O meu bebé

Prós e contras dos ténis com rodinhas

Embora as sapatilhas com rodas tenham estado pela primeira vez na moda nos anos 80, agora voltaram a inundar as ruas com modelos melhores, mais duradouros e seguros, desenhados tanto para crianças como para adultos. Mas quais são os prós e contras das sapatilhas com rodinhas?

Os ténis com rodinhas são um dos produtos preferidos das crianças que, além disso, os ajudam a estar ativos muitas horas por dia e a mexerem-se. Hoje em dia podemos encontrar no mercado uma grande quantidade de marcas de ténis com rodinhas. Apesar de não serem muito caros em relação ao preço dos ténis normais, nem todos os ténis com rodinhas têm a qualidade que deveriam ter os sapatos infantis.

No momento de escolher uns bons ténis com rodinhas devemos verificar que têm um apoio adequado, ou seja, que se ajustam bem ao pé sem apertar e que a criança pode saltar e correr com eles em segurança. Os materiais, tanto da sola como do interior e exterior da sapatilha e das rodas, também devem ser de qualidade para que deixem o pé respirar adequadamente e sejam resistentes às quedas, às derrapagens e ao desgaste. Por fim, o tamanho deve ser o indicado: nem mais pequeno para que se ajuste melhor, dado que o pé está em pleno crescimento, nem maior para que os possam aproveitar durante mais tempo.

(Também lhe interessa: Aprender a brincar: funciona!)

As vantagens dos ténis com rodinhas

Embora quando se comecem a usar precisem de um período de adaptação por parte da criança, para se acostumar a esta nova forma de andar e à possibilidade de poder deslizar, as sapatilhas com rodinhas são muito divertidas para elas. Com estes ténis as crianças sentem-se mais ágeis e podem alcançar uma maior velocidade nos seus passos.

(Também lhe interessa: Yoga para crianças)

Desvantagens dos ténis com rodinhas

O principal inconveniente deste tipo de ténis é que, se as crianças não os conseguem controlar bem, podem tropeçar ou cair e magoar-se. Por isso, é aconselhável que as crianças tenham proteções quando usarem estes ténis, como quando andam de patins ou de bicicleta, para evitar mazelas.

Outro inconveniente é que, ao não pisar com toda a planta do pé, a criança pode ter dores na zona dos rins ou na parte baixa das costas.

Como tal, as sapatilhas com rodinhas devem ser usadas como uma alternativa aos patins, mas não como um calçado para usar durante todo o dia, dado que podem prejudicar o sentido de equilíbrio que a criança tinha adquirido antes de usar estes ténis.

(Também lhe interessa: Artes marciais para crianças)

Imagem: Zaparuedas.com

Alguma vez comprou ténis com rodinhas aos seus filhos? Como correu a experiência? Conte-nos tudo!

Também lhe interessa…