O meu bebé

Brincadeiras para um bebé de 4 meses

O seu bebé já fez quatro meses? Saiba em que ponto do seu desenvolvimento se encontra e quais são as atividades e brincadeiras mais aconselháveis e divertidas para passar bons momentos com ele. Em seguida ensinamos-lhes algumas brincadeiras para fazer com um bebé de 4 meses.

Com quatro meses de vida, o bebé já tem a vista mais aguçada, bem como a coordenação do olho com a mão, o que faz com que tente agarrar os objetos que vê. Está a começar a desenvolver a sua motricidade grossa e fina para dominar a forma como agarra os objetos, embora apenas por volta dos dez meses seja capaz de dominar os movimento de agarrar coisas com os dedos em pinça.

O bebé de quatro mesesainda utiliza toda a palma da mão para apanhar objetos, enquanto está sentado ou a gatinhar. Também falta pouco para que saiam os seus primeiros dentes e, com eles, as dores e babas, que o bebé vai tentar combater introduzindo todo o tipo de objetos na boca.

(Também lhe interessa: Canções de embalar para bebés)

As brincadeiras mais adequadas a um bebé de 4 meses

Introduza-o no mundo das letras!

Nunca é demasiado cedo para pegar num livro. Existe uma grande variedade de livros para bebés, inclusivamente com materiais impermeáveis e praticamente indestrutíveis. Sendo assim não tenha dúvidas e arranje um livro para se divertirem com as suas cores, texturas e sons. Os livros para crianças de quatro meses têm argumentos e histórias muito simples, mas podem ajudar a consolidar os seus primeiros conceitos e emoções.

Ginásios e mobiles

As brincadeiras para um bebé de quatro meses passam por ter experiências com todo o seu corpo e tentar fazer todo o tipo de posturas. Ter uma manta ou tapete de jogos, alguns mobiles ou até um ginásio para bebés, é muito útil, além de servir de proteção contra o frio e dureza do chão. Aproveite para pôr música e, assim, poderem cantar e dançar juntos.

Distrações contra a dor de dentes

Este é o momento em que tudo acaba na sua boca, por isso terá que ter atenção para que nenhum objeto perigoso ande perto do seu bebé. Opte por rocas e mordedores que possam ser arrefecidos no frigorífico pois deste modo o seu filho vai ficar aliviado ao mordê-lo (congelar é desaconselhado, pois pode magoar as gengivas do bebé). Tente saber quando está a sentir dores por causa dos dentes e tente distraí-lo com um banho quente.

Sorrisos ao espelho

É com cerca de quatro meses que os bebés se começam a reconhecer a si mesmos. Agarrá-lo ao colo e verem-se ao espelho pode ser muito divertido. Mostre-lhe os seus olhos, a boca, as suas mãos e umbigo… Abrace-o e aproveite para lhe dizer o quanto gosta dele. É provável que ao brincar ao espelho também olhe com atenção para os olhos de ambos e os compare. Incentive-o a encontrar as vossas semelhanças dizendo-lhe “Olha as orelhinhas do bebé! A mamã também tem!”.

(Também lhe interessa: Aprender a brincar: funciona!)

Conhece brincadeiras para bebés de 4 meses? Partilhe-as para que os outros bebés também os possam experimentar!

Também lhe interessa…