O meu bebé
mibblogo

15 alimentos saciantes para perda de peso: recupere a sua linha!

05 dezembro 2022

Não consegue fazer dieta porque não suporta sentir-se com fome? Damos-lhe a chave para perder peso (se quiser), sem contar as calorias: a lista dos 15 alimentos mais saciantes e que menos engordam!

A fome é o maior inimigo de qualquer dieta. Se não tivermos uma vontade de ferro, quando fazemos uma dieta e reduzimos a quantidade de comida que comemos, o nosso corpo e o nosso cérebro sofrem. O que acontece quando não temos o suficiente para comer?

  • O cérebro diz-nos quando devemos comer alimentos para alimentar o corpo, mas também nos diz quando devemos parar de comer, uma vez que estamos programados para acumular reservas dos nutrientes e micronutrientes de que necessitamos, mas também para evitar sobrecarregar o corpo.
  • Contudo, o cérebro pode também pregar-nos partidas quando estamos emocionalmente desequilibrados, ou quando nos encontramos numa nova situação, como por exemplo quando somos confrontados com a redução da ingestão de alimentos que as dietas drásticas representam frequentemente.
  • As hormonas desempenham aqui um papel decisivo. Os altos e baixos emocionais causados por alterações hormonais em diferentes situações podem levar a uma falsa sensação de saciedade, ou a desejos de comer em excesso.

alimentos saciantes mulher

Quais são as chaves para a saciedade sem consumir demasiadas calorias?

A chave é comer alimentos pouco calóricos que nos enchem o estômago e nos impedem de nos sentirmos vazios. De que depende?

  • Se um alimento tem mais ou menos poder saciante é devido à presença de proteínas, água e fibras na sua composição. Estes componentes atrasam o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de plenitude no estômago.
  • Os alimentos com um maior teor de água na sua composição dão-nos essa sensação de "estômago cheio", porque incham o estômago. Além disso, estes alimentos são normalmente muito baixos em calorias, o que os torna os amigos fiéis de uma dieta de emagrecimento.
  • A fibra é um aliado importante porque quando se bebe água, ela incha e enche uma grande parte do estômago. As proteínas também têm um grande efeito saciante. São mais complexos de digerir, por isso são digeridos mais lentamente e são mais cheios.
  • Outro factor que ajuda a saciar-nos é mastigar muito bem os alimentos. É por isso que os alimentos que são bem mastigados, tais como nozes e vegetais crus, têm um grande poder saciante.

Mas que alimentos têm estas propriedades? Compilámos uma lista para que possa criar o seu próprio menu de saciedade personalizado.

Maçã

É uma das frutas mais saciantes, pelo seu alto teor em pectina, fibra solúvel que incha no estômago, reduzindo assim o apetite.

maca

Laranjas e Limões

A acidez alcalina que contêm os citrinos contrai e fortifica os músculos do estômago. Além disso, reduz a produção de suco gástrico, produzindo um efeito saciante e atrasa o aparecimento da fome.

laranjas limoes

Os Morangos e o Melão

Podem-se consumir em grandes quantidades porque são de baixar calorias. O seu poder saciante deve se ao facto de conterem alto nível de água.

morangos melao

Legumes

Um clássico entre os alimentos saciantes que não aportam excesso de calorias. Os legumes contêm proteínas e muita fibra, o que faz deles ideais para saciar o nosso apetite sem que ganhemos peso extra. Mas é preciso ter cuidado com que os combinamos: não às gorduras animais e ao excesso de azeite!

legumes

Ovos

Os ovos são muito ricos em proteínas. A sua digestão é mais complexa e mais longa que a grande maioria dos outros alimentos.

ovos

Cogumelos

São muito ricos em fibra e contêm muita água, o que lhes confere um efeito diurético. Essa água e fibra converte-os em alimentos muito saciantes.

cogumelos

Tomate

É pulposo. Por isso, ao ser ingerido dá uma sensação de saciedade bastante satisfatória. Além de tudo, é também um alimento muito baixo em calorias. Alimento perfeito para emagrecer.

tomates

Alface

A alface é outro dos alimentos muito saciantes. Isto é devido a sua riqueza em fibra e água.

alface

Mexilhões

Este moluscos conseguirão encher-lhe o estômago rapidamente. São muito ricos em proteínas e têm elevado valor nutricional. Além disso, contribuem com muito poucas calorias, assim, ao vapor, com um pouco de limão e sal convertem se num alimento ideal para a dieta.

mexilhoes

Batatas cozidas

As batatas cozidas, em água ou ao vapor, encontram se entre os alimentos com maior poder de satisfação. Além de tudo, se não estiverem cozinhadas em gordura não têm muitas calorias.

batatas

Pão integral e cereais

O pão integral, e por extensão, todos os cereais integrais (incluídos a massa e o arroz) contêm mais fibra q os seus equivalentes refinados, deixando uma maior sensação de enfartamento e fazem com que o índice glicêmico se mantenha constante durante mais tempo.

pao integral

Aveia

A aveia é um cereal muito nutritivo, rico em proteínas e com grande quantidade de fibra, e por isso que um pequeno almoço com aveia pode converter-se num costume muito saudável e saciante.

aveia

Frutos secos

Os frutos secos, e as frutas cristalizadas, contêm muitas calorias, o seu poder saciante é enorme. Sobretudo se os mastigarmos bem antes de os engolir, o que aumenta a nossa sensação de saciedade. Nao convém é abusar na quantidade ingerida.

frutos secos

Abacate

Um alimento estrela em várias frentes da saúde. A gordura de abacate é excelente para o nosso organismo, se bem que contribui com uma considerável quantidade de calorias. Mesmo assim, contém muita fibra que nos ajudará a saciar o apetite.

abacate

Vegetais crus

As verduras e hortaliças cruas, como as cenouras, pepinos, rabanos, tomates cherry, etc...ajudam-nos a ter a sensação de enfartamento. Tem muita fibra e mastigar calmamente é a chave para uma melhor absorção.

vegetais crus

DIRETORA EDITORIAL EM O MEU BEBÉ. Especialista em temas de gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Crescimento