Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Crianças
- Atividades e jogos
- Brincadeiras para um bebé de 6 meses
Brincadeiras para um bebé de 6 meses

Os bebés de 6 meses já começam a passar muito menos tempo a dormir e são bastante mais ativos. Por isso, os papás devem preparar-se para gastar grande parte dessa energia do bebé com brincadeiras apropriadas, que favoreçam a sua aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, físico e emocional.
Aos seis meses, os bebés começam a precisar de um espaço para brincar equipado com objetos e brinquedos que os ajudem a movimentar-se, a reagir e a entreter-se. Nesta idade já sorriem e têm muita curiosidade, querem observar os comportamentos alheios, especialmente os que são exagerados, como a mímica.
- Os bebés de seis meses de idade costumam balbuciar muito e emitir sons que serão o preâmbulo da fala. Ainda assim, protestam claramente quando alguém lhes tira algo com que estavam a brincar ou a experimentar.
- Propomos-lhe uma série de brincadeiras para bebés de seis meses com os quais o poderá estimular e desenvolver as suas capacidades psicomotoras e cognitivas mas, sobretudo, fazê-lo muito mais feliz! Porque… qual é o bebé que não gosta de brincar com os seus pais?
(Também lhe interessa: Aprender a brincar: funciona!)
Brincadeiras apropriadas para bebés de 6 meses
Em relação ao seu desenvolvimento psicomotor, normalmente, os bebés de seis meses sabem sentar-se e manter-se. Podem permanecer muito tempo de pé, se alguém os ampara. Embora cada bebé tenha um ritmo de aprendizagem diferente, nesta idade já querem começar a movimentar-se pelo chão e tentam alcançar objetos gatinhando.
No que respeita às suas capacidades cognitivas, aos 6 meses os bebés já sabem que podem mexer nas coisas que encontram à sua volta: se batem em algo conseguem emitir um som, se atiram uma coisa podem movê-la, ou seja, já aprenderam muito sobre a relação causa-efeito. Uma aprendizagem fundamental para que as brincadeiras sejam um pouco mais complexas.
Vamos demolir edifícios!
Talvez seja difícil para o seu bebé construir castelos com blocos de plástico (o suficientemente grandes para que não os consiga engolir). Não obstante, de certeza que sabe muito bem como atirá-los ao chão. Neste caso, os pais podem construir um edifício com blocos de cores e convidar o pequeno a derrubá-lo. Isto vai fazer com que desenvolva a sua capacidade de coordenação mão-olho e, por outro lado, quando os blocos caírem no chão vai gerar-se um efeito acústico que ele vai adorar.
Deixe o bebé destruir o edifício como lhe apetecer, brincar como lhe apetecer, tocar as formas e observar as cores. Embora construir castelos uns atrás dos outros não seja a tarefa mais divertida do mundo, pense que, com esta brincadeira, a criança está a aprender e a divertir-se muito!
Surpresa!
Os palhaços com molas que saem de caixas ainda podem assustar o bebé ou provocar medo. Não obstante, os bebés desta idade adoram o conceito “surpresa”. Pode, por exemplo, usar brinquedos ou materiais que encontre por casa, especialmente se estes forem coloridos e brilharem.
Outra boa ideia é fazer um buraco a uma lata ou copo de plástico e meter um palito na sua base. Neste palito pendure um brinquedo ou uma marioneta de tal forma que, quando deslizar o palito para baixo o brinquedo se esconda na lata e, quando o deslizar para cima apareça de repente um boneco! Se disser bem alto a palavra “surpresa!” quando aparecer o brinquedo vai conseguir chamar ainda mais a sua atenção.
Vê tudo o que acontece!
Os bebés adoram observar tudo o que acontece, e cada vez estão mais conscientes da noção causa-efeito. Uma boa ideia para desenvolver ainda mais esta capacidade cognitiva consiste em utilizar marionetas de dedos de muitas cores. Ponha-as nos dedos e faça com que falem emitindo sons diferentes e divertidos!
Ponham-nos a dialogar, utilizem decorações, iluminações, etc. Embora o bebé não entenda a história, nem muito menos vá valorizar a cenografia, vai divertir-se muito a ver como acontecem as coisas, como interagem os bonecos e ouvindo as diferentes vozes.
Evidentemente não é preciso usar apenas marionetas de dedos; podem utilizar qualquer tipo de brinquedo, ou até outros objetos, desde que sejam coloridos e chamem a atenção do bebé.
(Também lhe interessa: 5 jogos divertidos e estimulantes)