scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo

Jogos infantis tradicionais: os 10 mais populares

( 1 voto) load
facebook twitter whatsapp

Está à procura de jogos para crianças? Quer ensinar o seu filho a brincar às escondidas, a saltar à corda ou a jogar ao lencinho? Damos-lhe a lista dos jogos tradicionais mais populares e explicamos como se jogam. Preste atenção!

As crianças divertem-se a brincar, especialmente com os jogos tradicionais, jogados por gerações de diferentes partes do mundo. Nalguns casos, falamos de jogos que já se praticavam na Grécia Antiga ou no Egito, e que se mantiveram até aos nossos dias. Jogos como as escondidas, saltar à corda, a cabra-cega ou a barra do lenço, estão entre os mais populares e conhecidos em todo o mundo. Apesar de ser verdade que, dependendo da zona, o nome do jogo muda ou pode inclusive ter nuances nas suas regras, na sua essência trata-se do mesmo jogo em todo o lado.

Mas, para lá da tradição, o que é certo é que as crianças se divertem à grande, já que são jogos de que os mais pequenos gostam desde sempre. Talvez por serem jogos clássicos, simples e que não precisam de muitos adereços. O que não temos dúvida é que estimulam o desenvolvimento físico e intelectual dos mais novos bem como a sua capacidade de fazer amigos. Veja com atenção os 10 jogos infantis tradicionais mais populares!

Os 10 jogos infantis tradicionais mais populares

jogar as escondidasAs escondidas

Jogo de grupo, em que uma criança, de olhos fechados, tem de contar até um número previamente combinado. Ao terminar a contagem, avisa os outros em voz alta. Nesse momento, parte à procura das restantes crianças, que se tinham escondido enquanto ela contava. Sempre que encontra algum dos companheiros, deve tocá-lo para o eliminar e continuar à procura dos outros. Para se salvarem, os meninos que estão escondidos têm de correr até ao local onde foi feita a contagem e tocar nesse local antes de serem apanhados.

 

jogar a macacaJogo da macaca

Com um pedaço de giz, desenha-se no chão um esquema composto por 10 casas, numeradas de 1 a 10. A criança fica em pé, em frente ao primeiro quadrado e lança uma pedra para o esquema. A casa onde a pedra cair não poderá ser pisada. A criança deve começar o circuito saltando ao pé coxinho (se é um quadrado simples) e com os dois pés (se for duplo). O objetivo consiste em ir passando a pedra de quadrado em quadrado até ao número 10, e voltar. Se a criança cai, ou a pedra sai da casa, fica eliminada e passa a vez à seguinte.

 

saltar a cordaSaltar à corda

Trata-se de um jogo para crianças muito benéfico, já que lhes permite fazer exercício físico completo, enquanto se divertem. A criança salta à corda, acompanhada de uma canção. Quase não dando conta, salta e salta sem parar, fazendo um excelente exercício para o seu organismo. É uma atividade perfeita para conviver ao ar livre com os amigos.

 

corrida de sacos

 

A corrida de sacos

Este jogo de grupo deve realizar-se numa superfície sem obstáculos, uma vez que as quedas são inevitáveis. As crianças colocam-se em linha reta e com os pés e pernas dentro de um saco. Quando é dada a partida, começa a corrida, com todos a agarrar bem o seu saco; durante toda a corrida, os pés devem manter-se dentro do saco. Ganha o primeiro a chegar à meta.

 

 

jogo da cabra cegaA cabra-cega

O número mínimo de jogadores é de quatro pessoas e precisa-se de um lenço para tapar os olhos da criança que faz de cabra-cega. Para decidir quem é o primeiro a desempenhar este papel, faz-se um sorteio. Uma vez que tenha os olhos vendados, os outros meninos fazem-no dar algumas voltas sobre si mesmo e depois fogem para não serem apanhados. Podem tocar na cabra-cega, para a desorientar, enquanto esta, de braços estendidos, procura agarrar os amiguinhos. O que for apanhado, é a seguinte cabra-cega.

 

jogo do lencinhoJogo do lencinho

Este jogo é um confronto entre duas equipas, com o mesmo número de jogadores. A cada jogador é atribuído um número, que é emparelhado com o do rival da equipa contrária, que tenha o mesmo número. Uma pessoa faz de juiz e é quem diz em voz alta um dos números. Os participantes com este número, um de cada equipa, têm de correr para apanhar o lenço e levá-lo para a sua base. Se o jogador que tem o lenço for apanhado antes de chegar à sua base, perde esse ponto.

 

jogo das cadeirasO jogo das cadeiras

Para se jogar, têm de haver tantas cadeiras, quantos jogadores, menos uma. Também é necessário haver música. As cadeiras são colocadas em círculo, viradas para fora e as crianças ficam de pé, à volta delas. Quando começa a música, as crianças começam a andar à volta das cadeiras. No momento em que a música para, todos devem procurar uma cadeira para se sentar. O que ficar sem cadeira é eliminado e, na ronda seguinte, uma cadeira é retirada do círculo.

 

jogo do gato e ratoO gato e o rato

Os jogadores formam uma roda de mãos dadas. No meio da roda fica um jogador que será o ‘rato’. Do lado de fora da roda fica um jogador que é o ‘gato’. Para ganhar o ‘gato’ vai bater à ‘porta’ (que é um dos jogadores que formam a roda) para saber a que horas sai o ‘rato’. A ‘porta’ manda o ‘gato’ perguntar ao ‘relógio’ (outro dos jogadores que formam a roda). O número que o ‘relógio’ escolher para ser a hora da saída do ‘rato’ corresponde ao número de voltas que o ‘gato’ tem que dar a correr à volta da roda. Chegando à hora certa, o ‘rato’ sai e o ‘gato’ tenta apanhá-lo.

 

jogo de palmas com as maosJogos com as palmas das mãos

Estes jogos são muito populares e podem-se realizar em qualquer lugar. Trata-se de juntar as palmas das mãos e cantar uma cantilena. Podem jogar duas ou mais crianças e têm de chocar as mãos de diferentes maneiras: uma acima, uma abaixo, a meio, de lado, etc. O jogo da palma das mãos ajuda a desenvolver a memória e a coordenação dos mais pequenos.

 

 

juego-pelotaJogos de bola

O clássico dos clássicos nos jogos infantis. A bola serve para jogar um sem número de jogos, desde que o bebé ainda gatinha, até que seja bem crescido e permite-lhe desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora e a força, através destas brincadeiras. Existem muitos jogos, sendo a maioria deles em equipa: futebol, basquetebol, passar a bola, etc.

 

( Também lhe interessa: 10 ideias para brincar com plasticina)




Também lhe interessa

Jogos infantis tradicionais: os 10 mais populares | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)

Registro