Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Crianças
- Atividades e jogos
- Como fazer uma caixa de areia para crianças
Como fazer uma caixa de areia para crianças

Brincar numa caixa de areia tem muitos benefícios para as crianças. Tome nota do que eles são, como fazer um, onde é o melhor lugar para construir um e os tipos de caixas de areia para crianças que existem. Mãos a obra!
Brincar na caixa de areia tem muitos benefícios para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Felizmente, hoje em dia, é possível desfrutar deste tipo de entretenimento em casa, uma vez que pode comprar ou fazer o seu próprio areeiro.
Por outro lado, fazer o seu próprio areal é muito mais seguro e higiénico do que ir a um parque ou a uma praça pública, não ocupa muito espaço e há uma série de modelos e tamanhos para escolher em casa.
Vantagens de brincar com uma caixa de areia
Brincar num areal tem muitos benefícios físicos e psicológicos para os membros mais jovens do agregado familiar:
- Brincar na caixa de areia é uma excelente opção para desenvolver as capacidades motoras finas do seu pequeno. Por exemplo, quando aprendem a segurar uma pá correctamente na mão e a encher o balde. Também exerce as suas capacidades motoras brutas. Por exemplo, quando ele tenta levantar o balde cheio de areia. Quase todos os movimentos que a criança faz enquanto brinca com a caixa de areia são significativos para o seu desenvolvimento físico e mental!
(Também lhe interessa: 5 jogos para estimular as capacidades motoras brutas e finas das crianças)
- Brincar no areal também desenvolve a criatividade e imaginação das crianças - há infinitas possibilidades criativas quando se trata de brincar com areia! A criança pode construir castelos de areia, fossos, montanhas ou pontes. Também pode mudar a textura da areia adicionando água, por exemplo. Com areia, a criança pode deixar a sua imaginação e criatividade correr à solta de muitas maneiras!
- As crianças podem criar o seu próprio pequeno mundo com um areal. Para isso, é ideal fornecer-lhes ferramentas ou brinquedos como carros, baldes, pás, ancinhos ou animais - a sua imaginação será activada ao máximo!
- Graças ao areeiro, a criança também desenvolve competências sociais e linguísticas. Brincar com areia é uma forma agradável de brincar independente, mas é também uma óptima forma de interagir com outras crianças.
Quando crianças pequenas partilham brinquedos de areia ou cavam um buraco juntas, não só estão a praticar habilidades sociais, tais como a tomada de mão e a colaboração, mas também a usar habilidades de resolução de problemas e de linguagem. Além disso, alcançar um objectivo em conjunto proporciona um grande sentido de realização, que podem partilhar com os amigos. - Brincar com uma caixa de areia é também muito benéfico para o fortalecimento do sistema imunitário de uma criança. Estudos recentes mostraram que as crianças que brincam ao ar livre, na relva, areia ou sujidade, têm sistemas imunitários mais saudáveis do que as crianças que estão constantemente em ambientes interiores estéreis.
Algumas ideias para fazer uma caixa de areia
Aqui estão algumas ideias simples para fazer uma caixa de areia para o seu filho.
Escolha um local
Deve encontrar um local adequado no seu quintal para fazer a caixa de areia. Acima de tudo, certifique-se de que o espaço está sombreado, para que os raios do sol não brilhem directamente sobre ele. É portanto preferível procurar uma área com sombra natural, como debaixo de algumas árvores ou uma escadaria, e colocar o areal feito do material que se deseja nesse local.
Caixas de areia plásticas
Estes são ideais para grandes pátios e pequenos pátios. As caixas de areia de plástico cobertas dão às crianças um lugar contido para brincar, sem o risco de se magoarem, por exemplo, com lascas de uma caixa de areia de madeira. Estas caixas de areia plásticas são as mais adequadas para crianças pequenas.
Caixas de areia de madeira
Esta é uma caixa ou moldura de madeira quadrada ou rectangular que é preenchida com areia. Alguns têm fundos de madeira embutidos, enquanto outros têm uma lona ou folha de plástico, que separa a areia da superfície do jardim ou do parque infantil.
Também pode fazer o seu próprio areeiro, utilizando madeira de pinho, que é um material muito forte e durável. O areeiro pode ter formas divertidas, tais como formas hexagonais, ou formas mais complexas, tais como barcos ou qualquer outra forma que as crianças gostem.
Para a encher, utilizar areia especial para estes brinquedos, que é mais higiénica e segura para as crianças. Pode encontrá-la em lojas especializadas ou em grandes lojas de ferragens.
Fazer a caixa de areia, passo a passo
Uma caixa de areia de quintal é um projecto divertido e fácil de bricolage que se pode completar num dia ou dois.
- Em primeiro lugar, criar uma fronteira uniforme, que delimite o espaço a ser utilizado para o areal. Pode fazer isto com tiras de madeira, pedras grandes ou uma cerca. Isto evitará que a areia se derrame do espaço reservado para o efeito.
- Colocar uma malha anti-algas no fundo (também chamada malha geotêxtil), antes de colocar a areia. Esta malha permite a passagem de água, para que o areal não fique alagado, mas não permite a passagem da luz solar, para que as ervas daninhas não possam crescer. Pode encontrar este tipo de tecido ou malha em centros de jardinagem ou de construção e é geralmente preto ou verde.
- Agora encha a caixa de areia do seu filho com areia. É melhor que a areia escolhida não liberte poeira fina, para que as crianças possam brincar em segurança. Além disso, é melhor escolher a areia de rio lavada, que pode ser facilmente encontrada, por exemplo, em lojas de material de construção.
- A profundidade mínima do poço de areia tem de ser de pelo menos 20 cm, para uma boa escavação, túneis, poços, etc.
- Para garantir que não fica sujo enquanto a criança não estiver a brincar, lembre-se de cobrir o areeiro com uma rede prensada, que pode colocar à volta do areeiro com cavilhas, ou usar uma tampa.
Como escolher o poço de areia certo
A escolha do areeiro certo para si e para o seu filho dependerá de uma série de factores:
- Quanto espaço tem no seu quintal ou jardim.
- A idade dos seus filhos.
- As condições climáticas em que se vive.
As crianças pequenas ficarão felizes com uma pequena caixa de plástico ou madeira. Estes são ideais para espaços pequenos.
Se tiver filhos mais velhos ou quiser que o seu quintal seja um local de encontro com mais amigos, então precisa de uma caixa de areia maior ou fazer uma no seu quintal.