O meu bebé

Brincadeiras para crianças de 3 anos

As crianças de três anos são mais independentes quando chega a hora de brincar, começam a desenvolver a sua imaginação e já podem começar a participar em jogos simbólicos simples. Estão numa idade fundamental para fomentar e estimular o seu desenvolvimento cognitivo, físico e emocional, e a brincadeira é uma atividade imprescindível para que tal seja possível.

Até este momento, todas as brincadeiras dependiam mais da ação dos adultos e, embora os mais pequenos sempre tenham as suas preferências, eram os pais que lhes tinham de propor uma ou outra brincadeira. Não obstante, a partir dos três anos as crianças começam a utilizar um dos componentes fundamentais para que a brincadeira seja uma atividade mágica e incrível: a fantasia.

(Também lhe interessa: 5 brincadeiras divertidas e estimulantes)

Quando uma criança brinca, necessita de dar rédea solta à sua imaginação, daí que comece a ser importante serem eles a escolher a que querem brincar. Isto não quer dizer que os pais devam deixá-los sozinhos, mas sim o contrário: devem guiar os seus filhos na brincadeira e dar-lhes algumas regras básicas para que possam conter toda essa capacidade que estão a começar a experimentar e desenvolver. Como regras entendemos estabelecer algumas horas de brincadeira determinadas por dia para que comecem a perceber que há momentos para tudo e que brincar não é a única atividade que têm de fazer durante o dia.

Os pais também terão de favorecer as brincadeiras dos pequenos com os seus amigos, para que aprendam a partilhar e a desenvolver as suas habilidades sociais. De todos os modos, é importante que o lugar de entretenimento seja seguro e que os brinquedos sejam adequados à sua idade.

 

As melhores brincadeiras para crianças de 3 anos

Apesar de haver muitos brinquedos adaptados a esta idade, neste artigo vamos partilhar algumas brincadeiras e atividades que pode desenvolver com o seu filho de três anos de idade. As brincadeiras que propomos têm um forte componente interativo, daí que seja imprescindível a presença de um adulto que guie e controle a atividade.

Vamos fazer trabalhos manuais!

Nesta idade já pode começar a utilizar tintas, papeis e cores. Convide a criança a introduzir-se no fascinante mundo da arte, dando-lhe um pincel e um papel no qual se possa expressar com naturalidade. Estes vão ser os seus primeiros passos como artista!

Estou a ver!

Aos três anos de idade, as crianças já entendem bastante bem o que se lhes diz, percebem as diferenças no significado das palavras e obedecem a instruções compostas. Além disso, costumam saber construir orações de duas ou três palavras para pedir coisas, ou usar uma só palavra para pedir as coisas pelo seu nome.

O clássico jogo “Estou a ver!” é ideal porque permite articular frases curtas e utilizar brinquedos. Nesta idade, há que tornar este jogo mais simples e limitar a “pesquisa dos objetos que vemos” a alguns brinquedos de diferentes cores.

Assim, espalhe os brinquedos e comece a pronunciar a famosa frase:

  • “Estou a ver um boneco de cor verde” (Yoda de Star Wars)
  • “Vejo um boneco branco” (Olaf de Frozen)
  • “Vejo um objeto vermelho muito redondo” (uma bola)

Esta atividade vai ajudá-los a aprender ou reforçar o conhecimento das cores e a saber identificá-los consoante a sua forma. Divertido, não é?

Vamos dançar!

Para este jogo apenas necessita de um reprodutor de música e um CD ou lista de reprodução e convidar com energia a criança para dançar em diferentes ritmos. Quando puser uma canção lenta marcamos um ritmo corporal lento, quando, de repente, aparecer uma canção rápida, diga para se mexer muito mais depressa. Vai ver que divertido! Esta atividade vai fomentar a sua capacidade de escuta, de reagir aos estímulos e, ao mesmo tempo, também vai favorecer as suas habilidades psicomotoras.

Se quer torná-lo ainda mais divertido, porque não disfarçarem-se e fazer uma bela festa?

(Também lhe interessa: Anedotas para crianças: as 20 melhores)

 

Quais são as brincadeiras para crianças de 3 anos favoritas do seu filho? Quais as atividades que mais lhe agradam?

Conte a outras mamãs que brincadeiras fazem para passarem um bom tempo juntos!

Também lhe interessa…