Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Crianças
- Atividades e jogos
- Jogos infantis tradicionais: os 10 mais populares
Jogos infantis tradicionais: os 10 mais populares

Está à procura de jogos para crianças? Quer ensinar o seu filho a brincar às escondidas, a saltar à corda ou a jogar ao lencinho? Damos-lhe a lista dos jogos tradicionais mais populares e explicamos como se jogam. Preste atenção!
As crianças divertem-se a brincar, especialmente com os jogos tradicionais, jogados por gerações de diferentes partes do mundo. Nalguns casos, falamos de jogos que já se praticavam na Grécia Antiga ou no Egito, e que se mantiveram até aos nossos dias. Jogos como as escondidas, saltar à corda, a cabra-cega ou a barra do lenço, estão entre os mais populares e conhecidos em todo o mundo. Apesar de ser verdade que, dependendo da zona, o nome do jogo muda ou pode inclusive ter nuances nas suas regras, na sua essência trata-se do mesmo jogo em todo o lado.
Mas, para lá da tradição, o que é certo é que as crianças se divertem à grande, já que são jogos de que os mais pequenos gostam desde sempre. Talvez por serem jogos clássicos, simples e que não precisam de muitos adereços. O que não temos dúvida é que estimulam o desenvolvimento físico e intelectual dos mais novos bem como a sua capacidade de fazer amigos. Veja com atenção os 10 jogos infantis tradicionais mais populares!
Os 10 jogos infantis tradicionais mais populares
-
As escondidas
Jogo de grupo, em que uma criança, de olhos fechados, tem de contar até um número previamente combinado. Ao terminar a contagem, avisa os outros em voz alta. Nesse momento, parte à procura das restantes crianças, que se tinham escondido enquanto ela contava. Sempre que encontra algum dos companheiros, deve tocá-lo para o eliminar e continuar à procura dos outros. Para se salvarem, os meninos que estão escondidos têm de correr até ao local onde foi feita a contagem e tocar nesse local antes de serem apanhados.
-
Jogo da macaca
Com um pedaço de giz, desenha-se no chão um esquema composto por 10 casas, numeradas de 1 a 10. A criança fica em pé, em frente ao primeiro quadrado e lança uma pedra para o esquema. A casa onde a pedra cair não poderá ser pisada. A criança deve começar o circuito saltando ao pé coxinho (se é um quadrado simples) e com os dois pés (se for duplo). O objetivo consiste em ir passando a pedra de quadrado em quadrado até ao número 10, e voltar. Se a criança cai, ou a pedra sai da casa, fica eliminada e passa a vez à seguinte.
-
Saltar à corda
Trata-se de um jogo para crianças muito benéfico, já que lhes permite fazer exercício físico completo, enquanto se divertem. A criança salta à corda, acompanhada de uma canção. Quase não dando conta, salta e salta sem parar, fazendo um excelente exercício para o seu organismo. É uma atividade perfeita para conviver ao ar livre com os amigos.
-
A corrida de sacos
Este jogo de grupo deve realizar-se numa superfície sem obstáculos, uma vez que as quedas são inevitáveis. As crianças colocam-se em linha reta e com os pés e pernas dentro de um saco. Quando é dada a partida, começa a corrida, com todos a agarrar bem o seu saco; durante toda a corrida, os pés devem manter-se dentro do saco. Ganha o primeiro a chegar à meta.
-
A cabra-cega
O número mínimo de jogadores é de quatro pessoas e precisa-se de um lenço para tapar os olhos da criança que faz de cabra-cega. Para decidir quem é o primeiro a desempenhar este papel, faz-se um sorteio. Uma vez que tenha os olhos vendados, os outros meninos fazem-no dar algumas voltas sobre si mesmo e depois fogem para não serem apanhados. Podem tocar na cabra-cega, para a desorientar, enquanto esta, de braços estendidos, procura agarrar os amiguinhos. O que for apanhado, é a seguinte cabra-cega.
-
Jogo do lencinho
Este jogo é um confronto entre duas equipas, com o mesmo número de jogadores. A cada jogador é atribuído um número, que é emparelhado com o do rival da equipa contrária, que tenha o mesmo número. Uma pessoa faz de juiz e é quem diz em voz alta um dos números. Os participantes com este número, um de cada equipa, têm de correr para apanhar o lenço e levá-lo para a sua base. Se o jogador que tem o lenço for apanhado antes de chegar à sua base, perde esse ponto.
-
O jogo das cadeiras
Para se jogar, têm de haver tantas cadeiras, quantos jogadores, menos uma. Também é necessário haver música. As cadeiras são colocadas em círculo, viradas para fora e as crianças ficam de pé, à volta delas. Quando começa a música, as crianças começam a andar à volta das cadeiras. No momento em que a música para, todos devem procurar uma cadeira para se sentar. O que ficar sem cadeira é eliminado e, na ronda seguinte, uma cadeira é retirada do círculo.
-
O gato e o rato
Os jogadores formam uma roda de mãos dadas. No meio da roda fica um jogador que será o ‘rato’. Do lado de fora da roda fica um jogador que é o ‘gato’. Para ganhar o ‘gato’ vai bater à ‘porta’ (que é um dos jogadores que formam a roda) para saber a que horas sai o ‘rato’. A ‘porta’ manda o ‘gato’ perguntar ao ‘relógio’ (outro dos jogadores que formam a roda). O número que o ‘relógio’ escolher para ser a hora da saída do ‘rato’ corresponde ao número de voltas que o ‘gato’ tem que dar a correr à volta da roda. Chegando à hora certa, o ‘rato’ sai e o ‘gato’ tenta apanhá-lo.
-
Jogos com as palmas das mãos
Estes jogos são muito populares e podem-se realizar em qualquer lugar. Trata-se de juntar as palmas das mãos e cantar uma cantilena. Podem jogar duas ou mais crianças e têm de chocar as mãos de diferentes maneiras: uma acima, uma abaixo, a meio, de lado, etc. O jogo da palma das mãos ajuda a desenvolver a memória e a coordenação dos mais pequenos.
-
Jogos de bola
O clássico dos clássicos nos jogos infantis. A bola serve para jogar um sem número de jogos, desde que o bebé ainda gatinha, até que seja bem crescido e permite-lhe desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora e a força, através destas brincadeiras. Existem muitos jogos, sendo a maioria deles em equipa: futebol, basquetebol, passar a bola, etc.
( Também lhe interessa: 10 ideias para brincar com plasticina)