scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo

Bullying: causas e efeitos do assédio escolar

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Aproximadamente um, em cada quatro estudantes, entre os 7 e os 17 anos, já sofreram sofreu bullying na escola. Os agressores mantêm as condutas violentas na idade adulta. Quais são as causas e os efeitos do assédio escolar?

Um, em cada quatro estudantes, entre os 7 e os 17 anos, já sofreu algum tipo de violência na escola e, de facto, 39% dos estudantes afirma ser agressor ocasional. É, além disso, entre crianças mais pequenas que se verifica o maior número de incidentes violentos. Estes são os resultados apresentados no 59º Congresso da Asociación Española de Pediatría, tratou este tema. Em Portugal, dados de 2014, apresentados no Jornal I em 22/05/2015, pela investigadora Susana Carvalhosa, do Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, sobre a segurança na escola, “indicam que os casos de ‘bullying’ foram 1.446; se fizermos a conta a todos os alunos das escolas poderíamos dizer que temos 241.000 alunos (20 por cento do total) envolvidos nessas situações”.

Inés Hidalgo-Vicario, pediatra no Centro de Cuidados de Saúde Primários em Madrid, declarou que, a violência nas escolas gera em 53% das vítimas stress pós-traumático, para além de depressão, baixa autoestima, absentismo crónico, e, “por vezes, pode levar ao suicídio ou despoletar o efeito contrário e criar pessoas violentas”.

Não obstante, as consequências não recaem apenas sobre a criança agredida: uma criança violenta indicia uma grande possibilidade de o continuar a ser na idade adulta. 60% dos agressores possuem pelo menos uma condenação criminal por volta dos 24 anos e 35% a 40% sofreram três ou mais condenações.

Causas do bullying

Os pediatras salientam, principalmente, dois fatores para ao aparecimento deste tipo de condutas:

-Ter vivido num ambiente violento e a violência gratuita gerada pelos media e pelos jogos de vídeo. A televisão, por exemplo, é considerada uma grande influência no desenvolvimento da criança. Por um lado, tem um aspeto positivo que é o de fornecer cultura e educação, mas também um lado negativo principalmente em crianças menores de três anos, porque as imagens violentas dos documentários e das notícias fazem com que a criança perceba que o mundo é um lugar hostil, o que as torna insensíveis e simultaneamente gera atitudes e comportamentos agressivos.

Violência de género

Outro aspeto que está a ganhar cada vez mais relevância é a violência de género entre jovens, que abrange entre 9 e 46% dos adolescentes e que pode ocorrer a partir de finais do ensino básico. Acontece principalmente com jovens que assistiram a episódios de violência do pai sobre a mãe ou que recebeu castigos físicos por parte dos pais.





Também lhe interessa

Bullying: causas e efeitos do assédio escolar | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)

Registro