Mi bebé y yo

A melhor altura para tirar a fralda

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Até perto dos dois anos, a criança não é capaz de controlar as suas necessidades. A partir de então, qual é o melhor momento para tirar a fralda? Neste artigo vamos explicar-lhe tudo.

Até aos quase dois anos de idade, a criança não tem uma perceção clara do estímulo. Por isso, se a bexiga estiver inchada, esvazia-se sem dar tempo ao pequeno de ter essa sensação de bexiga cheia. Assim, tirar a fralda e impor o bacio antes desta idade não faz sentido. É necessário que a criança tenha alcançado uma maturidade fisiológica que lhe permita controlar os esfíncteres, os músculos responsáveis pelo controlo da expulsão das necessidades fisiológicas.

Se a criança tem uma boa destreza manual, pronuncia bem um determinado número de palavras, sabe subir e descer uma escada e se concentra num jogo durante muito tempo, tal significa que alcançou uma boa coordenação psicomotora graças ao amadurecimento do sistema nervoso e, por isso, está na altura de começar a pensar em tirar a fralda.

Como começar a tirar a fralda

  • Cerca de 15 dias antes de tirar a fralda à criança e lhe apresentar o bacio, é importante fazer com que ela se consciencialize das suas funções intestinais, sublinhado o facto com palavras de cada vez que lhe muda a fralda: “João, fizeste cocó”, “Olha como o papá e a mamã fazem cocó”. Estes comentários regulares vão começar a chamar a atenção do pequeno para o que o seu corpo produz.

  • Deve dar tempo para a criança ganhar confiança com o bacio e o usar, inicialmente quando lhe apetecer. Quando já brincou com ele, pode começar a explicar-lhe para que é que serve.

  • Tire a fralda gradualmente e deixe-o só com as cuecas, ao início apenas durante algumas horas por dia, sublinhado que a fralda é desconfortável e que limita a sua liberdade de movimentos.

  • Depois de se ter sentado no bacio, é importante deixar a criança sossegada, sem se mostrar angustiada ou ansiosa pelo resultado. Deverá esperar, no máximo, dez minutos. Se passado este tempo não se produziram reações, deverá fazer a criança levantar-se, não a obrigando a permanecer sentada.

  • Quando a criança acaba deve levantar-se imediatamente do bacio. Assim vai aprender que se sentou no bacio por um motivo específico.

  • Ao princípio deverá elogiar a criança cada vez que esta fizer xixi ou cocó: deve considerar este feito como um presente que ofereceu aos pais.

As férias: uma boa altura para tirar a fralda:

Em geral, as férias de verão são a altura ideal para tirar as fraldas à criança: os pais têm mais tempo e estão mais pacientes e tolerantes. Além disso, a criança, livre de roupa, pode usar o bacio com mais facilidade.

Não obstante, nem sempre será possível programar tirar a fralda durante as férias. Não há problema. O mais importante é a disponibilidade e a calma dos pais, elementos fundamentais para que a criança dê este passo tão importante para a autonomia.

Também lhe interessa

A melhor altura para tirar a fralda | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)