10 meses | Revista O Meu Bebé

10 meses

10 meses

Portada10

X DESENVOLVIMENTO X

As dentadas aos 10 meses

Com um ano de idade a criança tem a necessidade de experimentar tudo aquilo que a rodeia e, muitas vezes, morder é um modo de conhecer os objetos e as pessoas.

shutterstock_38901844

> As dentadas da criança entre os 10 meses e 1 ano não são preocupantes, e também não são um sinal de comportamento agresivo ou de má educação.

> É através da boca e do ato de morder que a criança descobre o mundo que a rodeia, do mesmo modo que o faz com as mãos, os brinquedos, o tato ou a visão.

> Trata-se de uma atitude que irá perder com o tempo mas é necessário ajudá-la a perceber que não se deve fazer, deixar bem claro que não é uma atitude correta.

+ Ler mais

> Durante os primeiros dois anos, o facto de a criança morder não é devido tanto a razões psicologicas mas sim ao estado de desenvolvimento em que se encontra. As primeiras mordidelas servem para aliviar o mal-estar que provoca o nascer dos dentes. No entanto, é possível que o bebé se sinta melhor. Como se pode corrigir sendo tão pequeno? O que podemos fazer se este mau hábito se mantiver quando crescer?

shutterstock_123129583

COMO AGIR
> Os pais não devem deixar que a criança morda,
devem intervir firmemente para que ela entenda, sem traumas, que se trata de algo errado e que não deve fazer.

> Embora esta atitude deva ser corrigida, é importante acabar com as ideas pré-concebidas. As dentadas da criança não são fruto de má educação, nem se trata de um comportamento agressivo.

Por este motivo, é importante:
> Evitar retirar a importância das dentadas, bem como rir deste comportamento.

> Repreendê-la com um “não” autoritário e decidido.

> Tentar entender as fases de mudanças que o seu filho vive, sem ceder aos seus caprichos.

X SAÚDE X

Guia prático sobre a dor de ouvidos

Ao observar o canal auditivo do seu filho, encontra-o vermelho, com secreções, e ele sente dor. Como agir em cada caso?

161714170

SE A SECREÇÃO É …

… AMARELADA, SEM FEBRE NEM DOR
> Apenas se trata de cerume,
uma substância produzida de forma natural por algumas glândulas presentes no canal auditivo. O cerume tem a função de lubrificar a pele e proteger a parte externa do ouvido contra as possíveis agressões de agentes infecciosos.

> O que fazer. Depois do banho, limpe delicadamente apenas a parte externa do ouvido da criança. Se utilizar cotonetes para a higiene dos ouvidos tenha muito cuidado. O uso incorreto pode favorecer a acumulação mais profunda do cerume e lesar o canal auditivo ou o tímpano, a fina membrana que separa e protege o ouvido médio do ouvido externo, e que permite a transmissão dos sons ao ouvido interno através de uma cadeia de pequenos ossos.

+ Ler mais

shutterstock_655808443

… PURULENTA, COM REDUÇÃO DA AUDIÇÃO E SEM FEBRE
>
É muito provável que, ao brincar, a criança tenha introduzido um pequeno objeto no ouvido.

> O que fazer. Não tente extrair o objeto com pinças já que poderia empurrá-lo mais para baixo e lesar o tímpano. Dirija-se a um serviço de urgências, onde podem retirar o objeto com toda a segurança necessária com um instrumento específico de aspiração.

… COM SANGUE E FEBRE DEPOIS DE UMA CONSTIPAÇÃO
> A perda de sangue é um sintoma de perfuração da membrana do tímpano.
Trata-se de um problema de otite média; uma inflamação do ouvido médio que costuma ser consequência de uma forte constipação. A mucosidade ascende das fossas nasais para o ouvido, onde se estanca e cria uma zona propícia à multiplicação dos germes. Esta acumulação das secreções infetadas pressiona a membrana do tímpano até provocar a sua rutura. No entanto, não deve preocupar-se: o tímpano regenera-se espontaneamente em um mês, e a criança recupera totalmente a sua capacidade auditiva.

> O que fazer. É importante consultar o pediatra, que irá receitar anti-inflamatórios para reduzir a dor, e antibióticos específicos para curar as possíveis infeções. Não é necessária qualquer intervenção no tímpano, já que este recupera por si só.

pediatra-oido_676225318

… PRIMEIRO, TRANSPARENTE, E DEPOIS AMARELADA E COM DOR
> A criança pode sofrer de uma otite externa, uma inflamação do canal auditivo que, por vezes, também afeta a membrana do tímpano. A otite pode ser provocada por agentes infecciosos ou pela presença de um tampão de cera, que tende a endurecer. Se, para além disto, durante o banho for impregnado de água, aumenta o seu volume. Deste modo cria-se uma proliferação de bactérias que se estancam e, em contacto com a pele, inflamam e favorecem a infeção.

> O que fazer. Se suspeita que a criança tem um tampão de cerume, não tente retirá-lo: poderia introduzi-lo mais profundamente e lesar o tímpano. Se a criança sentir dor mas não tiver febre, pode administrar-lhe umas gotas analgésicas no ouvido durante dois dias. Se não der resultado é conveniente procurar um especialista nas seguintes 24-48 horas.

oido_384379492

… COM SANGUE, DEPOIS DE UMA QUEDA
> Ao cair, a criança bateu com o ouvido e, por consequência, tem uma pequena perda de sangue no canal auditivo. Neste caso, o sangramento indica que se produziu uma perfuração traumática do tímpano devido ao impacto da queda.

> O que fazer. Neste caso, nunca deve introduzir-lhe água ou gotas analgésicas no ouvido, já que poderia conduzir os germes da superfície até ao interior do ouvido. Leve o seu filho às urgências. Em regra, a rutura recupera-se espontaneamente, tal como sucede quando a membrana é perfurada como consequência de uma otite.


XNUTRIÇÃOX

Verduras com truques

As verduras são essenciais na dieta da criança mas, no entanto, este alimento é muitas vezes rejeitado. Trazemos alguns truques para convencer o seu filho!

SFD-166030

COMO SE PODEM DISFARÇAR
Uma das melhores estratégias para disfarçar as verduras consiste em substituir alguns ingredientes como a carne pelos seus primos vegetais.

> Por exemplo, na preparação das almôndegas as verduras podem perfeitamente ocupar o lugar da carne.

> Também o típico molho bolonhesa, que normalmente acompanha as massas, com tomate e carne picada, pode ser feito à base de cenoura, curgete e pimento.

+ Ler mais

lasana_82858531

> Por outro lado, os espinafres são mais indicados para utilizar como recheio de tartes salgadas e canelones.

> Outra alternativa é misturar os vegetais mais amargos com outros mais doces, e temperar com ervas aromáticas para enriquecer um pouco mais o sabor.

> Para as verduras de sabor forte pode cozinhar a vapor, uma forma de preparação que suaviza um pouco os sabores.

> Se for uma verdura não precisamente adorada pelo seu filho, sirva-a misturada com outros ingredientes e nunca isolada.

crema-verdura_84146569

MODIFIQUE A APRESENTAÇÃO DOS PRATOS
As crianças não costumam gostar de verduras porque normalmente as acham amargas e de aspeto pouco atraente.

> Para tornar o prato mais interessante dê-lhe um toque de amarelo misturando grãos de milho na salada.

> Também pode dar um tom de mistério se usar folhas de alface como um embrulho. As crianças adoram abri-las para descobrir quais os alimentos que aí se escondem.

shutterstock_133044647

> E há coisas que nunca falham: com um pouco mais de tempo e imaginação pode compor os alimentos em forma de cara, comboio, paisagem.. Estes pratos abrem a curiosidade e o apetite!

XPÓS-PARTOX

Emagrecer sem dieta

As “dietas milagrosas” não costumam funcionar. Para perder peso, o melhor é utilizar o senso comum. Como?

dieta_98990849

> Existem muitos métodos para perder peso, mas claro que todos gostaríamos de emagrecer sem fazer dieta. De vez em quando ouve-se falar de uma nova “dieta milagrosa” ou de um tratamento para perder peso. E se o caminho fosse mais fácil? E se o podermos conseguir através de algumas simples regras?

> Segundo Ata Pouramini, quiroprático e orientador de saúde que estudou Nutrição na Oxford Brooks University, é possível perder peso sem deixar de lado aqueles alimentos de que mais gostamos. Como?

+ Ler mais

agua_90154948

15 CONSELHOS
1 Não passe fome.
Esta é uma forma muito perigosa de perder peso porque o corpo não recebe os nutrientes que necessita para o seu funcionamento.

2 Coma um pouco menos. Gradualmente, tente comer um pouco menos. Com o tempo este costume converte-se em hábito e conseguirá saciar-se com menos quantidade de alimentos.

3 Beba meio litro de água meia hora antes de cada refeição.

pilates_108360884

4 Pratique yoga ou pilates. Beneficiam a saúde e ajudam a respirar melhor. Um corpo oxigenado tem mais possibilidades de perder peso.

5 Durma uma hora a mais por noite. A falta de qualidade do sono gera ansiedade, que pode levar a comer mais vezes entre as refeições.

6 Coma muito mais devagar para se sentir saciada mais depressa.

dieta_163334387

7 É bom comer saladas, verduras e sopas. Satisfazem sem engordar tanto como outros alimentos.

8 Escreva os resultados (realistas) que pretende alcançar. O ideal é que estes sejam específicos, quantificáveis e com uma data limite.

9 Pratique desporto pelo menos três vezes por semana.

10 Coma em casa, sempre que for possível.

11 Mastigue chiclete de menta forte, evitará “petiscar” entre as refeições.

cocinar_82820335

12 Ser vegetariano tem as suas vantagens. A alimentação deve contar com 80% de verduras, fruta, legumes e cereais. Uma alimentação saudável segue o modelo mediterrânico com alimentos integrais biológicos.

13 Não faça dietas. Não funcionam a longo prazo.

14 Não precisa de eliminar as gorduras a 100%. Ao privar-se totalmente de gorduras, quando volta a comer normalmente, o seu corpo torna-se perigosamente eficiente em armazenar gorduras.

15 Os cuidados quiropráticos, para além de poderem aliviar a dor, ajudam a regular o sistema endócrino, que se relaciona com o sistema nervoso.

———————————–

OBRIGADO POR NOS LER
Receberá o próximo número
da revista no próximo mês

———————————–

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.