Mi bebé y yo

“Quantos queres” de papel: um tutorial

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Sabe como se faz um “quantos queres” de papel? É uma das figuras de origami mais populares e que serve de brincadeira para as crianças. Explicamos-lhe quais os passos a seguir, também em vídeo, para que o possa fazer facilmente com os seus filhos.

Uma boa maneira de passar um bom bocado com as crianças é a fazer trabalhos manuais de papel, pois o material pode adquirir-se facilmente e os resultados são bonitos e versáteis. Além disso, fazer origamis ajuda a desenvolver a capacidade de concentração infantil e, ao mesmo tempo, as habilidades manuais. A origem dos origamis é japonesa e o termo usado, origami, faz referência à arte de dobrar papel sem usar tesouras nem cola para criar figuras.

De entre as inúmeras figuras de papel que se podem fazer utilizando esta técnica, uma das mais populares é a do “quantos queres” de papel, jogo com que todos brincámos alguma vez em crianças. É uma figura fácil de realizar e que pode elaborar com a ajuda dos seus filhos, embora neste caso possa ser necessário o uso de uma tesoura para obter um resultado perfeito.

(Também lhe interessa: Origamis para crianças: 10 trabalhos manuais com papel!)

Como fazer um “quantos queres” de papel

Elaborar um “quantos queres” de papel é mais simples do que pode parecer, mas é importante seguir um tutorial para levar a cabo todos os passos corretamente. Para começar, como qualquer outra figura de origami, vai necessitar de uma base de papel quadrada ou uma folha DIN A4. Os passos a seguir são os seguintes:

  1. Dobrar o extremo superior da folha de papel e juntá-lo com a borda esquerda da folha para que fique a forma de um triângulo.

  2. Uma vez conseguida a forma triangular recortar com a tesoura o papel que sobra.

  3. Abrir o triângulo e ver como fica marcada uma das diagonais do quadrado.

  4. Dobrar o outro extremo do quadrado com o objetivo de obter outra diagonal.

  5. Dobrar os quatro extremos do quadrado para o centro e, em seguida, virá-lo.

  6. Dobrar os quatro extremos para o centro de novo e, de novo, virá-lo.

  7. Pôr os dedos nos buracos que ficam nos quatro extremos e dar forma ao “quantos  queres”.

 

Também lhe interessa

“Quantos queres” de papel: um tutorial | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)