Mi bebé y yo

Benefícios da pintura para crianças e como motivar a pintura infantil

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A pintura é uma das expressões mais antigas que o Homem utilizou para expressar as suas atividades diárias. Além disso, está provado que pintar é benéfico, especialmente para as crianças. Dizemos-lhe quais as vantagens da pintura para as crianças e como motivar o seu filho para pintar.

A pintura, para as crianças, é um modo de expressão. Como a sua expressão verbal não está completamente desenvolvida, as crianças conseguem exprimir-se melhor através dos desenhos. Os especialistas aconselham os pais a prestar atenção aos desenhos dos seus filhos, algo que também ajuda a promover a comunicação entre pais e filho.

Além disso, pintar ajuda a melhorar a motricidade das crianças, tornando mais fácil a aprendizagem da escrita e, pouco a pouco, ao mesmo tempo que pintam vão aprendendo coisas, o que aumenta a sua autoestima.

Pintar é uma atividade divertida, com a qual podem aprender como se formam as cores e criar os mundos que passam pela sua imaginação. Mas além disso, tanto para as crianças como para os adultos, pintar relaxa e serve de terapia, utilizando-se com sucesso, por exemplo, no tratamento do autismo.

(Também lhe interessa: Como desenhar um polvo)

Motivar as crianças a pintar

A partir do momento em que o bebé é capaz de apanhar um objeto para pintar, começa a fazer rabiscos, uma atividade muito gratificante tanto para o bebé como para os seus pais.

Os livros para colorir são uma boa ferramenta para motivas as crianças a pintar. De facto, o leque de possibilidades é enorme: livros com animais, bonecos, flores, ou personagens das suas séries de televisão preferidas, livros que também trazem as tintas, ou que utilizam outras técnicas, como pintar com os dedos ou com espumas.

Uma vez cumpridos os cinco ou seis anos, as crianças querem pintar de uma forma mais pessoal e livre, e este é o momento perfeito para que utilizem diferentes materiais, incluindo telas.

Outra maneira de os motivar é levá-los a ver exposições, o que não tem de ser aborrecido, já que muitos museus têm visitas especiais para as crianças.

Se o pequeno gostar muito da pintura, também se pode inscrever num curso de pintura para a sua idade, de certeza que vai adorar!

(Também lhe interessa: Pintar com dedos: como fazer tintas de dedos para crianças)

Ideias para potenciar a pintura para crianças

  • Se pintar já é uma atividade divertida, existem muitas opções para a tornar ainda melhor, como pintar pedras, t-shirts ou fazer tatuagens temporais com marcadores.
  • Por exemplo, pode cortar-se uma batata ao meio e recortar uma figura, como uma estrela, para fazer carimbos, ou utilizar esponjas, os dedos, ou até a mão toda.
  • Também se pode diluir tinta em água e deixar cair uma gota numa folha para, com a ajuda de uma palhinha, deslocar a gota criando diferentes formas e misturando cores. Ou até, utilizando uma escova de dentes, projetar tinta sobre um papel, a modo de pulverizador.
  • Outra brincadeira pode ser esconder objetos numa bolsa e que a criança desenhe o que sentiu através do tato, sobre diferentes texturas, como sobre massa, lentilhas ou açúcar colado numa folha, o sombrear objetos finos, como uma moeda, colocados debaixo do papel para que a criança descubra o que é.

    (Também lhe interessa: Desenhos para imprimir: letras para pintar!)

Também lhe interessa

Benefícios da pintura para crianças e como motivar a pintura infantil Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)