Mi bebé y yo

Os melhores jogos de piscina para bebés e crianças

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

As crianças não costumam estar preparadas para nadar até aos quatro anos, mas isso não significa que não possam brincar na água da piscina e desfrutar de todas as suas vantagens, especialmente a nível de coordenação e de psicomotricidade. Neste artigo, dizemos-lhe quais são os melhores jogos para brincar na piscina.

Levar o bebé à piscina vai fazer com que se familiarize com a água e o seu ambiente. Ainda assim, não tente ensiná-lo a nadar com um ou dois anos, porque ainda não vai conseguir aprender. Pelo contrário, estas idades são ideais para potenciar o seu desenvolvimento psicomotor na água, pois é importante que a criança vá descobrindo o seu corpo e as suas habilidades motoras, e a piscina é um lugar de exploração fantástico para que isto aconteça.

(Também lhe interessa: Piscinas insufláveis: como escolher com segurança )

A atividade na água é saudável desde as primeiras semanas de vida, mas tome sempre atenção para que o pequeno tenha comido e dormido o suficiente, dado que a estimulação é o mais importante nesta atividade e a criança deve estar o mais recetiva possível.

Para tornar a atividade ainda mais divertida, recomendamos-lhe que interaja com as crianças com brinquedos e acessórios na piscina. Isto vai fazer com que o vosso dia de piscina em família seja muito mais divertido e refrescante.

Jogos de piscina para bebés

Uma coisa importante para poder realizar brincadeiras na piscina é que o bebé ou a criança não tenha medo da água e, evidentemente, que esteja sempre vigiado por um adulto. Para que percam esse medo da água, podem jogar “à alforreca”, onde a criança se inclina para a frente até tocar com a cara na água e sopra fazendo borbulhas, ou à “estrela”, que consiste em que com as mãos mantenha a criança de barriga para cima, com os braços e as pernas abertas.

Se o que lhe mete medo é soltar-se da beira da piscina, podem colocar-se ao seu lado e incentivar a criança a passar à vossa volta. E se tem medo de meter a cabeça na água, experimentem salpicar-lhes a cara. De certeza que não vão achar muita graça, mas se poderem salpicar-vos a vocês também e fizerem um pouco de teatro, todos vão adorar.

Outra brincadeira para a piscina que os motiva muito é mandar brinquedos para dentro de água para que os apanhem. Também podemos congelar, no dia anterior, alguns cubos de gelo, e mais interessante ainda se juntarem umas gotas de corante alimentar para decorar os cubos. Com os cubos de gelo preparados, mandam-nos para a piscina do bebé para que os tente pescar, com um copo, antes destes se derreterem.

(Também lhe interessa: Piscinas insufláveis: que critérios devem cumprir?)

Brincadeiras de piscinas para crianças

Um divertido jogo de piscina para crianças é “o tubarão”, onde o adulto é um peixe e as crianças tubarões que tentam comer o peixe, ou ao contrário.

Outro jogo é “a dança do balão”: Fure um balão com um alfinete, encha-o de água e ate-o. O jogo consiste em que os participantes vão passando o balão sem que este se esvazie ou rebente.

Se as crianças já sabem nadar, pode preparar uma gincana de provas dentro e fora da piscina, o que vão adorar: rodar com a toalha, tocar o chapéu de sol, atirar-se a água para apanhar algum objeto, voltar a tocar no chapéu de sol…

Outros jogos de piscina para crianças são as corridas, ou as estafetas se forem muitos, nadando enquanto levam uma bola ou um chinelo.

“O Tesouro” é outro jogo de piscina que consiste em ver quem apanha mais coisas do fundo da piscina, ou então “as estátuas de pernas abertas”, onde podem passar horas passando entre as pernas dos outros.

(Também lhe interessa: Seis conselhos de segurança em piscinas)

Também lhe interessa

Os melhores jogos de piscina para bebés e crianças | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)