O meu bebé

10 ideias de brincadeiras com plasticina para crianças

Adora brincar com o seu filho modelando plasticina mas faltam-lhe ideias para fazer figuras e trabalhos manuais infantis com plasticina? Damos-lhe 10 ideias para criar figuras de plasticina com os seus filhos, passo a passo. Tome nota destes tutoriais!

Brincar com os seus filhos a moldar plasticina é um excelente entretenimento, tanto para a criança como para si, pois podem divertir-se muito a criar figuras de todo o tipo, combinando cores e elaborando todo o tipo de formas de animais, frutas, objetos, etc. Dedicar-se a fazer trabalhos manuais com plasticina permite potenciar o desenvolvimento da criatividade infantil e contribuir para que a criança adquira mais confiança em si mesmo, estimulando a sua auto-estima na altura de decidir como fazer a obra que tem entre mãos. Do mesmo modo, outros trabalhos manuais, como os origamis para crianças, são ideais para trabalhar estes aspetos do desenvolvimento.

Assim, quando se propuser a a brincar com plasticina com o seu filho, deve ter em conta que o mais apropriado é que o deixe expressar-se livremente, sem restrições e dando rédeas soltas à sua fantasia e imaginação. Embora possa fazer uso de um passo-a-passo no momento de criar as figuras de plasticina, como as que lhe mostramos em seguida, não se deve cingir unicamento a este. É bom que os mais pequenos tenham liberdade criativa, pois assim ficam mais motivados e o seu interesse face à criação desperta.

(Também lhe interessa: Adivinhas de animais: 20 e suas respostas)

Benefícios das brincadeiras com plasticina

Do ponto de vista psicológico, as brincadeiras com plasticina permitem à criança exteriorizar as suas emoções e libertar os seus pensamentos. Além disso, para algumas crianças, a brincadeira com plasticina pode atuar como um meio para acalmar e aliviar o stress  ou um excesso de nervosismo. A criação de trabalhos manuais com plasticina, bem como outras que se levam a cabo com outros materiais, permitem às crianças iniciar-se na arte e no desenvolvimento do gosto artístico, com o qual a criança desenvolve uma atividade educativa ao mesmo tempo que brinca e que se diverte.

De entre os benefícios das brincadeiras com plasticina na aprendizagem, podemos destacar:

  • Desenvolvimento da motricidade fina, que ajuda na aprendizagem da leitura e da escrita.
  • Estimulação da capacidade de concentração.
  • Impulso da criatividade e da imaginação.
  • Aumento da auto-estima, que será muito positiva no processo de aprendizagem.

10 propostas de brincadeiras com plasticina

Em seguida, damos-lhe um passo-a-passo para que possa criar com o seu filho 10 figuras de plasticina que vão admirar tanto miúdos como graúdos. 


O que acha destas brincadeiras com plasticina para fazer com os seus filhos? Conhece outros trabalhos manuais de figuras de plasticina para crianças? Partilhe com outras mamãs nos comentários!

 

Também lhe interessa…