Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Crianças
- Atividades e jogos
- Ciência em casa! Experiências para crianças
Ciência em casa! Experiências para crianças

As crianças gostam muito de brincar aos cientistas. Adoram misturar elementos e observar o resultado e reações que se processam. Por tudo isto, as experiências científicas para crianças ajudam-nos a estimular os seus sentidos, a aprender e a ter curiosidade sobre os fenómenos da natureza e as suas leis.
Devido à importância que a ciência tem a nível educativo, e à diversão que advém de brincar com as crianças em casa realizando tarefas dinâmicas, propomos três experiências para crianças que poderá fazer, sem nenhum tipo de problema e de uma forma muito simples, com os vossos filhos!
Para estas experiências científicas, não são precisos materiais difíceis de conseguir e pode realizá-las com simples utensílios de uso quotidiano. Não obstante, apesar de serem experiências científicas simples, é imprescindível a supervisão de um adulto.
(Também lhe interessa: Atividades e jogos para crianças e bebés)
Pode mudar-se a cor das plantas?
Material necessário para esta experiência científica:
- Frascos de doce vazios
- Corantes vegetais
- Água
- Cravos, gerberas ou qualquer flor branca
Esta é uma das experiências para crianças mais divertidas. Os mais pequenos adoram ver como as plantas mudam de cor, e com este efeito poderá explicar-lhes de uma forma simples que as plantas transportam a água através do xilema pelo talo para hidratar as pétalas.
Para observar o efeito, apenas teremos de encher de água os frascos e tingi-los com os corantes vegetais, se possível, de diferentes cores. Uma vez introduzidas as flores, espera-se entre duas a três horas, tempo a partir do qual os resultados começam a ser visíveis, embora possa haver necessidade de mais tempo devido a condições climatéricas ou outros fatores.
O vulcão em erupção
Material necessário:
- Bicarbonato de sódio
- Vinagre
Quando misturamos estes dois elementos, gera-se uma espuma que ganha volume rapidamente. Esta experiência pode tornar-se ainda mais divertida se dispusermos de uma maquete de um vulcão para mostrar às crianças como é que este entra em erupção.
Se quiser realizar esta variante, mais divertida e visual, da experiência, crie um vulcão com barro e forme a cova da cratera. Nesta, coloque duas colheres de bicarbonato de sódio e, se quiser, duas de sabonete líquido (que dará ao resultado mais densidade e volume). Por fim, uma colher de chá de corante alimentar fará com que, quando despejar o copo de vinagre, comece a emergir a “lava” de cor vermelha.
Um ovo afunda-se e outro não!
Material necessário para esta experiência científica:
- Dois ovos
- Sal
- Dois recipientes com água
A magia faz com que as crianças fiquem encantadas. Com esta experiência para crianças, poderá chamar a sua atenção e explicar-lhes um princípio científico que pode ser difícil de entender se não se exemplificar. Para o realizar, encha os dois recipientes, deite sal num deles e no outro não. Isto vai fazer com que, tendo a quantidade adequada, a densidade da água mude e o ovo flutue, dado que a presença do sal modifica a densidade da água, tornando-a maior do que a do ovo.
Também se pode enfocar esta experiência científica de uma outra forma: encha o recipiente de água e ponha o ovo. Em seguida, deite-lhe sal até que o ovo flutue. Esta modalidade fará com que a criança entenda mais facilmente a experiência.
(Também lhe interessa: 10 ideias para brincar com plasticina)