Mi bebé y yo

Teste de Coombs

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O teste de Coombs é um exame que as grávidas realizam para saber se o Rh do bebé é compatível com o Rh da mãe. O Dr. Enrique Ripoll Espiau explica em que consiste e que resultados se podem obter.

O teste de Coombs é um exame que as grávidas realizam para determinar a sua sensibilidade ao Rh. Se tiver um resultado positivo, tal significa que é necessário vigiar a situação para verificar se essa sensibilidade pode afetar o feto. De 100 grávidas com Coombs positivo apenas 20% desenvolvem uma sensibilidade que pode afetar o feto. A amniocentese pode tirar dúvidas a esse respeito.

Em que consiste o teste de Coombs?

O teste de Coombs é um exame que se realiza durante a gravidez para detetar se a futura mamã com Rh negativo tem anticorpos contra o sangue Rh positivo, pois se assim for pode existir uma situação perigosa para o bebé que terá de ser controlada. O exame realiza-se através da extração de sangue da mãe. Existem dois tipos de teste de Coombs:

  • Direto: deteta anticorpos que já estão na superfície dos glóbulos vermelhos da mãe.
  • Indireto: deteta anticorpos contra Rh positivo que estão a circular no plasma sanguíneo da mãe com Rh negativo.

(Também lhe interessa: Exames antes da gravidez: o que é a histerosalpingografia?)

O que é o fator Rh?

O fator Rh determina o grupo sanguíneo que terá o bebé, que se pode ou não ser o mesmo do dos pais. Entre as diferentes combinações de Rh que existem a mais perigosa é mãe Rh- com pai e filho Rh+. Se se der este caso, quando o sangue da mamã entra em contacto com o do feto desencadeia-se uma reação contra os glóbulos vermelhos do bebé com formação de anticorpos. Para o feto significa sofrer de anemia e para a mãe o risco de sofrer do mesmo problema na próxima gravidez.

(Também lhe interessa: O que é a incompatibilidade Rh?)

 

Também lhe interessa

O que é a incompatibilidade Rh? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)