O meu bebé

Bolachas natalícias: presentes doces

O que há de mais bonito do que um presente feito com as suas mãos? Vamos ensinar-lhe a preparar umas bolachas de Natal que se podem transformar em saborosos embrulhos para pôr debaixo da árvore de Natal.

No Natal apetece criar uma autêntica atmosfera de festa decorando o lar, preparando o presépio, enfeitando a árvore ou pensando em ementas para as datas especiais. E, claro, adoçando esta mágica época com doces natalícios.

Este ano propomos-lhe confecionar com os mais pequenos umas bolachas natalícias com motivos invernais e festivos. Vão surpreender toda a gente com os vistosos doces, que vão fazer as delícias de miúdos e graúdos. Apenas terão de se lembrar de começar a prepará-los alguns dias antes do Natal, para não ter de andar à pressa à última da hora. Estas bolachas de Natal também são ideias para fazer pequenos pacotes com elas para oferecer.

Bolachas de Natal com açúcar glacé

Ingredientes (para 40 unidades): 100g de avelãs trituradas, 200g de manteiga fria, 150g de açúcar amarelo, 1 ovo, 1 pitada de sal, 100g de farinha e 100g de Maizena. Para decorar: 250g de açúcar glacé, corante alimentar lilás e açúcar fino para polvilhar.

Preparação: Misturar as avelãs com a manteiga cortada aos cubos, o açúcar, o açúcar baunilhado, o ovo, o sal, a farinha e a Maizena. Amassar até criar uma massa elástica e deixar repousar no frigorífico envolta em película aderente 30 minutos. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Estender a massa até que tenha uma grossura de 4-5 mm e, com a ajuda de um cortador de massa ou uma faca, cortar estrelas de cerca de 8 cm de diâmetro. Colocar as estrelas sobre a bandeja e levar ao forno durante 10-15 minutos. Deixar que as bolachas arrefeçam numa rede.

Para a decoração, misturar gradualmente o açúcar glacé com um pouco de água fria (2-3 colheres) até criar um glacé espesso. Separar aproximadamente 1/3 e reservar. Misturar o resto com o corante lilás para lhe dar cor e cobrir com ele as bolachas: deixar que sequem um pouco. Colocar o branco numa manga de pasteleiro e criar desenhos. Polvilhe as bolachas com um pouco de açúcar e deixe que sequem.

Mais receitas de bolachas de Natal

Em seguida oferecemos-lhe outras deliciosas receitas para fazer outros tipos de bolachas natalícias. Todas muito saborosas e originais.


Também lhe interessa…