Mi bebé y yo

Brincadeiras para um bebé de 9 meses

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Aos nove meses a curiosidade do bebé é cada vez maior. Necessita de conhecer coisas novas todos os dias e os seus movimentos para apanhar e mexer nas coisas são mais finos. Adora gatinhar, ir de um lado para o outro, sentar-se e, acima de tudo, divertir-se muito com as brincadeiras.

Aos nove meses os bebés são muito irrequietos e gostam de brincar com tudo o que tiverem ao seu alcance, andar por todo o lado à procura de novas atividades e encher e esvaziar caixas com todo o tipo de objetos. É muito importante verificar a segurança da casa como as portas, as gavetas e as tomadas, pois tudo é interessante para eles e já conseguem estar em pé com o apoio de um móvel ou outros objetos.

Com nove meses os bebés ouvem com mais atenção as canções e as conversas, são capazes de pronunciar algumas sílabas como “ma”, “pa””, “ta”, “ba” e algumas palavras através da imitação.

(Também lhe interessa: Bebé de 9 meses)

Estimulação da linguagem, da audição e capacidades cognitivas

  • Para a estimulação da linguagem podemos ensinar ao bebé a chamar o papá e a mamã sentando-nos à sua frente enquanto tapamos a cara e perguntamos “Onde está o papá ou mamã?”. Ao mesmo tempo que disser a palavra destape a cara. Outra das brincadeiras para bebés de nove meses seria ensinar a chamar os animais, mostrando-lhe diferentes animais e pedindo à criança que imite o seu som.
  • Aprender a seguir um ritmo ou a localizar um som são brincadeiras para um bebé de 9 meses que contribuem para a sua estimulação auditiva. Também podemos motivar o bebé a fazer movimentos como bater palmas ou dizer adeus e mostrar-lhe o  movimento para que o faça por imitação.
  • A estimulação cognitiva pode conseguir-se mostrando-lhe como se amassam e esticam certos materiais; ou jogar ao “Onde está a bola?”, com três copos e uma bolinha, pondo a bola num deles e trocando-os de posição para que o bebé adivinhe onde está.

(Também lhe interessa: Alimentação e sono do seu bebé de 9 meses)

Estimulação motora, tátil e socio-afetiva

  • Exercitar o gatinhar entre diferentes obstáculos, ensinar o bebé a descer de uma certa altura sem que o faça de cabeça, reforçar o gatinhar para subir escadas ou estimular o bebé para se pôr de pé são algumas das brincadeiras para a estimulação motora do bebé.
  • Brincadeiras com plasticina, ensinar o bebé a mexer-lhe, parti-la em pedaços, torná-la mais suave ou espetar objetos nela. Também mostrar a diferença de texturas dos objetos contribui para a estimulação tátil do bebé.
  • Para a estimulação socio-afetiva, podemos colocar-nos junto ao bebé, deitar coisas para um balde e, depois, esvaziá-lo esperando que o bebé se aproxime para se juntar à brincadeira. Este é ainda o momento de ensinar ao bebé o “sim”, quando apanhar um brinquedo, e o “não”, quando apanhar um objeto perigoso, como uma tesoura ou um isqueiro.

(Também lhe interessa: Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 9 meses)

Também lhe interessa

Brincadeiras para um bebé de 9 meses | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)