Neste artigo fizemos uma seleção dos que consideramos ser os personagens Disney que mais influenciam positivamente as crianças transmitindo-lhes valores como a amizade, a honestidade, a solidariedade ou o respeito pela natureza.
(Também lhe interessa: Filmes infantis: os 10 que triunfaram em 2016)
Os pais devem ter sempre presente qual o conteúdo audiovisual que veem os seus filhos. Como tal, é aconselhável que vejam o filme antes (no caso de nunca o terem visto), para determinar e avaliar se o filme pode afetar de algum modo as crianças.
Embora sejam filmes infantis e estejam recomendados para todos os públicos, nem sempre todas as crianças têm as mesmas reações perante as decisões da figura do vilão do filme, ou perante situações tristes e melancólicas. Ainda assim, os filmes dos personagens Disney que vamos citar não são aconselháveis para crianças com menos de cinco anos, especialmente porque é provável que não o percebam ou que não possam desfrutar completamente da história. Tudo depende de cada caso e até do momento.
…
Está de acordo com esta lista de personagens Disney? Quais são os preferidos do seu filho e com qual se sente mais identificado? Fale-nos sobre os personagens Disney preferidos dos seus filhos!
Bela
Bela, de “A Bela e o Monstro” é um personagem feminino cheio de valentia e sonhos. Comporta-se como uma mulher humilde de uma aldeia francesa, que adora os romances fantásticos e a beleza natural das pessoas. Na aldeia, por não estar corrompida por valores negativos como a inveja ou a ânsia de poder, todos a olham com curiosidade. Bela não é tímida e não tem medo de dizer o que pensa. É bondosa e também cuida dos mais necessitados. Os mais pequenos costumam gostar muito deste tipo de personagens que transmitem valores tão positivos e que atuam com tanta integridade e determinação perante os problemas.
Elsa
Elsa é um dos personagens favoritos da Disney-Pixar e é protagonista de “Frozen”. É uma mulher muito bonita e reservada que vive constantemente sob o temor do seu poder de congelar através do gelo. Por não querer fazer mal à sua família, isola-se no seu quarto durante anos. Não obstante, um dos momentos mais emblemáticos do filme acontece quando decide fugir e comportar-se sem medo e sem nervosismos, tal como é, ao ritmo do clássico “Já passou”. Neste momento vai ensinar às crianças que cada um se tem de aceitar tal como é pois é assim que floresce a beleza natural das pessoas.
Dory
Sem dúvida que a Walt Disney Pictures e a Pixar Animations Studio fizeram um trabalho excelente ao desenharem este personagem que, desde que apareceu em “À procura de Nemo” ganhou a confiança e a simpatia dos mais pequenos (e não tão pequenos). Este pequeno e ingénuo peixe sofre de perdas de memória a curto prazo, nunca se lembra de nada. No entanto, sabe muito bem fazer uso de valores como a bondade e demonstrou ser muito inteligente. Ama os seus amigos e, tal como pudemos ver no filme “À procura de Dory”, também a sua família. Este último filme fez-nos conhecer ainda mais um personagem que parecia muito simples, mas que na realidade é bastante complexo e está cheio de sentimentos positivos.
Simba
Simba é o protagonista de “O Rei Leão”, um dos clássicos imprescindíveis da Walt Disney Pictures. Quando é apenas uma cria, é um intrépido e valente personagem que gosta de correr e explorar. As crianças identificam-se muito com ele porque se comporta como é: uma criança que tem de aprender muito e ouvir os conselhos dos seus pais para os aplicar no momento oportuno. Quando cresce, transforma-se num leão responsável digno de ocupar o posto que um dia lhe deixou o seu pai, Mufasa.
Woody
Woody é o protagonista da que é, sem dúvida, uma das melhores sagas da Disney-Pixar, “Toy Story”. É um cowboy brinquedo e o boneco preferido de Andy, o seu dono, até à chegada de Buzz Lightyear. Este contratempo fá-lo enfrentar uma série de problemas e aventuras que o vão ajudar a perceber o verdadeiro valor da amizade. O personagem é uma das linhas condutoras do filme que também ensina aos mais pequenos que os brinquedos se têm de cuidar com carinho para que durem muitos anos, pois são uma parte importante da infância.