Horóscopo Chinês

Se o horóscopo chinês te interessa, podes conhecer aqui o animal que te corresponde consoante a tua data de nascimento, bem como a sua personalidade.

Descobre também quais são os teus signos mais e menos compatíveis!

 
 

Seleciona o signo do teu bebé

Sabes que animal és, Segundo o horóscopo chinês? Conheces o horóscopo chinês de crianças? Consoante o ano de nascimento, dizemos-te como és e como é o teu bebé segundo o zodíaco chinês.

Descobre como se caracteriza a personalidade de cada signo do horóscopo chinês e verifica se bate certo com a tua personalidade e a de todos os membros da tua família!

Vai ser muito divertido comprovar se a personalidade do teu amor, do teu filho ou da tua mãe, por exemplo, se assemelham em maior ou menor medida às descrições que te oferecemos, baseadas nos conhecimentos dos nossos especialistas em horóscopo chinês.

O que é o horóscopo chinês e quais as suas diferenças em relação ao ocidental?

O horóscopo chinês, e consequentemente, também o horóscopo chinês de crianças, diferencia-se do ocidental, fundamentalmente, no facto de ser o ano de nascimento o que determina a pertença a um determinado signo (animal, neste caso). Queres saber mais?

  • No zodíaco chinês, os 12 signos correspondem a doze animais, cada um com uma personalidade e particularidades que definem a pessoa em traços gerais.
  • Os horóscopos ocidentais baseiam-se no movimento do Sol.
  • Por outro lado, nos países asiáticos, o horóscopo baseia-se no ciclo lunar. Cada ano chinês compreende doze luas novas e uma décima terceira a cada doze anos. Deste modo, a data de ano novo varia.

O ciclo zodiacal é de doze anos e não de doze meses, como acontece no horóscopo ocidental. Os signos sucedem-se sempre na mesma ordem, sendo representados por uma seleção de animais ditada pelo Imperador de Jade, segundo contam algumas das lendas sobre a origem do zodíaco.

Como define o horóscopo chinês a personalidade do bebé?

  • Do mesmo modo que o horóscopo ocidental, o que mais nosso conhecido, o horóscopo define a nossa personalidade em função do momento do nosso nascimento.
  • O horóscopo chinês era um perfeito desconhecido pela maioria do Ocidente, mas, especialmente nos últimos anos, a cultura asiática e, especialmente, a chinesa, foi abrindo caminho face à nossa cultura. Assim, os animais do horóscopo chinês já nos são familiares e até é habitual celebrar o ano novo chinês nas grandes cidades norte-americanas e europeias, onde se estabeleceram numerosas comunidades procedentes do gigante asiático.

(Também te interessa: O sexo do bebé com a tabela chinesa da gravidez)

personalidades ninos

Para que serve consultar o horóscopo?

Muitos pais não acreditam que a personalidade da criança possa ser determinada pela sua data de nascimento, mas sim que o caráter e a personalidade do pequeno se forjam de forma progressiva, em função da sua condição genética, do ambiente e dos acontecimentos que sucedem à sua volta.

No entanto, desperta-nos curiosidade o ritual de consultar o horóscopo do dia ou do ano, bem como a leitura dos traços que caracterizam os nascidos sob a influência de cada signo.

Se acreditas no horóscopo, vais ter interesse em saber mais coisas sobre o horóscopo chinês. E se não te interessas tanto por astrologia nem por crenças orientais, não é demais que te divirtas um bocado a imaginar como vai ser o teu bebé quando passarem uns meses, ou que tipo de pessoa se pode vir a tornar no futuro.

Quem sabe? Verifica se acerta no caso e se te sentes identificada!

Como saber qual é o meu horóscopo chinês

Saber qual o signo, ou animal, do horóscopo chinês que te corresponde é muito simples. Apenas tens de ter em atenção a tabela que tens abaixo. Como?

  • Procura o teu ano de nascimento, o do teu filho ou do de qualquer membro da tua família ou amigos, na tabela que te propomos em seguida e… vais encontrar o animal que és, segundo o horóscopo chinês! Tem em atenção que nem sempre os primeiros dias do ano têm uma correspondência perfeita com o horóscopo!

horoscopo chino anos signos

 

Que animal te saiu? Era o que esperavas ou que te tinham alguma vez dito? Agora podes consultar as características de personalidade que correspondem a cada um dos signos acedendo ao animal em questão através do nosso menu, que poderás encontrar um pouco acima. Por que esperas?

História de um horóscopo muito antigo

O horóscopo chinês baseia-se em doze ciclo anuais de animais. Os doze signos nos quais se divide o horóscopo chinês são, por esta ordem: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco.

Porque são estes os animais? Existem várias teorias sobre a origem do horóscopo chinês.

Em seguida, vamos explicar-te as três mais populares que chegaram aos nossos dias.

Lenda do banquete do Imperador de Jade

Segundo conta a lenda, o rato foi responsabilizado por convidar alguns animais para assistir ao banquete do Imperador de Jade. Assim, seriam selecionados como signos do zodíaco chinês.

Naquele tempo, o gato era um bom amigo do rato, mas o rato fê-lo acreditar que o banquete seria no dia seguinte. Quando o gato soube que tinha sido enganado pelo rato, converteu-se em seu inimigo natural durante as seguintes gerações.

 

emperador jade

Estátua do Imperador de Jade, Vietnam

Lenda da corrida de animais

Esta história é, talvez, a mais aceite para explicar a origem do horóscopo chinês.

O Imperador de Jade organizou uma corrida de animais para decidir quais fariam parte do zodíaco chinês. Como correu esta competição?

  • Ao que parece, o rato e o gato eram muito bons amigos. No entanto, eram os piores nadadores do reino animal. Não obstante, ambos eram muito inteligentes, pelo que pensaram que a forma mais rápida e segura de atravessar o rio era subindo às costas do boi. O boi, um animal bondoso e altruísta, aceito ajudá-los a atravessar.

Então, o rato decidiu que queria ganhar a todo o custo, e lançou o gato à água. Por isso, o gato passou a ser o inimigo natural do rato e da água, além de ficar fora da corrida por um lugar no zodíaco. Por seu lado, o rato conseguiu chegar em primeiro lugar, passando a ser o primeiro signo.

  • O boi foi distinguido com o segundo lugar, seguido do tigre, que pôde lutar contra a corrente graças à sua grande força.
  • O quarto lugar coube ao coelho que, dada a sua habilidade para saltar, pôde chegar à outra margem do rio graças aos troncos e elementos que nele flutuavam.
  • O dragão ficou em quinto, graças à sua capacidade para voar, embora não tenho podido chegar antes por ter parado a fazer chover para ajudar as pessoas e os animais da terra.
  • Mais tarde ouviu-se o cavalo a galopar, a quem a serpente assustou e fez cair, de modo que esta chegou em sexto lugar, e o cavalo em sétimo.
  • A pouca distância do lugar, encontravam-se a cabra, o macaco e o galo. Estes três animais ajudaram-se entre si para atravessar o rio. O imperador, impressionado pelo trabalho em equipa, nomeou a cabra o oitavo animal, o macaco o nono e o galo o décimo.
  • O número onze foi o cão, apesar de ser bom nadador. Este animal atrasou-se porque não conseguiu resistir à água e tomou um belo banho.
  • Quando o imperador ia dar por concluída a corrida, ouviu o grunhido de um porco. O porco tinha fome e parou para comer, ficando a dormir a seguir. Ao acordar, prosseguiu até à meta, mas chegou por último.

Lenda de Buda

Outra história sobre a origem do horóscopo chinês conta que Buda foi ao Bosque meditar no final dos seus dias, para estar em contacto com a natureza e vencer Mara, um demónio que tentou tentá-lo para que não alcançasse a iluminação.

Chamou doze animais que foram, segundo a sua ordem de chegada: o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, a cabra, o macaco, o galo, o cão e o porco.

A cada um deles concedeu um ano, sendo no total doze anos.