Mi bebé y yo

Brincadeiras para um bebé de 3 meses

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

As brincadeiras são uma boa maneira de nos relacionarmos com o bebé e fomentar paulatinamente o desenvolvimento das suas habilidades. Quando fazemos algum tipo de atividade com o nosso bebé, ajudamo-lo a aumentar a sua autoestima e a sentir-se estimulado com os sentidos e com a fala. Propomos-lhe várias brincadeiras para um bebé de 3 meses.

Propomos-lhe uma série de brincadeiras para bebés de 3 meses que a vão ajudar a relacionar-se com o seu filho e, principalmente, a fazer muitas coisas divertidas! A partir do primeiro dia de vida, o bebé interessa-se por conhecer o mundo que o rodeia e nós, como pais, devemos ajudá-lo a fazer as suas primeiras experiências e a receber informação básica que irá processar e classificar pouco a pouco.

(Também lhe interessa: 5 brincadeiras divertidas e estimulantes)

No entanto, deve ter em conta que nem todas as brincadeiras que sugerimos em seguida farão com que o bebé interaja convosco. Estas atividades têm como finalidade o desenvolvimento das suas habilidades sociais, emocionais, físicas e cognitivas. Não obstante, também vai conseguir que o bebé se ria muito e passem momentos muito divertidos.

(Também lhe interessa: Bebé de 3 meses: Desenvolvimento mês a mês)

Brincadeiras para um bebé de 3 meses

Embora seja provável que alguns não funcionem na primeira vez, deve continuar a tentar para que com o tempo o bebé comece a achar graça e dê uma agradável gargalhada. O seu envolvimento também vai depender da vossa atitude. Lembre-se: brincar com o bebé com alegria, sorrindo e com muita energia.

Está na hora de dançar!

Há alguma coisa mais divertida do que agarrar o bebé ao colo ao som de uma divertida canção infantil? É importante não ter a música excessivamente alta quando estiver a dançar com o bebé, segurar bem o seu pescoço e não o sujeitar a movimentos bruscos.

Comecem com movimentos suaves, combinados com alguns gestos um pouco mais rápidos, para balancear-se e dar voltas com ele, com muito cuidado. Ainda assim, os movimentos exagerados com as mãos e com o corpo, em geral, fazem rir os bebés. Dê ao seu filho o gosto de desfrutar um bom momento ao som da música!

Esta brincadeira também se pode fazer com uma canção cantada pelos pais. Quer cantem bem ou mal, o bebé vai adorar ouvir a vossa voz.

Olhem quem cá está!

Os bebés adoram tudo o que cria uma surpresa. A partir dos 3 meses, começam a entender a relação causa-efeito, por isso gostam tanto que os seus pais façam caras exageradas e divertidas.

Esta brincadeira consiste em esconder-se para que o bebé não vos consiga ver e, quando menos esperar, oferecer-lhe um sorriso exagerado e dizer-lhe: “Olhem quem cá está!”. Verão o que acontece. Mas não façam caras que metam medo nem usem caretas estranhas.

Vamos fazer caretas!

Ponha a língua de fora, sorria muito, abra e feche a boca em gestos exagerados. Verá que o bebé vai tentar imitar e passar momentos muito divertidos. Com esta simples brincadeira o bebé também aprende a repetir a mímica facial, o que o vai ajudar, pouco a pouco, a saber interpretar as emoções.

O que é que tenho em cima da cabeça?

Este é um dos mais divertidos! Brinque com o bebé utilizando tecidos ou objetos leves e cheios de cor. Depois passe-os com cuidado pela cara. Assim, vai ver as cores e sentir o vento que se gera ao passar um objeto à frente da sua cara. Também pode usar balões e brincar com eles, fazendo com que saltem para cima e para baixo à frende do bebé. Enquanto o fizer, pode dizer “Poim! Poim!”. Mas lembre-se que não deve deixar os bebés com fitas ou coisas que se possam enrolar ao seu pescoço ou ser ingeridas.

(Também lhe interessa: Brincadeiras de bebés que estimulam o seu desenvolvimento)

Costuma brincar muitas vezes com o seu bebé? Quais as brincadeiras para bebés de 3 meses que conhece? Partilhe-as com outras mamãs!

Também lhe interessa

Brincadeiras para um bebé de 3 meses | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)