O meu bebé
mibblogo

Como pintar um polvo, um desenho divertido

05 setembro 2017
Como pintar um polvo

Ainda antes de aprender a ler e a escrever, as crianças começam a desenhar. Esta atividade é uma forma de aprender que traz numerosos benefícios, pelo que é ideal para passar o tempo com os pequenos, de modo a criar e interesse e divertirem-se. Neste artigo vamos ensinar a desenhar um polvo!

Pintar e desenhar são atividades com as quais as crianças aprendem de uma forma divertida e são uma forma de se expressarem de um modo muito pessoal. Ao desenhar as crianças sentem-se felizes e a sua autoestima é reforçada, obtendo a segurança de conseguir alcançar os objetivos a que se propõem.

Pintar ajuda a eliminar o stress ao mesmo tempo que é uma atividade relaxante, tanto nas crianças como nos adultos, pelo que é uma excelente terapia. Além disso, controlar o lápis ou as tintas ajuda a regular e treinar os movimentos da mão, melhorando a sua motricidade. E, embora possa não parecer, desenvolve o seu cérebro, pois para desenhar usam-se ambos os hemisférios: o esquerdo, para a parte lógica, e o direito, para a parte emocional e criativa.

Desenhar abre a mente, desenvolve as capacidades críticas e cria um espaço para a espontaneidade e para a liberdade de criar o que cada um quiser.

(Também lhe interessa: Letras para pintar e imprimir)

Como desenhar um polvo, um dos animais mais engraçados

De entre todos os animais, o polvo é um dos mais chamativos e inteligentes. Incluído nos cefalópodes, é um animal invertebrado que tem oito tentáculos, com duas filas de ventosas cada um, com os quais se mexe e apanha as suas presas. É um animal com boa visão, embora não consiga ouvir, e tem três corações: um bombeia o seu sangue pelo corpo e os outros dois para as brânquias.

Para se defender dos predadores, o polvo fabrica tinta com a qual os impede de ver temporariamente e o seu corpo mole permite-lhe esticar-se, dobrar-se, esconder-se debaixo das rochas ou até mimetizar-se com o que o rodeia para passar despercebido, mudando a sua cor ou forma.

(Também lhe interessa: Desenhos de animais: cartões para colorir!)

A pupila do polvo é quadrada e é um animal que, se não encontra comida, pode sobreviver comendo os seus próprios tentáculos e, quando volta a ter presas para se alimentar, estes regeneram.

Nos vídeos que mostramos em seguida, descobrimos como desenhar um polvo, desde o modelo mais simples até ao mais espetacular. Como dissemos antes, desenhar é uma forma de potenciar a comunicação com os nossos filhos e traz vantagens a qualquer idade. Com prática, imaginação e habilidade, os mais pequenos vão ser capazes de desenhar polvos enquanto usufruem das possibilidades que sempre estão presentes numa tela em branco.

(Também lhe interessa: Dinossauros para crianças: 10 desenhos para colorir)

Imagem: PintayCrea

REDATORA EM O MEU BEBÉ. Coordenadora da secção doenças, e especialista em gravidez, bebés e crianças.

Também lhe interessa…