O meu bebé

Como escolher uma máquina fotográfica para crianças

Existe no mercado uma grande quantidade de máquinas fotográficas para crianças, pelo que é importante conhecer os aspetos básicos que se devem ter em conta para escolher a mais adequada para cada uma. Neste artigo explicamos-lhe tudo.

As câmaras digitais atuais tornam muito simples o processo de tirar fotografias, até para as crianças. O seu uso é muito comum e, se pensarmos que todas as crianças adoram imitar as ações dos adultos e que ficam encantadas com o facto de poder imediatamente, no ecrã do seu aparelho, a foto que tiraram, é lógico que queiram ter a sua própria máquina fotográfica.

As opções de câmaras fotográficas para crianças são inúmeras, pelo que é importante ter em conta determinados aspetos, de modo a escolher o modelo adequado.

(Também lhe interessa: Viciados em tecnologia)

Aspetos a ter em conta

O primeiro fator a ter em conta para escolher uma máquina fotográfica para crianças é a sua idade, dado que a câmara não será a mesma para uma criança de entre 3 e 5 anos, para quem existem as máquinas de brincar, e para crianças de entre os 7  os 10 anos, que já têm mais habilidade por mexerem nas consolas, tablets ou smartphones.

A maioria das máquinas são bastante completas, incluindo uma grande quantidade de opções das quais certamente uma criança não vai tirar partido. O ideal é escolher uma máquina com características básicas e simples, embora sejam interessantes as câmaras que incluem opções criativas, como por exemplo a possibilidade de juntar fundos e desenhos às fotografias.

Outro aspeto importante é a máquina para crianças ter se der resistente e fácil de mexer, pois é habitual as crianças deixarem cair coisas das mãos. Também existem modelos resistentes à água, que acabam com o medo da câmara cair na água.

As preferências das crianças também são importantes e por isso a câmara deve ser atrativa para eles. Existem no mercado modelos com formas extravagantes e cores chamativas, bem como com os seus personagens preferidos, como a Barbie, Hello Kitty, os Mínimos, Frozen ou Cars. Também se deve ter em conta que a câmara pode ter a opção de gravar vídeo, fazer zoom e ter um bom ecrã para se poderem ver as fotos que se vão tirando.

(Também lhe interessa: O computador para crianças)

Pormenores que ajudam a escolher máquina fotográfica

Numa máquina fotográfica para crianças os megapixels (resolução da imagem) não são um aspeto que se destaque dado que o mais importante é a criatividade e espontaneidade da criança. No que diz respeito ao preço, existem câmaras para todos os bolsos.

A última questão a ter em consideração, uma vez que tenha escolhido a máquina fotográfica para crianças, é verificar que esta tem incluídos todos os acessórios necessários para o seu uso, tais como o cartão de memória, as pilhas ou baterias necessárias, o carregador e o softwear para passar as fotos para o computador e poder retocá-las.

(Também lhe interessa: Tablets para crianças: lista de marcas e tablets)

Também lhe interessa…