Junho 2017-1 | Revista O Meu Bebé

Junho 2017-1

Junho 2017-1

Portada1

 NUTRIÇÃO 

Arco-íris de saúde

A estação do sol traz consigo uma festa de cores e sabores. E as prateleiras de frutas e legumes transformam-se num refrescante e delicioso arco-íris de saúde

arco

AS FRUTAS DO SOL

O alperce ou damasco
Muito apreciado pelas crianças devido ao seu sabor doce, é muito rico em betacaroteno, o que o torna a fruta ideal para proteger a pele e as mucosas gastrointestinais, bem como para manter a visão em perfeitas condições. A ação antioxidante do betacaroteno é muito útil para prevenir o ataque dos radicais livres, a ponto de haver vários estudos que lhe atribuem mesmo a capacidade de proteger de vários tipos de tumores.

UM CONSELHO
Os damascos com teor nutritivo mais elevado são os de polpa sumarenta, não farinhenta, e cujo caroço se desprende facilmente.

A melancia
Com a sua percentagem de água superior a 95%, está entre as frutas mais refrescantes. Apesar do seu sabor doce contém muito pouco açúcar e proporciona apenas 15 calorias por cada 100gr de polpa.
– É ideal para quem quer controlar o peso devido à sua ação diurética e depurativa, é também descongestionante das vias respiratórias e protetora do fígado.

UM CONSELHO
Pode tornar-se indigesta quando consumida à sobremesa. É melhor comê-la entre refeições.

O melão
É muito rico em sais minerais, como o potássio, e em vitaminas, que fazem do melão (principalmente o amarelo) um suplemento dietético muito natural.
– O melão repõe os minerais, tonifica, combate a anemia e parece ser eficaz na prevenção de enfartes e derrames cerebrais, graças à presença da adenosina, um composto com propriedades anticoagulantes.

UM CONSELHO
As variedades típicas do verão, de polpa amarela, contêm mais açúcar e muito mais vitaminas do que as variedades de polpa branca.

pruna

A ameixa
Graças ao seu conteúdo em açúcares simples, as ameixas combatem a fadiga.
– É uma fruta rica em vitaminas (principalmente a A) e enzimas. Tem propriedades diuréticas, desintoxicantes e estimulantes do sistema nervoso, principalmente quando consumida em jejum. A presença de fibras solúveis e de alguns componentes específicos também lhe garantem uma ação laxante.

UM CONSELHO
As melhores frutas, e as mais digestivas, são as que estão bem maduras, tenras e de polpa sumarenta.

A cereja
As primeiras cerejas chegam ao mercado em abril ou maio, mas o seu ponto alto de produção é em junho.
– Proporcionam poucas calorias, cerca de 38 por cada 100gr de polpa, e têm uma ação depurativa do sangue e desintoxicante. Graças ao seu conteúdo em sais minerais as cerejas repõem o nível dos mesmos no nosso organismo.

UM CONSELHO
Para usufruir de todas as suas propriedades, as frutas devem ser cheias, com a pele lisa e brilhante, e os pedúnculos de cor verde claro.

PRIMÍCIAS DA HORTA

verdura1

A cenoura
É um reservatório natural de vitamina A, proporcionada sob a forma do seu precursor, o betacaroteno. Além de estimular a produção de melanina (o pigmento protetor que nos põe morenos), o betacaroteno transforma-se em vitamina A no organismo, melhorando a visão e protegendo a pele e as mucosas.
– É ideal para proteger do sol a delicada pele das crianças e para evitar que apareçam estrias nas “zonas de risco” da futura mamã.

UM CONSELHO
As cenouras mais pequenas, de cor mais acentuada, são as mais ricas em betacaroteno. Para se certificar quanto à sua frescura, experimente dobrá-las: se forem flexíveis, mesmo que ligeiramente, não estão frescas.

O pepino
Contém mais água do que o leite, até 96,5gr por cada 100gr de pepino.
– Por este motivo, é um alimento magnífico para matar a sede, perfeito para hidratar o organismo de mães e filhos, especialmente expostos ao risco de desidratação estival. Não é nada calórico (apenas 14kcal por cada 100gr), atua como um discreto diurético e é o indicado em dietas hipocalóricas, para as futuras mamãs com tendência a ganhar mais peso do que o pretendido.

UM CONSELHO
Se se come cru, em saladas, é preferível consumi-lo com a pele, uma vez que é aí onde se concentram os seus principais benefícios.

O tomate
Praticamente sem teor de gorduras, fornece pouquíssimas calorias (apenas 19 por 100gr de tomate fresco), contém muitas vitaminas A e C, e é rico em sais minerais, em especial o potássio e o cálcio, o que o transforma num alimento magnífico para matar a sede e para repor os minerais no organismo. Também se destaca a presença de licopeno, com as suas propriedades antioxidantes, protetoras da pele e preventivas de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de tumores.

UM CONSELHO
A maior quantidade de licopeno está nos tomates de cor mais viva. Estes são também os mais adequados para fazer saladas.

verd3

O pimento
O pimento doce, tanto o amarelo como o vermelho, contém uma grande quantidade de vitamina A, mas, além disso, é também muito rico em vitamina C (proporciona três vezes mais do que as laranjas).
– É perfeito para evitar infeções, reforça os vasos sanguíneos e tem uma ação preventiva nos problemas de fragilidade capilar que costumam afetar a futura mamã. Atua, igualmente, como estimulante gástrico, combatendo a típica falta de apetite das crianças no verão.

UM CONSELHO
Para que os pimentos sejam mais digestivos, convém passá-los ligeiramente pelo lume, de modo a facilitar o desprendimento e a eliminação da pele, que é a sua parte mais indigesta.

 A beringela
A beringela contém solasonina e nasunina, que estimulam a contração dos músculos do aparelho digestivo, naturalmente “preguiçosos”, devido à situação hormonal característica da gravidez.
– A ação digestiva da beringela é reforçada pela presença de substâncias amargas, que também favorecem a secreção da bílis e que têm um papel fundamental na redução do nível de colesterol.

UM CONSELHO
É bom comer as beringelas com pele porque é onde se concentram os seus princípios ativos.

A alface
A alface contém vitamina A, uma grande quantidade de vitaminas C, PP e B2, e uma pequena quantidade de cálcio, fósforo e ferro.
– Produz uma ação suavemente laxante e é um alimento muito refrescante. Além disso, para as futuras mamãs que vivem a gravidez com um pouco de ansiedade, a alface pode ter um certo efeito calmante e sedativo, graças ao seu conteúdo em brometo de cálcio.

UM CONSELHO
Nas partes menos frescas da alface aumenta a concentração de nitratos, substâncias que devem ser evitadas, principalmente pelas crianças.

ler mais

 BELEZA 

Sol seguro para si e para o seu bebé

Com a chegada do verão aumentam as horas passadas ao ar livre. Vejamos todas as precauções que deve tomar para uma correta exposição ao sol, sem correr riscos de eritemas ou queimaduras.

sol

Escolher o horário adequado
– Para as crianças mais pequenas, com menos de um ano, a exposição ao sol deve ser reduzida às primeiras horas da manhã, no máximo até às dez, e ao fim da tarde, das cinco e meia em diante. No caso dos adultos e das crianças um pouco mais velhas, de um a três anos, a exposição matinal pode-se estender até às onze, e a exposição da tarde pode ser a partir das quatro e meia.
– O uso de um boné ou chapéu é recomendável tanto para a mamã como para o bebé, embora seja preferível tirá-lo se o fizer suar ou causar irritações no couro cabeludo.

Protetores solares: obrigatórios
– A aplicação de um creme protetor não impede a ação benéfica do sol nem o que a pele se bronzeie.
A escolha entre creme, leite ou spray depende das nossas preferências. O índice de proteção deve ser muito elevado nos primeiros dias de exposição, quando a pele está mais clara. Quando começar a bronzear, pode usar produtos com um índice mais baixo, mas sem nunca prescindir do protetor.
– A aplicação do protetor solar deve ser repetida de hora e meia em hora e meia, e após cada banho, mesmo que o rótulo diga “à prova de água”.

Os cuidados pós-exposição
O uso de um bom hidratante depois da exposição ao sol ajuda a recuperar a integridade da barreira cutânea, alterada pelos raios solares.
– É importante escolher um produto hidratante sem perfume e, no caso das crianças, que tenha sido pensado para os mais pequenos.
– Se a pele foi devidamente protegida, não tem porque ficar avermelhada depois da exposição ao sol. De qualquer modo, em caso de queimaduras ou eritema, deve proteger imediatamente a criança dos raios solares diretos.

É melhor optar por filtros físicos
Os filtros físicos (também chamados minerais) são preferíveis aos químicos, principalmente para as crianças mais pequenas, uma vez que os filtros químicos podem causar alergias.
– Além disso, os filtros físicos costumam deixar uma película branca sobre a pele, o que permite comprovar quando está na hora de voltar a aplicar o produto.
– Há também à venda cremes com cor: deste modo, além de serem divertidos para as crianças, a mamã pode verificar se aplicou produto suficiente por todas as partes do corpo do filho.

ler mais

 DIVERSÃO 

Brincadeiras in&out

Sugerimos-lhe brincadeiras para se divertirem juntos, fora e dentro de casa.

brinca

SONHAR E CRIAR DENTRO DE CASA
Em casa, os nossos filhos guardam os brinquedos como tesouros; sonham acordados com eles e põem a sua criatividade e imaginação à prova. Os jogos de interior exercem um fascínio especial, uma vez que proporcionam à criança um vasto leque de possibilidades para se divertir e aprender. Temos, por um lado, as atividades criativas como as brincadeiras relacionadas com a pintura, a papiroflexia ou qualquer outro trabalho manual. Por outro lado, podemos usufruir dos jogos de mesa, um clássico para fomentar a aprendizagem da criança. Isto sem esquecer os contos e os disfarces, que permitem à criança a sonhar com mundos cheios de fantasia. Brincar com bonecos ou fazer puzzles são outras atividades que também podem ser feitas em conjunto, dentro de casa.

CORRER E SALTAR AO AR LIVRE
Com a chegada do bom tempo, brincar ao ar livre é uma experiência maravilhosa e enriquecedora para os mais novos. Sair de casa oferece às crianças a possibilidade de explorar novos mundos e de beneficiar da brisa primaveril e da luz solar. Os espaços abertos oferecem muitas opções: os clássicos jogos de bola, as fantasiosas construções na areia da praia ou as divertidas brincadeiras com a água, que tanto agradam aos mais novos. Além disso, o exterior oferece-nos com a oportunidade de organizar divertidas atividades em família, como patinar, andar de bicicleta ou soltar papagaios de papel. Também podemos construir juntos uma cabana ou ficar a contemplar as estrelas durante a noite. É diversão garantida para toda a família.

ler mais

  TESTE  

Quanto sabe sobre a gravidez?

Descobriu que está à espera de um bebé? Ponha à prova os seus conhecimentos sobre a gravidez com o nosso teste!

2288505BSI

BEM-ESTAR
1. Nas primeiras semanas, é normal ter leves perdas de sangue. Como tal, não há motivo para alarme.
A > Verdadeiro: sempre que as perdas sejam pequenas ou apenas umas gotinhas.
B > Falso: uma perda de sangue, ainda que seja mínima, pode indicar a presença de um problema. É conveniente fazer uma ecografia de controlo o mais depressa possível.

2. É preferível evitar as relações sexuais nos últimos meses, pois poderiam induzir o parto prematuro.
A > Verdadeiro: o líquido seminal contém prostaglandinas, hormonas que atuam no colo do útero e que podem induzir a dilatação prematura.
B > Falso: se não existem complicações, as relações sexuais podem manter-se até ao último dia.

3. Qualquer medicamento que entre na circulação do organismo materno passa para o feto e pode ser prejudicial
A > Verdadeiro: por esta razão, durante a gravidez, é preferível evitar o consumo de medicamentos.
B > Falso: nem todos os medicamentos são perigosos para a criança. É o ginecologista quem deve decidir a conveniência ou não de um determinado medicamento.

4. Durante a gravidez, podem produzir-se contrações uterinas totalmente inócuas.
A > Verdadeiro: não há motivo para alarme, sempre que as contrações sejam leves e não dolorosas.
B > Falso: as possíveis contrações antes do final da gestação constituem um sintoma de ameaça de parto prematuro e deve consultar-se o médico.

ALIMENTAÇAO
5. Não é bom beber muita água porque provoca retenção de líquidos.
A > Verdadeiro: a água fica retida nos tecidos e causa edemas.
B > Falso: beber água em abundância ajuda a compensar a retenção hídrica.

6.  A alimentação deve ser rica em proteínas, ferro e cálcio.
A > Verdadeiro: é a estrutura necessária para fabricar os tecidos do bebé.
B > Falso: a futura mãe não deve comer mais, mas sim escolher alimentos de maior qualidade.

7.  Nos primeiros três meses, é necessário enriquecer a alimentação com ácido fólico.
A > Verdadeiro: o ácido fólico reduz o risco de deficiências do tubo neural, onde se origina o sistema nervoso central da criança.
B > Falso: se a alimentação da mãe é rica e equilibrada, não necessita de complementos.

8.  O peixe é um alimento especialmente indicado durante a gravidez.
A > Verdadeiro: porque é rico em proteínas e ácidos gordos Ómega 3.
B > Falso: é preferível evitá-lo, já que pode conter mercúrio.

TRASTORNOS
9. Nem sempre se verificam enjoos nos primeiros meses de gravidez.
A > Verdadeiro: é um transtorno que nem todas as grávidas sofrem.
B > Falso: a ausência de enjoos pode indicar a presença de algum problema.

10. Durante o último trimestre, é natural sentir desconforto nas vias urinárias.
A > Verdadeiro: trata-se de um fenómeno fisiológico comum na gravidez.
B > Falso: o ardor e o desconforto nas vias urinárias são sintomas de infeção ou inflamação, e devem ser consultados com o médico.

11. Se a futura mãe é jovem, não corre o risco de ter estrias.
A > Verdadeiro: a sua pele é mais elástica e sofre menos o efeito de tensão.
B > Falso: o risco de ganhar estrias não está relacionado com a idade da futura mãe.

12. É inútil ir ao dentista no caso de ter gengivite.
A > Verdadeiro: é necessário esperar pelo final da gravidez.
B > Falso: é necessário manter a higiene e a saúde dos dentes.

CALCULE A SUA PONTUAÇÃO

puntos

AGORA LEIA AS RESPOSTAS CORRETAS

1. A perda de umas gotas de sangue, normalmente de cor acastanhada, nas primeiras semanas de gravidez, é um fenómeno fisiológico frequente, produzido pela implantação do embrião na mucosa uterina. No entanto, se a perda for considerável, é necessário consultar o médico.

2. As relações sexuais durante a gravidez apenas estão contraindicadas se existirem complicações, como placenta prévia, ameaça de aborto ou parto prematuro. Se a gravidez é fisiológica, não existe nenhuma contraindicação, nem sequer nos últimos meses. Na verdade, o colo do útero torna-se sensível à ação das prostaglandinas nos últimos dez dias da gravidez, quando o bebé está preparado para nascer.

3. É verdade que a maioria dos medicamentos tomados durante a gravidez atravessam a barreira da placenta e chegam ao feto, mas nem sempre este contacto implica riscos para a saúde do bebé. Existem medicamentos com segurança demonstrada na gravidez, e ainda outros que podem ser controlados de modo a reduzir ao mínimo os possíveis riscos. É o médico quem deve indicar quais os produtos que a futura mãe pode tomar, a dose e a duração do tratamento.

4. O tecido muscular do útero tem a sua própria atividade contráctil fisiológica, ainda que a futura mãe não a sinta até aos sete ou oito meses. Se sentir desconforto ou uma sensação persistente de peso no abdómen, deverá consultar o médico. Também nos últimos meses da gravidez, as contrações são claramente percetíveis com a sensação repentina de endurecimento do abdómen. Também neste caso, o fenómeno é fisiológico.

5. A retenção hídrica, que por vezes provoca edema, principalmente nas pernas, deve-se à ação das hormonas nos vasos sanguíneos, nos últimos meses, e também à pressão do útero na pélvis. Se se produz edema, é recomendável reduzir o consumo de alimentos muito salgados, que favorecem a retenção de líquidos. Beber muita água, pelo contrário, é conveniente, pois estimula a diurese.

6. A necessidade diária de proteínas por parte da mãe aumenta durante a gravidez, em média, seis gramas; o ferro tem 12mg. A necessidade de cálcio também aumenta, mas o organismo da futura mãe adquire a capacidade de assimilar uma maior quantidade destes elementos através dos alimentos ingeridos.

7. É aconselhável que todas as futuras mães tomem aproximadamente 0,4mg diários de ácido fólico mais ou menos a partir de dois meses antes da conceção e até ao final do primeiro trimestre da gravidez. Este complemento demonstrou a sua eficácia na prevenção de algumas deficiências do tubo neural, tais como a espinha bífida. Por rica e equilibrada que seja a sua alimentação, dificilmente poderá garantir o fornecimento constante da quantidade necessária de ácido fólico sem ajuda de um complemento.

8. Para além de rico em proteínas e de fácil digestão, o peixe contém ácidos gordos Ómega 3, importantes para o desenvolvimento do cérebro e crescimento do feto e desempenha uma função protetora da circulação sanguínea e do aparelho cardiovascular, tanto da mãe como do feto. As espécies mais ricas em Ómega 3, sardinhas e anchovas, também são menos suscetíveis de estar contaminadas com mercúrio.

9. Os enjoos são um transtorno típico dos primeiros meses provocado pela ação da hormona beta-HCG no organismo materno. Podem manifestar-se com maior ou menor intensidade e persistir inclusive após o terceiro mês da gravidez. No entanto, em alguns casos, nem sequer aparecem..

10. O aumento da estimulação urinária representa um fenómeno fisiológico inevitável na gravidez. Pelo contrário, o desconforto e ardor nas vias urinárias são sintomas de infeção ativa, que deve ser tratada a tempo para evitar complicações. Por esse motivo, deve informar o seu médico imediatamente.

11. O aparecimento de estrias é um risco possível e independente da idade da futura mãe. A sua alimentação, que deve ser rica em vitaminas, e a frequente hidratação da pele, são dois úteis instrumentos para reduzir este risco.

12. Os produtos antissépticos e anti-inflamatórios, prescritos pelo dentista no caso de gengivite, são para uso local. Como tal, não entram na circulação sanguínea e não prejudicam o feto. O mesmo princípio é aplicado às substâncias anestésicas administradas no caso de ser necessária uma pequena intervenção cirúrgica.

O SEU PERFIL Mostrar

OBRIGADO POR LER
O MEU BEBÉ

Irá receber o seguinte número da revista
na próxima semana

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.