Semana 34 | Revista O Meu Bebé

Semana 34

Semana 34

Portada34

Já está na 34ª SEMANA 
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

BEBÉ
As unhas das suas mãos já chegam à ponta dos dedos e o peso do seu bebé já ultrapassa os dois quilos. Durante as fases de vigilia tem os olhos abertos e fecha-os quando dorme.

MAMÃ
As contrações uterinas “de prepação” tornam-se mais frequentes, mas não são dolorosas. Dormir com tranquilidade começa a ser cada vez más difícil, não só porque a barriga se pode tornar incómoda, como também devido à preocupação com o parto.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – –

X PARTO X

Um parto como desejar

Quando começam as contrações, normalmente os médicos pedem à mãe para se deitar. No entranto, existem outras posições que permitem enfrentar a dor de melhor maneira. Trazemos algumas sugestões.

91497252

Já não falta muito para o final da gravidez e, com um pouco de medo, começa a pensar no momento do parto. Já se imagina ali, deitada numa cama da sala de partos, enquanto médicos e enfermeiros controlam tudo o que acontece. Mas podenão ser exactamente assim, porque não tem de ficar obrigatoriamente deitada. Mais ainda: já foi demostrado que, para aliviar a dor, agilizar a saída do bebé e acelerar o nascimento, a melhor posição não é deitada de barriga para cima.

+ Ler mais

1

DE PÉ
Como se faz
A mulher fica de pé, muitas vezes olhando o seu companheiro e com os braços em torno do seu pescoço. Depois, flexiona ligeiramente os joelhos, relaxando as pernas e deixando o peso nos braços do seu companheiro. Em alternativa, pode por-se de costas para ele, flexionando os joelhos, enquanto ele a segura pelas axilas. Em alguns hospitais, há cordas disponíveis para se agarrar. Estando de pé, se a mãe o desejar, pode andar entre uma contração e a seguinte.

Vantagens
A posição vertical permite utilizar a força de gravidade ao máximo, pois a mulher sente a pressão do peso do bebé e sente necessidade de fazer força de modo consciente. Esta posição também pode ser adotada para dar à luz, adaptando-se à saída natural do bebé. Neste caso, a mulher pode permanecer abraçada ao seu companheiro ou agarrada à corda enquanto a parteira se colocará atrás dela.

2

DE LADO
Como se faz
A mãe deita-se na cama, de lado, com a perna exterior dobrada até ao peito. Se se sentir mais confortável, pode pôr uma almofada debaixo da barriga ou do joelho.

Vantagens

É uma posição bastante relaxante, que elimina o inconveniente do peso da barriga nas veias, garantindo uma boa oxigenação, tanto do bebé como da mãe. A mulher consegue mover a pélvis (ou pelo menos uma parte) ou abrir, fechar e mover as pernas, em função de como se sentir mais confortável.

3

DE GATAS
Como se faz
Un mulher fica no chão, com os joelhos sobre uma esteira ou duas almofadas, enquanto apoia os braços na cama, nas pernas do seu companheiro, num pequeno bando, numa bola ou simplesmente no chão. O mais importante é que as costas formem um ângulo de 90 graus com as pernas, para não forçar a coluna. Se a mãe se apoiar numa superfície, também pode apoiar a cabeça de lado, para relaxar a musculatura cervical. De vez em quando pode balançar a pélvis para a frente e para trás, para esquerda e para a direita, para encontrar uma posição de alívio à dor e continuar com as contrações.

Vantagens

Tal como acontece quando a mãe se põe de cócoras, a abertura da pélvis aumenta em 30%. Para além do mais, a mãe consegue ter uma enorme mobilidade, algo impossível se estiver na cama. É uma posição muito confortável para a mulher, com as costas e os ombros relaxados, e também é útil para o companheiro e para a parteira, no caso de quererem fazer uma massagem nas costas. No entanto, nem todas as mulheres se sentem cómodas nesta posição, que pode ser constrangedora para algumas, especialmente se estiverem nuas. Neste caso, é fundamental assegurar a intimidade num quarto com a porta fechada.

4 4

DE CÓCORAS
Como se faz
A mãe agacha-se com as pernas fletidas e os braços são apoiados na cama ou numa cadeira. Em alternativa pode receber ajuda do seu companheiro que permanece sentado atrás dela, mantendo as pernas esticadas, enquanto ela fica agachada entre as suas pernas, apoiando-se nele. Nesta posição é importante que a mãe tenha os calcanhares bem pousados ​​no chão, para que possa descarregar o peso sobre a zona do fémur, enquanto que, nas pontas dos pés, haveria uma contração dos músculos posteriores das coxas e dos glúteos. Estes músculos têm de estar relaxados para facilitar a abertura do canal vaginal.

Vantagens

É uma posição fantástica por vários motivos: a coluna não se vê forçada, aproveita-se a força da gravidade para facilitar a descida do bebé e permite uma excelente abertura da pélvis (calcula-se que o seu diâmetro aumente aproximadamente 30% ) e do solo pélvico.

Muito útil durante o período de expulsão porque favorece a descida do bebé mas, se os músculos das pernas não estiverem bem treinados, pode ser difícil manter esta posição. Algumas mulheres preferem evitar esta posição dada a forte pressão sentida na zona perineal, porém, se o hospital o permitir, é a posição ideal para dar à luz.


X BEM-ESTAR X

Massagem perineal: como fazê-la corretamente

A partir desta semana pode começar a praticar a massagem perineal, que puede ajudar a reduzir o risco deepisiotomia e de lacerações durante o parto. Como fazê-la de modo correto?

barriga_66311365

A maioria das mulheres considera que o parto é uma fonte de stress e de dor. A isto pode somar-se o medo à episiotomia e às possíveis lacerações perineais. Infelizmente, as vantagens de ter um períneo flexível e com um bom tónus muscular que possibilite a saída da cabeça do bebé, são pouco conhecidas. No entanto, a massagem perineal durante a gravidez, aumenta a flexibilidade dos tecidos e diminui a resistência muscular, o que permite aumentar a flexibilidade do períneo durante o parto. Esta massagem também é muito útil pois permite o reconhecimento da sensação de pressão (posteriormente repetida na fase de expulsão) para poder relaxar no momento certo. Este tipo de massagem recomenda-se geralmente desde a 34ª semana de gestação.

+ Ler mais

shutterstock_100309940

COMO É EFETUADA?
Para fazer uma massagem no períneo é preciso um óleo natural (rosa mosqueta, amêndoas doces, etc.) ou um lubrificante aquoso, e um espelho para poder ver e identificar a zona. Os pasos a seguir são estes:

Primeiro deve lavar as mãos e escolher um sítio confortável. Pode utilizar o espelho para se ver e familiarizar com o períneo. Também é recomendável fazer este tipo de masaje depois de um duche quente, quando os músculos estão mais distendidos.

As posturas mais adequadas são de cócoras e reclinada, ainda que o importante seja sentir-se confortável. Para que não te magoes na massagem, é importante teres as unhas bastante curtas.

> Para a auto-massagem utiliza-se o dedo polegar, se for o seu companheiro, é melhor que use os dedos indicador e médio.

shutterstock_424377673

> Lubrifique os dedos com um óleo natural ou com um lubrificante aquoso. Não utilize nunca um óleo perfumado, ainda que seja indicado para crianças.

> Com as pernas afastadas, introduza os dedos na vagina, cerca de 3-4cm. Empurre o períneo para baixo, em direção ao reto e aos sides da vagina, firmemente mas com delicadeza, esticando a zona até notar uma leve sensação de ardor ou dor. Pode aumentar a abertura lateral à medida que disminui o desconforto. Mantenha a pressão durante dois minutos ou até se sentir desconfortável. Depois, segure esta zona com o dedo polegar e dedos opostos e descreva um movimento de oscilação durante 3-4 minutos. Durante a massagem, não pressione a abertura da uretra (em cima da vagina) para evitar possíveis infeções.

> Se fizer esta massagem diariamente, numa semana começará a notar resultados no períneo, e a vagina aumentará a sua flexibilidade e capacidade de abertura.

QUANDO É CONTRAINDICADO?
> São poucos os casos em que a massagem perineal não pode ser realizada.
Por exemplo, convém evitá-la se sofrer de infeções vaginais, se tem lesões vaginais, placenta prévia ou se existe uma ameaça de aborto prematuro, rotura prematura de membranas ou/e se tem uma cesariana marcada.

X EXERCÍCIO X

‘Watsu’ em 10 pasos

Já ouviu falar da watsu? Este tipo de massagem na água permite libertar-se da dor física, tornar o corpo mais leve e atingir um estado de relaxamento profundo para o grande evento que se aproxima.

W1

1 EM QUE CONSISTE
Esta técnica tem origem na medicina tradicional chinesa. O seu nome deriva da contração de duas palavras, water e shiatsu, ou seja; é a prática da massagem shiatsu na água à temperatura corporal, o que é ideal para conseguir um relaxamento profundo.

> Segundo a medicina tradicional chinesa, o estado de saúde do organismo está relacionado com o fluir contínuo do Qi (energia vital) ao longo de um sistema de canais, chamados meridianos, nos quais se encontram os pontos chave. Estes pontos são tratados com acupunctura e com shiatsu, na intenção de recuperar o equilíbrio energético. Em 1980, o californiano Harold Dull começou a praticar exercícios de Zen Shiatsu em água quente. O grande sucesso de Dull, que aprendeu esta técnica no Japão, foi entender que também a água podia recolocar a energia vital em circulação através da massagem ao corpo.

+ Ler mais

2 PARA QUE SERVE
Como é sabido, a água ajuda a aliviar as tensões e o stress. Por outro lado, a massagem é um modo de relaxar extremamente positivo para a mãe e para o bebé que está a caminho. Os neurofisiologistas, que estudam o funcionamento do cérebro, descobriram que as imersões em água morna permitem entrar num estado de profundo relaxamento, durante o qual aumenta a sincronização entre o hemisfério direito (que comanda as emoções) e o hemisfério esquerdo (que rege a parte racional).

> Quando o cérebro se encontra em harmonia produz ondas theta, características dos estados de meditação, para além das endorfinas, substâncias que favorecem um profundo bem-estar.

W2

3 AS VANTAGENS PARA O ORGANISMO
O watsu é bastante útil para obter um bom nível de bem-estar do organismo.

> Graças ao contacto com a água, as tensões e as dores nas articulações desaparecem, enquanto que os músculos se distendem. A coluna vertebral, finalmente livre de peso, pode ondular. Qual é o resultado? Uma posição corporal mais correta.

> As posições do watsu podem mesmo solucionar as contraturas musculares, como por exemplo em relação à coluna vertebral, que se vê desbloqueada através de um exercício efetuado a partir do “berço da respiração” (ver quadro): o casal descreve movimentos circulares com o corpo como se desenhasse o número oito; deste modo, toda a coluna vertebral é libertada, desde o osso sacro até à nuca.

> A contínua massagem exercida pela água permite que a musculatura ganhe tónus, favorece a circulação e a drenagem linfática. As vantagens também se podem observar fora da água: as pernas desincham e o cansaço desaparece. Do mesmo modo, também a respiração se torna mais profunda e regular. A angústia, frequente na gravidez, vê-se aliviada porque a água tem um poder relaxante: a tensão regula-se e é possível dormir melhor sem recorrer a fármacos.

> Os músculos involuntários que controlam os órgãos internos também são estimulados o que, por consequência, melhora o funcionamento do estômago e do intestino.

w3

4 BENEFÍCIOS PARA A MENTE
O watsu é, essencialmente, uma espécie de “meditação aquática” durante a qual é possível identificar e eliminar as tensões emocionais. Mas, de qualquer forma, a experiência de se deixar, literalmente, nas mãos de alguém, é única: conseguir deixar-se fluir ajuda a ganhar confiança nos outros e em nós próprios.

> Harold Dull disse: “O facto de se deixar mover livremente na água e ser continuamente levado à posição fetal permite que o adulto encontre no seu interior um remédio para a dor e para a sensação de perda que transporta consigo desde o nascimento”. As mulheres mais recetivas conseguem, inclusive, passar por uma profunda regressão, em que algumas delas afirmam ter “chegado aos eixos essenciais” da sua vida. Porém, isto não acontece a todas, mas antes de começar os exercícios, o terapeuta avisa que esta possibilidade existe. Também há quem enfrente esta experiência com racionalidade: não é fácil conseguir soltar-se completamente, ainda que a experiência seja sempre agradável.

piscina_81440803

5 UMA AULA
Geralmente o watsu é praticado em piscinas especiais de água morna, que medem entre1,20 e 1,40 metros, e habitualmente estão a aproximadamente 34-35 ºC. Esta atividade conta com a presença de um instrutor que apoia e desenvolve uma função de “contenção emotiva”, ainda que também possa ser efetuada com o companheiro. Os exercícios são simples e o terapeuta ajuda a mãe nos seus movimentos.

• A chamada “dança da respiração” consiste em deixar-se levar pela água, um em frente do outro, sincronizando a respiração com o companheiro. A grávida tem as pernas afastadas e os braços esticados. Durante a inspiração as pernas fletem e abrem durante a expiração.

• O instrutor tem a futura mãe entre os seus braços, segurando o corpo pela base do osso sacro, e embala-a docemente na água para favorecer uma relaxação completa.

• Com um dos braços, o instrutor segura o joelho da mãe e, com o outro, segura a sua cabeça. Deste modo ajuda-a a mover-se seguindo o ritmo da respiração.

• O instrutor sustem a mãe nos seus braços, de modo a que uma perna esteja completamente relaxada e, nesta posição, começa a girar na água. Os movimentos de rotação ajudam o períneo a relaxar. As aulas não duram mais de 20 minutos, porque a água morna pode fazer descer a pressão sanguínea.

w4

6 A DURAÇÃO DO CURSO
A futura mãe pode optar por participar num curso de watsu desde o princípio da gravidez e, se o desejar, até ao momento do parto.

> Hoje em dia, o watsu é aplicado em centros de bem-estar e ginásios especializados.

7 COMO SE APLICA
É aplicado através da experiência de formas específicas de relaxamento de respiração controlada, com o objetivo de aliviar as tensões e a angústia. Isto será extremamente útil para a mãe no momento do parto.

8 PRÓS E CONTRAS
A água morna ajuda a deixar-se levar e transporta-a a um agradável estado de profundo bem-estar que envolve o corpo e a mente.

> Em relação às mães mais angustiadas, os cursos pré-parto watsu ajudam a regular a pressão arterial sem recorrer a medicamentos.

> Os problemas físicos característicos da gravidez, como a dor de costas, e as questões relacionadas com a circulação sanguínea e a prisão de ventre, veem-se atenuados.

> A futura mãe aprende a conhecer o próprio corpo e a aceitar as mudanças causadas pela gravidez, como consequência, o contacto físico com o companheiro torna-se mais agradável para ela.

No entanto, é importante tomar algumas precauções com o watsu em determinados casos:

> Não pode ser praticado com febre acima de 38ºC, assim como se padecer de problemas pulmonares graves, infeções das vias urinárias, ou se tiver feridas abertas.

> Também não é conveniente praticá-la se se encontra sob ameaça de aborto ou de parto prematuro.

shutterstock_597195038

9 O QUE PODE FAZER SOZINHA
No mar, quando a água atinge uma temperatura alta, a futura mãe e o seu companheiro podem praticar os exercícios aprendidos durante o curso.

10 ADVERTÊNCIAS
É necessário ter a autorização do ginecologista antes de proceder a este tipo de preparação.

> Também deve consultar o médico em caso de sofrer infeção cutânea, subidas acentuadas da pressão sanguínea ou cardiopatias, já que estes problemas se podem agravar durante a imersão em água quente.

> Se sofrer uma reação cutânea ao cloro, deve pedir uma opinião ao seu médico, e se passou por uma intervenção cirúrgica recentemente, proceda do mesmo modo.

XSAÚDEX

O horóscopo do seu bebé

É seguidora do horóscopo? Se assim for, de certeza que já sabe qual é o signo do seu bebé (a não ser que o parto se antecipe). Damos-lhe as características gerais de cada signo!

shutterstock_705654406

aries_147133895CARNEIRO
Adeus à paz e à tranquilidade. A vossa vida será definitiva e completamente alterada.
Logo nos primeiros dias, o recém-nascido vai deixar claro que é ele quem manda, gostem da ideia ou não… Extremamente vivo e hiperativo, um pequeno Carneiro é dinamite em estado puro, logo, é preciso tratá-lo com cautela. Assim que tenha alguma autonomia é melhor não o perder de vista: é corajoso até ser inconsciente, entra em situações perigosas mais depressa do que vocês são capazes de as prevenir. Impetuoso e agressivo, acha que deve sair airosamente de qualquer zanga ou discussão com os seus amigos, o que significa que será fácil encontrá-lo, por vontade própria, embrenhado em profundas zangas. Para sobreviver, tentem que pratique um desporto de que goste, irá ajudá-lo a descarregar de forma saudável a sua enorme energia sem que esta afete os outros.

+ Ler mais

tauro_147134000TOURO
O nascimento de um pequeno touro é motivo de alegria: esta é uma criança tranquila,
pacífica, muito ocupada a devorar as suas refeições e, se possível, a pedir um pouco mais. Afetuosa e expansiva, geralmente mantém uma excelente relação consigo mesma e com os outros. Assim que comece a falar tratará de expressar as suas prioridades. Em relação à comida, perguntará se é boa ou não; e se se trata de qualquer outra coisa perguntará quanto custa. A bem, é obediente e flexível, a mal, é obstinada até ser impossível mudar aquilo que ela decidiu. O contacto com a natureza é algo importante para ela, por isso, procurem mantê-la o mais tempo possível ao ar livre. Deve ser educada no conhecimento da música, assim como da poesia e todas as formas de expressão artística.

geminis_147133940GÉMEOS
A vossa casa vai ficar repleta de alegria se tiveram um pequeno Gémeos.
A sua simpatia é irresistível desde o início. Inclusive quando não fala consegue comunicar perfeitamente através da mímica, os gestos e as caretas, fazendo rir toda a família. É uma criança viva e, muitas vezes, também precoce, interessada em tudo aquilo que a rodeia e insistente na satisfação da sua imensa curiosidade. É extremamente sociável, está sempre rodeada de amigos, mas também se relaciona com os adultos sem problema. Não é uma criança tranquila, precisa de inventar continuamente jogos novos, como tal, tratem de lhe contar muitas histórias diferentes e de responder a todas as suas perguntas. É muito importante ensinar-lhe a não se conformar com informações superficiais ou conhecimentos a meias, para que adquira rapidamente o costume de aprofundar.

cancer_147133997CARANGUEJO
Um pequeno Caranguejo consegue despertar sentimentos de ternura
inclusive na pessoa mais dura. É a criança por excelência, que sempre tem necessidade de ser protegida por alguém. É uma “coisinha” doce que abraça toda a gente e que precisa que tratem dela, compensando as atenções com grandes sorrisos e mimos em abundância. Por vezes mostra-se receosa e insegura, custa-lhe muito ganhar autonomia e separar-se das saias da mãe e do apoio do pai. É extremamente sensível e tudo a surpreende, muitas vezes tem caprichos desproporcionados porque está convencida que as suas exigências serão imediatamente satisfeitas. Não devemos ser demasiado protetores com uma criança Caranguejo, porque será um bom argumento para não crescer e assumir os seus próprios compromissos e responsabilidades.

leo_147133961LEÃO
Preparem-se para lhe dedicar toda a vossa atenção,
quer gostem da ideia ou não. Geralmente, e sem qualquer esforço, são crianças fantásticas, espontâneas e rápidas. Irá converter-se no centro do vosso mundo, aproveitando-se disso sem qualquer pudor. Está convencida de que tudo o que a rodeia é seu e tende a portar-se como se o mundo fosse propriedade sua. Naturalmente que será necessário fazê-la compreender que não é assim e que os outros têm exatamente os mesmos direitos. A sua melhor virtude é o entusiasmo com que enfrenta tudo o que lhe acontece, como se fosse uma aventura maravilhosa para a qual foi chamada. Quando cresce, será facilmente reconhecida entre os amiguinhos pela sua vivacidade e também pelo carácter; empreendedor e com espírito de iniciativa.

virgo_147134003VIRGEM
Um pequeno Virgem entrará na vossa vida nas pontas dos pés, quase a pedir desculpa
pelo incómodo que causou a sua chegada. Não faz demasiadas perguntas, basta-lhe sentir-se limpo e cuidado, demonstrando, desde o princípio, ser basicamente prático. São crianças tranquilas, reservadas, não gostam de jogos agressivos nem de companhia barulhenta; assumem facilmente o papel de viver em grupo, deixando-se levar pelos colegas com mais iniciativa. Minuciosos em tudo o que fazem, esforçam-se muito por conseguir os seus objetivos e fazer as coisas o melhor possível. Ao ser repreendido ou não se reconhecer adequadamente o seu trabalho, zanga-se profundamente. Devem ensiná-lo a ganhar fantasias e a traçar metas ambiciosas, para que tenha consciência de que, se o desejar, não existe nenhuma razão para ter um “papel secundário”.

libra_147133889BALANÇA
Uma criança nascida sob o signo Balança é uma delícia absoluta.
São crianças extremamente afetuosas e expansivas, geralmente muito unidas aos seus pais. São muito doces, necessitam serenidade e harmonia à sua volta e, sobretudo, sentir-se queridas pelos que a rodeiam. Uma criança Balança nunca deve ser tratada com pressa, já que ela o sentirá como uma falta de afeto e entrará em crise. É sociável e depressa estabelece uma boa relação com as crianças da sua idade e com os adultos. São vaidosas e gostam de estar bem vestidas e bem penteadas. Muitas vezes são bastante indecisas e não sabem o que querem: devem ser educadas de modo a ganhar segurança e, especialmente, força de vontade.

escorpio_147133955ESCORPIÃO
A criança Escorpião observa com intensidade,
mas esconde-se ao pressentir o interesse dos outros na sua pessoa. Brusca, misteriosa e esquiva, ainda que também seja generosa, raramente revela os seus pensamentos e emoções por medo a ser julgada como “má”. Ouça-a e evite dar opiniões intimidantes, contra as quais se revoltará. A sua inteligência aguda é combinada com uma visão excecional, assim como uma enorme vontade e determinação. É conveniente que esta energia seja dirigida a objetivos que valham a pena. Permita que se expresse através da música, do teatro e do desporto: assim ganhará confiança no seu corpo e na sua voz.

sagitario_147133958SAGITÁRIO
Um pequeno Sagitário é como um raio de luz que ilumina a vida:
assim que chega enche a vida de todos de alegria e otimismo. É uma criança muito viva, por vezes hiperativa, que confia nos outros. Aberta e sociável, sente-se bem com qualquer pessoa que tome conta dela, imediatamente estabelece amizade com as crianças da sua idade, graças à sua simpatia e disponibilidade. Gosta de desporto e da vida ao ar livre: recordem que sempre deve desfrutar dos dois. A sua candura, quase sempre, se traduz em ingenuidade ao crescer, e tem de aprender a controlá-la para que não se converta em alvo das piadas dos outros mas, principalmente, para que não se exponha a perigos e desilusões causadas pela excessiva confiança nos outros.

capricornio_147134012CAPRICÓRNIO
Uma criança Capricórnio parece observar-nos com a máxima seriedade
desde pequenina, talvez para analisar exatamente qual é a solidez da família em que nasceu. É uma criança precocemente adulta, cuja máxima ambição, desde os primeiros anos de vida, é fazer tudo por si mesma e sem a ajuda de ninguém. Muitas vezes, não pede qualquer esforço por parte dos pais; quando nasce já tem as ideias bastante claras sobre o que fará de si própria no futuro. Não é muito expansiva e não gosta de lisonja; é, e sempre será, muito reservada. Necessita de segurança e estabilidade à sua volta, e as alterações incomodam-na. No seu grupo de amigos ocupa sempre uma posição inicialmente pouco importante que, pouco a pouco, predomina sobre os outros.

acuario_147134006AQUÁRIO
Nasceu um pequeno Aquário? É melhor consciencializarem-se desde já que o poderão dominar durante pouco tempo:
rapidamente agirá por si só e fará exatamente aquilo que pretende. É uma criança precocemente independente, autónoma, e extremamente sociável. Hiperativa; necessita que a mantenham o mais ocupada possível, com estímulos contínuos, tanto físicos como intelectuais. Possui grandes habilidades manuais, é a típica criança que se diverte a desmontar os brinquedos para perceber como estão feitos. Dos brinquedos passa muito depressa a tudo quanto se encontrar à sua volta. Se pretendem encontrar a casa em perfeitas condições, é melhor exercerem uma boa vigilância sobre este pequeno Aquário. Gosta imenso de estar com os amigos, acaba sempre com os mais agressivos e os mais tímidos e, assim que puder, forma um grupo compacto e variado de amigos dos quais não se quererá separar.

piscis_147134138PEIXES
Um pequeno peixes conquista-os assim que nasce.
Rapidamente consegue demonstrar a criatura fascinante que é; capaz de atrair toda a gente com a sua doçura. É extremamente sensível, muitas vezes tímida e medrosa, desde pequenina que é uma sonhadora, que gosta mais de se fechar com as suas fantasias do que entrar em jogos que impliquem muito movimento. Sente-se extremamente unida aos seus pais e necessita da sua proteção e dos afetos derivados da sua presença para se sentir segura. Gostaria de continuar a ser criança durante muito tempo, porque depressa compreende que isto lhe permite manter-se longe das responsabilidades, pelas quais sente uma aversão inata. Os pais devem esforçar-se por educá-la com os pés na terra; ensinando-a a enfrentar as dificuldades e os pequenos problemas da vida sem demasiadas feridas interiores.

———————————–

OBRIGADO POR NOS LER
Receberá o próximo número
da revista na semana que vem

———————————–

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.