Mi bebé y yo

O período não vem: porquê?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Quais podem ser as causas para o período não vir? Por vezes pode passar o dia previsto e a mulher não ter menstruação, sendo que o teste de gravidez pode ser negativo. Nestes casos, a que se pode dever a ausência de período? O Dr. Enrique Ripoll Espiau explica.

Nos casos de a menstruação não se dar, talvez possa ser aconselhável deixar de tomar contracetivos por um período de três meses e observar como são os ciclos e as menstruações. Com estes dados deverá consultar um especialista em ginecologia que poderá, assim, fazer um diagnóstico e prescrever o tratamento adequado.

Não me vem o período: causas pelas quais uma mulher pode dizer esta frase

Se o período não vem, existem várias, e muito diferentes, causas na origem deste atraso ou falta de menstruação.

Apresentamos-lhe as causas mais frequentes para a ausência de período, começando pela mais evidente:

Ausência de período devido a gravidez

É a causa mais comum da ausência de menstruação. Como tal, se teve relações sexuais sem usar proteção e não tem o período pode ser por estar grávida. Normalmente, o organismo de uma mulher grávida dá sinais que assim o indicam: são os sintomas da gravidez. No entanto, a falta de menstruação também se pode dever a outras causas, por isso, em caso de dúvida, pode realizar um teste de gravidez ou consultar o ginecologista.

(Também lhe interessa: Ter a menstruação atrasada significa que está grávida?)

Ausência de menstruação devida à amamentação

A amamentação, especialmente durante os primeiros meses, quando as tomas são mais seguidas, bem como a necessidade do bebé, costuma fazer com que a menstruação não surja. O motivo pelo qual isto acontece relaciona-se com a necessidade do corpo se reajustar de novo depois do parto. Não obstante, apesar de estar a dar mama ao bebé, é possível ter o período de repente. Perante qualquer dúvida, o ideal é consultar o médico.

Outros motivos que podem causar a falta do período

Falámos dos mais comuns, mas existem outros motivos, fisiológicos ou patológicos, que também podem ter como consequência a ausência de menstruação. Alguns exemplos são os ovários policísticos, o hipertiroidismo, o hipotiroidismo, determinados transtornos de alimentação, o desporto extenuante, o stress e a ansiedade, ou as irregularidades que são provocadas pela etapa anterior à menopausa.

De qualquer das formas, perante qualquer dúvida ou receio relacionado com o facto de o período não chegar, deverá consultar o seu médico ou ginecologista, que lhe dará as indicações pertinentes para o seu caso.

(Também lhe interessa: Amenorreia: a que é que se deve a ausência de período?)

Também lhe interessa

O período não vem | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)