O meu bebé

Caretas de Carnaval para crianças: que giras!

Que divertido que é mascarar-se no Carnaval! Já pensou fazer caretas de Carnaval em sua casa para os seus filhos? É fácil e divertido. Explicamos-lhe como o pode fazer e oferecemos-lhe algumas ideias.

A fantasia e a magia são os protagonistas do Carnaval, uma festa emocionante e divertida que as crianças adoram pelo simples facto de se poderem disfarçar e tornar realidade os seus desejos de se transformar no seu animal favorito, o personagem de ficção que tanto admiram, um ser terrorífico, um super-herói, etc. Mas, para além das ideias de disfarces de Carnaval para crianças, estão as caretas de Carnaval que, se forem feitas corretamente, são mais do que suficientes para se transformar num personagem.

Elaborar caretas de Carnaval é mais fácil do que o que parece e, na verdade, apenas se têm de seguir alguns passos básicos, que podem variar um pouco dependendo do material escolhido para a careta ou da forma da máscara em si. Porque não realizar algumas caretas de Carnaval com a ajuda dos seus filhos? É um trabalho manual divertido de fazer e que, além disso, permite potenciar o desenvolvimento da criatividade e da imaginação do pequeno.

(Também lhe interessa: Maquilhagem de fantasia: ideias originais!)

Como fazer uma careta de Carnaval

Existem mil opções no momento de elaborar uma máscara ou careta de Carnaval, mas os passos básicos para a sua confeção são os seguintes:

Para fazer uma careta, primeiro tem de realizar o desenho e dar forma à máscara em cima do material com o qual vai confecioná-la: papel, cartão ou feltro são os mais habituais. Lembre-se que a careta deverá ser do tamanho da cara do seu filho e deverá fazer coincidir os olhos, o nariz e a boca com a sua.

 

Em seguida deverá recortar a borda da máscara e o interior dos olhos para que o seu filho possa ver corretamente através dos buracos.

 

Se careta é de papel ou de cartão, pode optar por decorá-la e pintá-la antes de a recortar ou fazê-lo depois de recortada. Por outro lado, se a máscara for de feltro, deverá colá-la em cima de uma base de uma só cor os restantes elementos com outros pedaços de feltro de cores diferentes. Por exemplo, se fizer a careta de um gato com feltro, a base pode ser cinzenta clara e em cima deverá colar em outras tonalidades os bigodes, as bochechas, etc.

 

Por fim, quando tiver a careta feita, poderá fazer pequenos buracos de lado para passar um elástico para que a criança possa pôr a careta sem que esta caia.

Seleção de caretas de Carnaval para crianças

Em seguida, oferecemos-lhe 10 propostas de caretas de Carnaval elaboradas com formas e materiais diferentes para que se inspire quando for criar a sua com o seu filho.

(Também lhe interessa: Disfarce de pirata caseiro, passo a passo)

Alguma vez caretas de Carnaval para os seus filhos? Partilhe as suas ideias com outras mamãs no final do artigo.

 


Também lhe interessa…