Mi bebé y yo

Primeira menstruação pós-parto: tudo o que deve saber

( 72 votos) load
facebook twitter whatsapp

Acabou de dar à luz e quer saber quando vai voltar a ter o período? Será como antes? Terá a mesma duração? Neste artigo, respondemos a todas as suas dúvidas sobre a primeira menstruação depois do parto.

Muitas das mães que já deram à luz os seus bebés perguntam-se como é que se vai reiniciar o ciclo menstrual e quando é que vão voltar a ter o período. A menstruação pós-parto serve não só para ter a certeza de que tudo voltou à normalidade, como também para controlar o período de ovulação e os dias férteis, tanto para procurar outra gravidez como para a evitar usando os contracetivos adequados.

Não obstante, há que ter em consideração que a primeira menstruação pós parto indica que o aparelho reprodutor voltou à normalidade embora os ovários ainda não funcionem na sua perfeição. Têm de passar alguns meses para que o ciclo recupere as suas características habituais. Por esta razão, é normal que as primeiras menstruações depois do parto sejam irregulares e o seu fluxo seja diferente do habitual.

(Também lhe interessa: É aconselhável o uso de cuecas descartáveis no pós-parto?)

Se dá biberão…

Cerca de 40 por cento das mamãs que recorrem ao aleitamento artificial e as que dão mama ao bebé durante menos de um mês têm a primeira menstruação entre oito a dez semanas depois do parto. Após três meses de dar à luz, a percentagem ascende a 70 por cento, enquanto aos seis meses chega a cem por cento.

(Também lhe interessa: Sangramento pós-parto ou falsa menstruação)

Se dá mama…

Por outro lado, as mamãs que dão mama de forma exclusiva demoram mais tempo a reativar o ciclo. O organismo produz prolactina, uma hormona que garante a amamentação contínua mas que, ao mesmo tempo, bloqueia o ciclo por mais tempo.

Segundo as estatísticas, 35% das mães que optam pela amamentação natural têm a menstruação cerca de três meses depois do nascimento do bebé, enquanto 65% retoma o ciclo aos seis meses. Algumas mulheres podem até ter a sua primeira menstruação ao fim de 18 meses.

Esta variabilidade depende do número de tomas e também do apetite do bebé. Se ele mama muito frequentemente e durante muito tempo, a prolactina permanece constantemente elevada no organismo materno e o ciclo demora um pouco mais a reiniciar.

Também lhe interessa

Primeira menstruação pós-parto: tudo o que deve saber | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)