O meu bebé

Porque é que as crianças gostam tanto da música do Frozen?

Desde que Frozen se estreou nos cinemas, no ano de 2013, o fenómeno foi sempre aumentando. A partir dessa altura, ver meninas vestidas de azul a cantar a viva voz a canção da Frozen, chamada “Já passou!” não é de estranhar. Mas porque é que as crianças gostam tanto desta canção?

A música do Frozen, intitulada Já passou em Portugal, está feita para captar a atenção das crianças. Há razões científicas que demonstram que o êxito do filme Frozen, o Reino do Gelo, não é uma coincidência. Este filme da Disney transformou-se no filme de animação com mais êxito de bilheteiras da história e em quinto lugar na lista de todos os filmes, como mais de 1.200 milhões de dólares de lucro. Verdade? A grande quantidade de merchandising que podemos encontrar nas lojas de brinquedos fala a favor deste sucesso. Além disso, Ana e Elsa, os nomes das protagonistas do filme Frozen, converteram-se em nomes populares durante o ano de 2016.

(Também lhe interessa: Fatos de carnaval para bebés: que não lhe faltem ideias!)

Frozen, Já passou - A famosa música do filme

Duas mães e psicólogas especialistas da Universidade da Califórnia, Maryam Kia-Keeting e Yalda T. Uhls, puderam observar de perto como a música do Frozen também gerou um salto na imaginação e no dia-a-dia das suas filhas. Por isso, realizaram um estudo cuja finalidade era entender a natureza deste tema, vencedor de um Oscar, na conduta humana. As respostas que encontraram foram realmente interessantes.

Por um lado, esta canção representa um dos momentos mais emblemáticos do filme: nele, representa-se o ponto final da luta interior de Elsa, a protagonista. As emoções da bela e elegante princesa são fortes, apaixonadas e incontroláveis. As crianças costumam ter atitudes impulsivas, daí que vejam nas festas e decisões de Elsa um ponto comum consigo próprias.

Por outro lado, as crianças adoram ver efeitos especiais, especialmente se a magia é realista. O momento em que Elsa canta Já passou está cheio deste tipo de imagens fantásticas: gelo brilhante a crescer e cores frias. Tudo é espetacular. As especialistas destacam que este tipo de realismo mágico faz com que as crianças se centrem menos na experiência de isolamento que Elsa está a sofrer voluntariamente por temer ferir a sua família.

Esta música do Frozen não é apenas bonita ao ouvido e à vista, o ambiente em que se situa também é determinante. Para o caso de não se ter apercebido, Frozen é um dos poucos filmes da Disney nos quais não existe um terrível vilão, nem uma bruxa que persiga a princesa. De quem poderia ter medo a bonita jovem? De ninguém. As crianças sentem-se seguras e confortáveis com a decisão da personagem e acompanham-na extasiadas na sua nova viagem de solidão e reflexão.

(Também lhe interessa: Pensa que é uma personagem de desenhos animados)

Frozen Já passou: a canção favorita de meninos e meninas

Com esta canção, Frozen transmite a alegria que Elsa sente ao poder expressar-se tal como é, depois de tanto tempo reprimida e fechada em si mesma. Vamos ouvi-la?

O seu filho cantou alguma vez a famosa música Já passou de Elsa? Como é que foi influenciado pela canção de Frozen? Diga-nos o que pensa sobre este tipo de canções da Disney!

Também lhe interessa…