O meu bebé

Brincadeiras para crianças de 2 anos

A etapa que vai dos 2 aos 3 anos de idade é uma fase na qual as crianças procuram aumentar a sua autonomia. Além disso, dá-se um grande salto a nível de psicomotricidade e socialização. Há uma certa necessidade de estar em contacto com outras crianças para a sua estimulação e desenvolvimento. Quais são as brincadeiras mais apropriadas para esta idade?

Cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento e, com a mesma idade, uma criança pode subir sozinha para o escorrega no parque enquanto outro precisa da ajuda de um adulto.

Não obstante, em geral, as crianças de dois anos são capazes de andar e correr sozinhas, abrem portas, trepam os móveis, gostam de imitar os mais crescidos, comem sozinhas, passam as páginas de um livro, pintam alguns rabiscos, constroem torres, respondem a ordens simples, podem manter uma conversa e brincam sozinhas com outras crianças.

Se aos dois anos o seu filho apenas disser duas ou três palavras, se cair com frequência, se tiver dificuldade para subir e descer escadas ou não conseguir desenhar um círculo, talvez seja melhor ir ao pediatra para verificar se existe algum problema de desenvolvimento.

(Também lhe interessa: Crianças de 2 anos)

Aprendizagem e estimulação

Aos dois anos, as crianças observam o que as rodeia e comparam, classificam e analisam, estabelecendo relações e categorias, como alto e baixo, muito e pouco, ou grande e pequeno. A repetição de atividades e a rotina permitem-lhes diferenciar os momentos do dia e conceitos como o antes e depois e, com uma certa estabilidade e segurança, vão ganhando autonomia. As birras também atingem o seu nível máximo nesta etapa. O seu vocabulário também avança, pelo que devemos falar-lhes ao passear, ao ver coisas novas, e durante as atividades diárias.

As brincadeiras para crianças de dois anos permitem-lhes relacionar-se com os outros ao mesmo tempo que aprendem a tomar as suas próprias decisões, a desenvolver a sua criatividade, praticar novas habilidades ou descobrir as propriedades das coisas.

(Também lhe interessa: Brincadeiras de bebés que estimulam o seu desenvolvimento)

Brinquedos e jogos para crianças de 2 anos

Para os dois anos, os brinquedos ideais são os que permitem às crianças ordenar materiais de forma lógica e classificar os objetos, coisa que adoram fazer. Ouvir música, dançar e aprender canções, correr e saltar, brincar com areia e água, ou fazer jogos de imitação, tanto para imitar personagens de histórias como a tomar conta dos bonecos.

Também são interessantes as brincadeiras de observação, como o jogo do “estou a ver…”, os jogos que estimulam os seus sentidos, tais como “Este alimento é doce ou salgado?”, ou “A que é que cheira isto?”, e os jogos de memória com cartões.

Os jogos de construção, de juntar peças, brinquedos musicais, bonecos, plasticina, dominó, pinturas ou jogos de empurrar também são ideais para esta idade.

Outra das brincadeiras que as crianças de dois anos também adoram é que lhes leiam histórias, especialmente antes de dormir o que, além do mais, melhora a sua capacidade para ouvir a sua expressão verbal.

(Também lhe interessa: Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 24 meses)

Também lhe interessa…