O meu bebé

Modelagem de balões, uma arte

Os balões quase não ocupam espaço nenhum nos bolsos e sempre foram um grande divertimento para as crianças. Hoje vamos explicar todos os truques da arte de criar figuras com balões que garantem horas de diversão para as crianças.

A modelagem de balões é o trabalho manual ideal para as crianças e algo que podemos realizar em qualquer lugar ou celebração, principalmente nas festas anos. Com esta arte, criamos formas e figuras aproveitando a torsão dos balões. Em função da nossa imaginação, habilidade e prática, poderemos conseguir todo o tipo de criações, como cães, espadas, borboletas, flores ou chapéus.

Na modelagem de balões não existem limites e os materiais necessários são baratos e fáceis de conseguir: balões do tipo esparguete, compridos e de cores, uma bomba para os encher e marcadores de cores para completar as figuras com os pormenores que acharmos necessários.

A modelagem de balões é uma atividade com a qual podemos estimular e promover a criatividade e destreza das crianças e com a qual temos o sucesso garantido.

(Também lhe interessa: Origamis para crianças: 10 trabalhos manuais com papel)

Como iniciar-se na modelagem de balões

Se nunca experimentou esta atividade, devemos começar por figuras básicas para ir ganhando prática dado que se nos lançarmos a fazer figuras mais difíceis vamos acabar por rebentar os balões e a modelagem de balões não se torna nada divertida.

Uma das figuras mais básicas, com a qual podemos começar esta arte, é a espada:

 

Outra das figuras típicas, com as quais se pode ganhar alguma prática, é uma flor de 4 pétalas, para a qual vamos precisar de dois balões de cores diferentes:

 

No seguinte vídeo, vamos aprender a fazer outra das figuras típicas da modelagem de balões: o cão:

(Também lhe interessa: 10 ideias de brincadeiras com plasticina para crianças)

Níveis avançados de modelagem de balões

À medida que formos dominando a torsão dos balões, necessária para a sua modelagem, poderemos começar a realizar figuras mais complicadas e espetaculares. Na internet podem encontrar-se todo o tipo de exemplos com os quais podemos aprender a realizar as figuras de que as crianças mais gostarem.

Utilizando três balões, dois iguais e um maior e de outra cor, podemos fazer uma bazuca laser, um brinquedo que os miúdos um pouco maiores vão adorar:

 

Se nos transformámos em artistas na modelagem de balões podemos arriscar-nos a realizar figuras mais complicadas, como um polvo, para o qual necessitaremos de balões de diferentes tamanhos e que vai deixar toda a gente sem palavras:

(Também lhe interessa: Os melhores truques de magia para crianças)

Também lhe interessa…