Mi bebé y yo

Nomes bíblicos e religiosos para menina

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Estás a matutar no nome do bebé? Queres um nome com significado e que transmita a vossa fé como pais? Na nossa lista de nomes bíblicos irás encontrar o nome perfeito!

 

A chegada de um filho é uma benção na vida de qualquer papá e mamã. Se ainda para mais o bebé chega numa altura especial da vossa vida ou simplesmente porque querem que cresça com os mesmos valores de família que partilham, optar por um nome de valor e signifcado ancestral, um nome cristão ou consultar os nomes bíblicos que sugerimos, pode ser o que procuram. Não se pense que por serem nomes antigos e religiosos estão fora de moda, antes pelo contrário são nomes para bebé que se adaptam à actualidade, mesmo sendo nomes bíblicos, por serem nomes com bastante simbolismo, tanto nomes de menino como também nomes de menina. Por isso mesmo, alguns deles não se ouvem com frequencia pelo que, sem dúvida, seja qual for a sua escolha este será um nome original ou, ariscamos dizer, um nome vintage

Nomes bíblicos e religiosos para menina

 

A

Abigail – “fonte de alegria” ou “alegria do pai”, Abigail tem dos significados mais bonitos entre os nomes de menina. Reconhecida pela sua beleza,inteligencia e poderes intuitivos. Foi mulher de David, a quem desmonstrou que a vingança era inútil: é a Pacificadora.

Ariele – Significa “leoa de Deus” e é uma versão de Ariel. Popularizou-se com a Disney que deu este nome à Pequena Sereia

D

Dinorá –Única filha de Jacob, é uma forma do hebreu Dinah. Tem duplo significado, “luz” em aramaico e “julgar”, em hebraico.

E

Eva – Primeira mulher colocada na Terra por Deus. Significa “a vivente”. Foi enganada por uma serpente no Paraíso, que a dissuadiu a comer o fruto proibido conduzindo à sua expulsão do Paraíso juntamente com Adão. É um nome bastante em voga

Encarnação – Variante de  espanhola (Encarnación) que por sua vez derivou do latino. Este nome de menina remete para o alma, o verdadeiro eu ou a essência do ser. Provém do conceito de encarnar humanamente Deus, ou seja, de Jesus que encarnou Deus em si.

F

Fátima – De origem árabe significa “mulher que desmama seus filhos” no sentido de os orientar no caminho do conhecimento divino. Foi o nome da filha do profeta Maomé, nascida em Meca, e também dado à aparição da Virgem Maria em Fátima.

G

Guadalupe – Este nome só pode ser utilizado como segundo elemento do nome composto. Nome dado à aparição da Virgem Maria em Espanha, como variante do nome árabe wadallobb que significa “rio do lobo”. 

 

L

Lurdes – Variação de Lourdes que se refere ao milagre da aparição de Virgem Maria em França no local com esse nome. 

M

Madalena – Madalena refere-se àquela que vive em “Magdala”, ou seja, na torre de Deus. Difundiu-se em Portugal como variante grega de Magdaléne. Popularizou-se com Maria Madalena, nome bíblico da mulher de Jesus Cristo.

Maria – Nome da mãe de Jesus, a Virgem Maria, variante grega de Miriam. A sua origem é incerta desde os tempos egípcios (mry) que significaria amar, armada, rebelião ou do sânscrito Maryáh que significa pureza e virtude.É utilizado como nome composto masculino em nomes de menino como José Maria, Manuel Maria etc ou no latim Marius.

 

P

Priscíla – Personagem bíblica que difundiu fortemente o evangelho em Roma. Provém de Prisco que singnifica “velho”ou “pertencente ao Prisco” também conotado como algo venerável e importante.

Purificação – Este nome só pode ser utilizado como segundo nome de um nome composto. É uma variante do nome Pura, Remete para a pureza da alma e do ser.

R

Rebeca – De origem hebraica significa união ou aquela que une. Personagem bíblica de reconhecida beleza,Rebeca foi a mãe de Jacó.

S

Salete – Significa princesa ou “filha do rei”. Diminutivo de Sara, com o mesmo significado. Popularizou-se pelo milagre de La Salette em França, uma aparição da Virgem Maria.

Salomé – Significa “a paz de Sion” em aramaico e é tida como “a pacífica”. Relaciona-se com o hebraico shalon – Paz. Foi a responsável pela decapitação de João Batista.

Sara – Personagem bíblica, mulher de Abraão, de nome original Sarai. Foi alterado por Jesus Cristo para o nome Sara que, depois de 99 anos de esterilidade, a abençou milagrosamente aos 100 anos com a gravidez do filho Isaac.

T

Trindade – Há semelhança de laguns outros, este nome só pode ser considerado para segundo elemento do nome composto. Refere-se à doutrina cristã da Santíssima Trindade, que define Deus como o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

 

(Também lhe interessa: Nomes de menina)

Também lhe interessa

Nomes bíblicos e religiosos para menina | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)