O meu bebé

Como fazer o desenho de uma rã com as crianças

Está provado que desenhar e pintar, além de serem atividades muito divertidas, ajudam as crianças a relaxar-se, expressar-se e desenvolver a sua criatividade. Propomos-lhes um simples desenho para realizar com os mais pequenos da casa: o desenho de uma rã.

Para as crianças, pintar é uma atividade muito interessante e até uma das suas favoritas. Com folhas de papel e lápis de cor, marcadores ou tintas tem todo o material de que necessita para que os mais pequenos se entretenham com uma das atividades que consideram mais divertida.

Enquanto se entretêm ainda dão rédea solta à sua fantasia, sem se dar conta, o que potencia a sua criatividade, além de lhes trazer uma série de benefícios para o seu desenvolvimento.

Enquanto desenham, as crianças melhoram a sua motricidade fina e a manipulação de pequenos objetos e melhoram ainda a perceção e compreensão do espaço e do seu ambiente, ajudando-as a descobrir diferentes cores e texturas.

Através dos desenhos expressam as suas inquietudes e sentimentos, aprendem a apreciar o esforço, desenvolvem a sua criatividade e sensibilidade, e aumentam a sua autoestima enquanto se divertem, se relaxam e favorecem a sua capacidade de concentração.

Sendo assim… porque não investir um pouco de tempo de entretenimento familiar elaborando um divertido e simpático desenho de uma rã?

(Também lhe interessa: Dinossauros para colorir)

(Também lhe interessa: Desenhos para crianças: labirintos)

 

Curiosidades sobre as rãs

As rãs são anfíbios, geralmente de cor verde ou castanha, de pele grossa e com as patas traseiras longas que fazem com que sejam excelentes saltadoras. A membrana que une os dedos das suas patas permite-lhes nadar facilmente e a sua língua retráctil e pegajosa ajuda-as a capturar as suas presas.

Há muitas espécies de rãs, das mais pequenas, que medem apenas 7 milímetros, até às maiores, como a rã de Goliat, que chega aos 30 centímetros. Também existem rãs venenosas, como a rã dourada venenosa que, com um grama da toxina da sua pele, poderia matar 100.000 pessoas.

As rãs são ectotérmicas e adaptam-se à temperatura para sobreviver ao frio e ao calor. As que vivem em zonas muito frias são capazes de se congelar por fora durante o inverno, enquanto por dentro uma substância anticongelante preserva o seu organismo. Por outro lado, nas zonas desérticas, enterram-se na areia e criam um casulo com o qual conservam a sua humidade.

Ao contrário dos sapos, que não têm dentes, as rãs têm dentes na mandíbula superior. Não bebem água, exceto algumas espécies que o fazem através da sua zona pélvica, absorvendo o líquido pela pele. E é abrindo e fechando as pestanas que empurram a comida pela garganta.

(Também lhe interessa: Letras para pintar: imprima os 10 cartões!)

Como fazer o desenho de uma rã

Dada a grande quantidade de curiosidades existentes sobre as rãs, estas costumam ser um dos animais preferidos das crianças.

De facto, tanto se o seu filho adora rãs, como se precisa de desenhar uma para algum trabalho na escola, poderá aqui ver alguns exemplos de como fazer o desenho de uma rã, desde caricaturas divertidas até um desenho mais realista.

(Também lhe interessa: Como pintar um polvo)

Fonte: PintayCrea

Também lhe interessa…