O meu bebé

10 experiências divertidas para crianças

Gostaria de praticar experiências científicas, fáceis e divertidas, com os seus filhos? Eis uma forma excelente de lhes inculcar o amor pela ciência. Se gosta de fazer experiências em casa e quer divertir-se em família, não perca estas dez experiências para crianças!

A ciência é uma coisa mágica que fascina as crianças, que, desde muito pequenas, demonstram uma grande curiosidade por tudo o que as rodeia. Ainda que possam parecer uma coisa de crescidos, há experiências caseiras que os mais pequenos podem realizar com a ajuda dos pais, que lhes transmitem desta forma o amor pela ciência. As experiências científicas para crianças tornam possível o interesse da criança pela ciência, já que as veem como se fossem magia, ainda que, evidentemente, todas elas tenham uma explicação científica.

As crianças são curiosas por natureza e fazem perguntas constantes sobre tudo o que as rodeia. Deste modo, deve aproveitar essa curiosidade do seu filho para lhe apresentar alguns conceitos básicos de ciência. Para isso, escolha as atividades e experiências mais adequadas à sua idade, para que ele as possa entender facilmente.

Como ensinar ciência às crianças

Para ensinar os conceitos básicos da ciência às crianças, deve começar pelos conceitos que eles já conhecem. Por exemplo, um menino em idade pré-escolar já sabe que um brinquedo que se parte não se compõe sozinho. Por isso, pode ensinar-lhe que, ao cortar um raminho de uma planta, ao contrário do brinquedo, este voltará a crescer. Desta maneira, estará a ensinar à criança a diferença entre seres vivos e seres inanimados. Outra forma de demonstrar este conceito é mostrar-lhe como, dos caroços da maçã, ao serem plantados, nasce uma árvore.

Algo que fascina as crianças são as cores, outra boa forma de lhes inculcar conceitos científicos. Brincando com as cores, pode ensinar ao seu filho o que acontece quando se mistura o azul com o amarelo ou o vermelho com o amarelo. Outra experiência bastante simples consiste em encher um copo com três quartos de água, juntar duas colheres de bicarbonato, uma gota de corante para alimentos, e uns dez grãos de milho. De seguida, adicione umas gotas de vinagre e peça ao seu filho para observar como os grãos de milho desatam a dançar na água. Com esta simples experiência pode-lhe explicar que, quando o bicarbonato e o vinagre se combinam, libertam gás de dióxido de carbono, o que faz com que os grãos se movam.

Para além destes simples exemplos quotidianos, para ensinar o conceito causa/efeito, existem muitas outras experiências para crianças, fáceis e divertidas de fazer. Descubra as 10 experiências científicas infantis que temos para lhe propor!


Também lhe interessa…