Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Crianças
- Atividades e jogos
- Desportos: o futebol para crianças
Desportos: o futebol para crianças

As crianças, mesmo as mais pequenas, divertem-se muito a praticar desporto e as atividades extraescolares, tais como o futebol para crianças. Mas o futebol para meninos é adequado em qualquer idade? Quais os outros desportos que são aconselhados para as crianças?
É importante que, logo desde cedo, as crianças pratiquem algum tipo de atividade e desporto para que desenvolvam as suas capacidades psicomotoras, na companhia dos seus pais ou de algum guia ou monitor especializado. O futebol, por exemplo, é um bom desporto. Mas a partir de que idade se pode praticar? E quais os outros deportos que são bons para serem realizados por uma criança pequena.
O futebol é adequado para crianças?
É importante realçar que há desportos que não são adequados para menores de cinco anos. O futebol é um deles. Evidentemente, trata-se de um passatempo que, realizado no tempo devido, entretém muito e potencia a capacidade de concentração, além de incrementar a potência muscular, melhorar a suficiência cardíaca, oxigenar o sangue e estimular as aptidões de ação e reação. Por outro lado, o futebol ensina as crianças a trabalhar em equipa e a perseguir objetivos.
No entanto, há que ter em conta que se trata de um desporto complexo que requer muita habilidade e conhecimento, pelo que, segundo a opinião de muitos especialistas, não é recomendável iniciar as crianças nesta prática até aos seis anos. Até esta altura, as crianças estão a aprender a responder aos estímulos adequadamente, a questionar problemas e a compreendê-los, e a imitar as técnicas para as desenvolver, aperfeiçoar e aplicá-las com o tempo.
Ainda assim, há muitos outros especialistas que asseguram que o futebol para crianças não é aconselhável até aos dez anos, dado que, dos seis aos nove, não costumam ter o mesmo conceito de dedicação e podem cansar-se rapidamente, e mais ainda se tivermos em conta que se trata de um desporto que gera cansaço. Pelo que parece, esta teoria afirma que só a partir dos nove anos é que as crianças têm uma maior curiosidade para aprender e exibir as suas habilidades, e motivação para aperfeiçoar e perseverar nas técnicas até as dominar.
(Também lhe interessa: Artes marciais para crianças: Porque é que são benéficas?)
Não obstante, é necessário ter em conta que não é o mesmo jogar futebol e jogar à bola. Uma bola é um brinquedo imprescindível para as crianças de qualquer idade, sempre com o tamanho adequado. No futebol, por outro lado, há regras e estratégias que, para que as possa compreender, é recomendável que a criança tenha alcançado um maior grau de maturidade.
Então qual o melhor desporto para crianças?
Para cada idade é aconselhado um desporto. Normalmente, até aos quatro anos recomendam-se os exercícios de psicomotricidade, pois desta forma potenciam-se as suas capacidades motoras e funções sensoriais. Se as atividades psicomotoras se realizarem em grupo, as crianças vão também aprender a interrelacionar-se, a conhecer o mundo através de si mesmos e dos outros e, principalmente, a identificar-se.
Por outro lado, nesta franja de idade, também se realizam muito os desportos aquáticos. Brincar na piscina com o seu filho é uma atividade familiar ideal logo a partir dos primeiros meses de vida. As suas vantagens são inúmeras, tanto a nível psicológico como físico.
(Também lhe interessa: Yoga para crianças)