O meu bebé

O que é e como fazer um “Quiet Book”?

As crianças costumam ter muitos brinquedos didáticos para conhecer as cores, encaixar peças ou manipular diferentes texturas. O “quiet book” reúne todos estes tipos de brinquedos e, além disso, permite ser transportado para qualquer lado, podendo ser personalizado. Explicamos-lhe no que consiste e como fazê-lo.

O quiet book, que se poderia traduzir como livro calmo, livro silencioso ou livro sossegado, é um livro feito para manter as crianças relaxadas e concentradas. Geralmente este tipo de livro é feito de feltro e contém diferentes atividades com as quais as crianças aprendem, experimentam, apertam, atam, tiram, põem ou tocam nos diferentes elementos e texturas que aparecem nas suas páginas.

Pode fazer-se um quiet bookpara crianças de todas as idades, desde o mais simples para os bebés que têm poucos meses, passando por outros mais elaborados para crianças de 2 ou 3 anos que estão na sua etapa pré-escolar, até aos mais completos em cuja preparação e criação as crianças podem participar.

(Também lhe interessa: Brincadeiras de bebés que estimulam o seu desenvolvimento)

Como fazer um “quiet book”

Em primeiro lugar, temos de ter em conta que as páginas destes livros tão interessantes costumam ser grandes, com cerca de 25 x 25 centímetros, e podem ser temáticas, abordando as cores, as letras, os animais ou outro tema que se queira incluir.

A quantidade de combinações de materiais e atividades é infinita. E a verdade é que a imaginação e a habilidade para os trabalhos manuais são muito importantes para elaborar um bom quiet book para as crianças, embora sempre se possa recorrer à pesquisa dentro dos muitos tutoriais que se podem encontrar na internet. Em seguida vamos dizer-lhe quais os passos a seguir ilustrando-os com exemplos.

Fonte: Pinterest


Também lhe interessa…