Mi bebé y yo

Ciência em casa! Experiências para crianças

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

As crianças gostam muito de brincar aos cientistas. Adoram misturar elementos e observar o resultado e reações que se processam. Por tudo isto, as experiências científicas para crianças ajudam-nos a estimular os seus sentidos, a aprender e a ter curiosidade sobre os fenómenos da natureza e as suas leis.

Devido à importância que a ciência tem a nível educativo, e à diversão que advém de brincar com as crianças em casa realizando tarefas dinâmicas, propomos três experiências para crianças que poderá fazer, sem nenhum tipo de problema e de uma forma muito simples, com os vossos filhos!

Para estas experiências científicas, não são precisos materiais difíceis de conseguir e pode realizá-las com simples utensílios de uso quotidiano. Não obstante, apesar de serem experiências científicas simples, é imprescindível a supervisão de um adulto.

(Também lhe interessa: Atividades e jogos para crianças e bebés)

Pode mudar-se a cor das plantas?

Material necessário para esta experiência científica:

  • Frascos de doce vazios
  • Corantes vegetais
  • Água
  • Cravos, gerberas ou qualquer flor branca

Esta é uma das experiências para crianças mais divertidas. Os mais pequenos adoram ver como as plantas mudam de cor, e com este efeito poderá explicar-lhes de uma forma simples que as plantas transportam a água através do xilema pelo talo para hidratar as pétalas.

Para observar o efeito, apenas teremos de encher de água os frascos e tingi-los com os corantes vegetais, se possível, de diferentes cores. Uma vez introduzidas as flores, espera-se entre duas a três horas, tempo a partir do qual os resultados começam a ser visíveis, embora possa haver necessidade de mais tempo devido a condições climatéricas ou outros fatores.

O vulcão em erupção

Material necessário:

  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre

Quando misturamos estes dois elementos, gera-se uma espuma que ganha volume rapidamente. Esta experiência pode tornar-se ainda mais divertida se dispusermos de uma maquete de um vulcão para mostrar às crianças como é que este entra em erupção.

Se quiser realizar esta variante, mais divertida e visual, da experiência, crie um vulcão com barro e forme a cova da cratera. Nesta, coloque duas colheres de bicarbonato de sódio e, se quiser, duas de sabonete líquido (que dará ao resultado mais densidade e volume). Por fim, uma colher de chá de corante alimentar fará com que, quando despejar o copo de vinagre, comece a emergir a “lava” de cor vermelha.

Um ovo afunda-se e outro não!

Material necessário para esta experiência científica:

  • Dois ovos
  • Sal
  • Dois recipientes com água

A magia faz com que as crianças fiquem encantadas. Com esta experiência para crianças, poderá chamar a sua atenção e explicar-lhes um princípio científico que pode ser difícil de entender se não se exemplificar. Para o realizar, encha os dois recipientes, deite sal num deles e no outro não. Isto vai fazer com que, tendo a quantidade adequada, a densidade da água mude e o ovo flutue, dado que a presença do sal modifica a densidade da água, tornando-a maior do que a do ovo.

Também se pode enfocar esta experiência científica de uma outra forma: encha o recipiente de água e ponha o ovo. Em seguida, deite-lhe sal até que o ovo flutue. Esta modalidade fará com que a criança entenda mais facilmente a experiência.

(Também lhe interessa: 10 ideias para brincar com plasticina)

Alguma vez realizou uma experiência científica com o seu filho? Como correu? Conte-nos como é que o seu filho assimilou as ideias e qual foi a sua reação ao ver os efeitos da ciência!

Também lhe interessa

Ciência em casa! Experiências para crianças | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)