Mi bebé y yo

Artes marciais para crianças: porque é que são boas?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

As artes marciais são uma das modalidades de exercício mais antigas e eficazes, pois não só trabalham o corpo, como também a mente. As crianças envolvem-se muito bem neste tipo de desporto e conseguem com ele muitos benefícios. Contamos-lhe quais!

A prática de artes marciais por parte das crianças é muito benéfica, pois dá-lhes um treino físico ao mesmo tempo que as ajuda a acalmar a sua mente. Mas afinal, quando e porque é que deve inscrever o seu filho numa academia de artes marciais para crianças? Neste artigo, explicamos-lhe detalhadamente quais são os benefícios deste tipo de treino e a idade recomendada para começar a desenvolvê-lo.

A partir de que idade são recomendadas as artes marciais para crianças?

Depende do tipo de arte marcial que se escolha. Por exemplo, segundo os especialistas, pode começar-se a praticar karaté a partir dos três anos. Não obstante, se existe uma preferência por outro tipo de modalidade, recomenda-se esperar até aos cinco anos. Para o judo, por exemplo, é necessário um nível de concentração e habilidade muito maior, assim como coordenação e capacidade de autocontrolo. Regra geral, as crianças menores de cinco anos não costumam estar preparadas para enfrentar este tipo de disciplina.

(Também lhe interessa: Futebol para crianças)

No entanto, há escolas que desenvolveram programas de artes marciais para crianças entre os dois e os quatro anos de idade. Normalmente, estas aulas estão centradas na capacidade de concentração mediante técnicas especializadas, o que costuma ser excelente para as crianças mais mexidas. Por outro lado, nestes programas, desenvolvem-se também aptidões psicomotoras como o equilíbrio, o controlo ou coordenação, sendo que estas aulas têm sempre uma forma de brincadeira para que não sejam aborrecidas para os mais pequenos.

Como tal, aconselhamos que, antes de inscrever o seu filho numa escola de artes marciais para crianças, se informe dobre os programas adaptados à sua idade que têm para oferecer.

Quais são os benefícios das artes marciais para crianças?

Com as técnicas das artes marciais, as crianças aprendem fundamentos básicos de disciplinas asiáticas muito benéficas para a saúde física e emocional. Os mais pequenos são só se familiarizam com os movimentos e habilidades, como também adquirem uma série de regras de conduta que são imprescindíveis para desenvolver este tipo de treino de forma efetiva e eficiente.

A saúde é um dos pilares fundamentais das artes marciais pois, quando se exercita alguma modalidade, os músculos alongam-se, trabalha-se o sistema cardiovascular e adquire-se uma maior flexibilidade. Por outro lado, as crianças aprendem a entender o conceito de autodisciplina e a concentrarem-se numa tarefa até a terminarem.

É importante realçar que, embora nas artes marciais se usem pontapés, golpes e bloqueios, ensina-se às crianças sobretudo que o respeito é o mais importante e que este está acima de qualquer movimento. Os instrutores, por exemplo, ensinam os seus alunos a fazer reverências aos seus mestres, que aprenderam antes deles, e a tratar os outros aprendizes de igual para igual. Também lhes inculcam o respeito pelo próprio, pelos seus pais e pelos seus amigos.

(Também lhe interessa: Yoga para crianças: benefícios e posturas)

O que lhe parecem os benefícios das artes marciais para crianças? Considera que existe alguma outra disciplina e/ou treino igual ou mais benéfico para a aprendizagem das crianças?

Também lhe interessa

Artes marciais para crianças: porque é que são boas? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)