos para facilitar a tarefa.

Para ensinar uma criança a ler, recomenda-se começar cedo, desde bebé, lendo-lhe com frequência livros com histórias que entenda, que se possam completar com imagens ou sons, e fazendo com que se interesse pela leitura desde muito pequeno. Fazer-lhe perguntas sobre a trama ou sobre os personagens, durante a leitura, também vai ajudar a criança a desenvolver as suas capacidades de pensamento crítico.

Outro conselho importante é manter os livros ao alcance da criança, perto do nível do chão e das zonas onde brinca, para que os possa ir buscar facilmente. E como as crianças gostam de imitar os mais crescidos, mesmo que não seja um ávido leitor, é importante dar o exemplo lendo uns minutos por dia.

Assinalar as palavras, ao mesmo tempo que se vai lendo em voz alta, ajuda as crianças a associar os sons às palavras.

(Também lhe interessa: Livros infantis para todas as idades: a melhor seleção)

Como ensinar a ler: conselhos básicos

Quando a criança já desenvolve a consciência das palavras, está na altura de lhe ensinar o alfabeto. A canção do alfabeto é uma excelente ferramenta. Pouco a pouco, deve ir-se desenvolvendo a consciência fonética, associando um som a cada letra. Ensinar a criança a rimar também o vai ajudar a reconhecer as letras.

Para ensinar a ler, os estudos demonstraram que o método mais efetivo consiste em decompor cada palavra nos seus elementos mais pequenos, pronunciando primeiro cada letra, para montar depois a palavra completa. O ideal é praticar lendo listas de palavras ou fazendo rimas.

Durante os primeiros anos, as crianças não entendem conceitos complicados, pelos que ainda não se tem de preocupar com a gramática. O que os especialistas afirmam é que é vantajoso fazer uma lista com as palavras frequentes para que sejam memorizadas.

(Também lhe interessa: Técnicas e truques para ensinar a escrever)

Aumentando a dificuldade

A seguinte etapa para ensinar a ler consiste em ir aumentando paulatinamente a dificuldade. Embora na escola lhe deem material de leitura, pode dar-se à criança histórias completas para que reconheçam mais palavras.

Fazer-lhe perguntas sobre as histórias, ou pedir-lhe que descreva o que leu vai fazer com que a criança desenvolva as capacidades necessárias para ser capaz de responder às perguntas.

Ensinar a ler é um passo necessário para que a criança possa aprender a escrever, pelo que é aconselhável que pratique ambas as atividades, pois aprenderá assim a ler com mais facilidade.

O facto da criança ler em voz alta vai permitir perceber a sua habilidade para ler, e fará com que baixe a velocidade para pronunciar bem as palavras. Também é importante continuar a ler-lhe histórias para que a consciência fonética seja mais sólida.

(Também lhe interessa: Causas e sinais do atraso psicomotor em bebés e crianças)

Também lhe interessa

Conselhos para ensinar as crianças a ler | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)