Mi bebé y yo

10 dicas para escolher o Nome do Bebé

( 0 votos) load

Ainda não sabe como se vai chamar o seu bebé? Os papás não conseguem chegar a um consenso? É verdade que escolher o nome do bebé pode ser um dilema. Damos-lhe algumas dicas para escolher o nome do bebé que poderão facilitar a procura e eleição do nome do pequenote e agradar a toda a família!

A oferta existente é grande, entre nomes curtos, nomes esquisitos, nomes carinhosos, nomes dos filhos dos famosos... Mas o que importa no final é que o nome representa a identidade do seu filho e irá acompanhá-lo para a toda vida.

1 - Comecem a discutir o assunto entre os dois o mais cedo possível e consulte as regras para a composição do nome em Portugal. É importante que os pais estejam de acordo, façam uma lista primeiro sem falar um com o outro e depois revelem o que cada um escolheu. Com certeza que haverá nomes diferentes, mas também pode ser que haja nomes iguais em ambas as listas!

2 – Não se deixe render às modas. Nomes da Guerra dos Tronos, nomes de personagens, nomes dos filhos famosos, podem cair em graça nos primeiros tempos, mas considere se farão sentido daqui a 10 ou 20 anos.

3 – Considere nomes pouco frequentes. Consulte a lista oficial dos nomes mais registados nos últimos anos, e assim pode evitar que na sala de aula do teu filho haja três Anas, quatro Joões e cinco Marias.

4 – Escolher um nome composto. Esta pode ser uma opção para agradar a ambos os progenitores; no entanto, pondere se são dois nomes que conjugam bem ou se será demasiado pesado. É ainda uma boa oportunidade para chamar o filho pelos dois nomes quando ralhar com ele!

5 – Combine o nome com os sobrenomes e veja se lhe agrada. Há nomes que podem conjugar de maneira peculiar como “Gonçalo Gonçalves” ou há apelidos que são tanto nome próprio como sobrenome “Rosário Rosa”.

6 – Encontre o valor do nome que escolherem. Pensem naquilo que gostam e acreditam e procurem um nome que transmita os vossos valores, associando-os à origem e significado dos nomes.

7 – Repita alto o nome do bebé e veja como soa. Peça o mesmo ao pai e familiares, assim poderá avaliar o impacto em si e nos outros.

8 – Consulte a árvore genealógica e procure nomes ancestrais nas vossas familias. Podem ter alguma boa surpresa e, ao mesmo tempo, honrar as famílias e dar um significado especial ao nome do bebé.

9 – Escreva o nome num papel, à mão, e avalie se gosta de como vê e soa o nome do bebé.

10 – Se ainda assim não se conseguem decidir, ou se os pais não chegarem a acordo para o nome do bebé, escolham só depois do bebé nascer. De certeza que vão ter um feeling e haverá o click ao olharem para a carinha do vosso recém-nascido.

Também lhe interessa

10 dicas para escolher o Nome do Bebé | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (1)

bruno gomes