O meu bebé

Como fazer uma máscara caseira de mergulhador de uma forma simples

O seu filho adora tudo o que está relacionado com o mundo aquático e mascarar-se de mergulhador fá-lo sonhar? Neste artigo, vamos explicar-lhe passo a passo como pode fazer um disfarce de mergulhador, ideal para qualquer festa de máscaras ou de aniversário.

Para as crianças, mascarar-se é uma forma de se divertir, de brincar e de aprender, pois permite-lhes transformarem-se noutra pessoa, seja uma personagem do seu filme preferido ou para imitar o trabalho dos seus pais. Posto isto, uma das grandes vantagens de se disfarçar é que se trata de uma forma simples de ensinar as crianças a porem-se no lugar de outra pessoa, mostrando mais empatia e integrando-se melhor no seu ambiente.

(Também lhe interessa: História do capuchinho vermelho ao contrário… para fomentar a empatia!)

Apesar disto, até aos seis anos a imaginação das crianças inventa amigos invisíveis e cria todo o tipo de situações que dão rédea solta à sua fantasia, à sua criatividade e espontaneidade. O mundo real e imaginário unem-se e as máscaras ajudam as crianças a exprimir os seus sentimentos.

(Também lhe interessa: Como fazer uma máscara de Tartaruga Ninja Caseira)

Como fazer um fato de carnaval de mergulhador? 

Fazer máscaras caseiras ou fatos de carnaval serve para reciclarmos artigos que possamos ter em casa e proporciona um momento de entretenimento em família. Neste caso, propomos-lhe criar um disfarce curioso e muito divertido de vestir: o disfarce de mergulhador.

Os materiais de que necessitamos para a máscara caseira de mergulhador são duas garrafas de plástico de 2 litros (há uma marca de refrescos de cola que tem umas prateadas que são perfeitas), gorro, camisola de manga comprida e calças pretas, óculos de mergulho, velcro, placas de EVA, fita isolante de cores, elástico, tintas e tesoura.

Mãos à obra para a máscara de mergulhador

Começamos com as garrafas de oxigénio, limpando-as bem e pintando-as da cor que quisermos. Com a fita isolante decoramos as garrafas e unimo-las. Podemos fazer uso de um cartão que faça de base para as apoiar nas costas da criança. Com o elástico fazemos como que uma mochila para que se possam pôr às costas.

Para as barbatanas deste fato de carnaval vamos usar as placas de EVA, recortando a sua silhueta e pondo elástico na parte de trás, para que se prenda bem aos pés. Podemos torná-las mais realistas se recortarmos tiras de EVA e as colarmos na parte de cima.

O passo final é o pequeno vestir a camisola preta, as calças e o gorro, os óculos de mergulho, as garrafas de oxigénio às costas e as barbatanas.

Uma máscara original e simples que podemos tornar mais completa se juntarmos um tubo de mergulho que se junte às garrafas, mas isso depende na nossa imaginação e habilidade. E, continuando com a reciclagem, as garrafas de oxigénio podemos transformá-las depois nos propulsores de um fato de astronauta!

(Também lhe interessa: Fatos de Carnaval para bebé: que não lhe faltem ideias!)

Também lhe interessa…