O meu bebé

Mandalas para imprimir

Sabe o que são as mandalas? Têm a sua origem no budismo e são benéficas para aumentar a concentração infantil. Oferecemos-lhe 10 modelos de mandalas para imprimir especialmente pensados para as crianças!

Mandala é um termo que vem do sânscrito e que significa “círculo que contém a essência”. Trata-se de um elemento que representa de forma simbólica e espiritual o macrocosmos e o microcosmos utilizados no budismo e no hinduísmo. As mandalas representam-se através de um círculo inscrito dentro de uma forma retangular e que transmitem uma sensação de movimento e harmonia entre os diferentes elementos.

Não obstante, embora a maioria das mandalas tenha a forma circular dentro da retangular, nem todas são redondas. E, de facto, devido à crescente moda de fazer mandalas no Ocidente, popularizou-se todo o tipo de representações distintas até que surgiram mandalas adaptadas a crianças, que representam formas de animais e elementos na natureza para que seja mais divertido pintá-los.

(Também lhe interessa: Benefícios da pintura para crianças e como motivar a pintura infantil)

Para que servem as mandalas?

Um dos principais objetivos de realizar mandalas é o de incentivar a concentração, o que é muito bom para o desenvolvimento infantil, pois a criança deve concentrar-se na atividade que realiza a tal ponto que o mandala ajuda-a a organizar os seus pensamentos. Desta forma, ao concentrar-se na atividade em questão, a lógica e os sentimentos encontram-se em harmonia. Isto pode ajudar, especialmente à medida que a criança cresce, a obter a concentração necessária para a prática de meditação.

Em seguida oferecemos-lhe 10 modelos de mandalas para imprimir especialmente pensados para as crianças.


Também lhe interessa…