O meu bebé

“Hansel e Gretel”, uma história que fascina as crianças

As crianças adoram os contos infantis porque, através dos personagens, podem viver as emoções dos protagonistas, tanto nos momentos felizes como nos inquietantes, e também pela curiosidade em saber como a história avança e o seu final. É o caso da célebre história de Hansel e Gretel.

As crianças precisam das histórias infantis para o desenvolvimento da sua imaginação e da sua mente. Desde os primeiros livros com desenhos e breves textos que os acompanham e que os pais leem aos mais pequenos, até que chega o dia em que são capazes de ler por sua conta, os contos infantis são muito benéficos para as crianças.

A vantagem de ouvir histórias, ou de as ler, em relação a vê-las na televisão está em que, ao repetir constantemente uma história de que a criança gosta, as palavras fazem com que, no fim, existam na sua mente e, inclusivamente, que a criança sinta e viva o que está a ler ou a ouvir. Por isso, as histórias permitem à criança imaginar o que lê ou o que ouve, enquanto com a televisão não tem de imaginar nada, pois o cenário já é proporcionado pelas imagens.

(Também lhe interessa: Histórias infantis: como ajudam as crianças)

A história de “Hansel e Gretel”

Apesar da história original de Hansel e Gretel ser uma crónica da Idade Média, que refletia o quão dura era a vida naquela época, a versão adocicada que publicaram os Irmãos Grimm converteu-se numa das histórias infantis de que as crianças mais gostam.

E não é apenas pelo gratificante que pode ser ouvir a interessante história contada pelos seus pais, ou por outra voz familiar. Um conto como Hansel e Gretel, com personagens que lhes podem meter medo, como os pais que abandonam os seus filhos ou uma bruxa que os quer comer, acaba por ser interessante para eles, pois também se sentem atraídos pela casa feita de doces, e ficam curiosos por saber como termina a história.

As histórias tradicionais, como Hansel e Gretel, encerram no seu enredo ensinamentos que as crianças podem extrair através da sua própria reflexão, o que os torna mais eficazes do que qualquer norma de moral que se lhes queira incutir.

(Também lhe interessa: Histórias adequadas para a criança consoante a sua idade)

Na história de Hansel e Gretel  os protagonistas conseguem livrar-se da bruxa, fugindo com os seus tesouros e voltando para junto do seu pai. No entanto, quando uma história fascina tantas crianças de todo o mundo, é normal que se façam sequelas. Hansel e Gretel – O regresso da bruxa é uma delas.

Graças a uma reza, a bruxa consegue sair do forno em que tinha ficado fechada e, fazendo-se passar pela professora da aldeia, consegue casar-se com o pai de Hansel e Gretel, passando a ser sua madrasta, com um claro objetivo: comê-los. Uma história impressionante, que lhes vai oferecer muitas tardes de histórias em família.

(Também lhe interessa: Histórias para dormir: as 10 melhores!)

Fonte: sehacesaber.org

Também lhe interessa…