Mi bebé y yo

Como posso saber quantas semanas de gravidez tenho?

( 0 votos) load

Muitas mulheres grávidas fazem a pergunta “de quantas semanas estou?”. Esta é, sem dúvida, uma das questões mais importantes para poder seguir de forma adequada o desenvolvimento do bebé e a gravidez em geral. A verdade é que não é assim tão fácil sabê-lo, embora haja uma forma… Quer conhecê-la? Explicamos tudo neste artigo!

Normalmente os médicos fazem a conta da gravidez em semanas, embora muitas mamãs a façam em meses. No contexto médico, é muito mais fácil contar em semanas, dado que é um método mais preciso pois todas as semanas têm sete dias mas nem todos os meses têm o mesmo número de dias.

É esta exatidão que torna preferível utilizar as semanas como referência temporal no momento de realizar um seguimento da evolução do feto na barriga da mãe. Muitas vezes uma discordância entre o tempo de gestação e o desenvolvimento do feto pode ser devida a anomalias na gravidez. Daí que seja tão importante conhecer a evolução da gravidez semana a semana, como por exemplo quanto mede e pesa o bebé, embora também nos sirva para conhecer os transtornos típicos de cada trimestre, e que análises e examesse têm de fazer.

Como posso saber de quantas semanas estou?

As parteiras começam sempre a contar os dias a partir do último período. É praticamente impossível saber quando se concebeu, daí que seja mais fácil e viável guiar-se pela data da última menstruação antes do atraso. Um atraso menstrual será o principal indicador de que se concebeu. Então, a partir daí, deverá ver o calendário e contar o número de semanas desde a última menstruação até ao dia de hoje.

(Também lhe interessa: Ter a menstruação atrasada significa que está grávida?)

Ainda assim, para confirmar ou descartar a gravidez, recomenda-se fazer um teste de gravidez dado que é uma das formas mais seguras e fidedignas de saber se concebeu. Estes exames detetam se há na urina a presença da hormona da gravidez, também conhecida como gonadotrofina coriónica. Em qualquer farmácia podem explicar-lhe quais os testes de gravidez que pode fazer e como se realizam.

Para mais informação, em “O Meu Bebé” dispomos de um completo e detalhado calendário da gravidez semana a semana para que possa calcular o tempo que tem de gravidez e assim descobrir toda a informação que deverá saber consoante a semana de gestação em que se encontra. Por exemplo, esta calculadora vai ajudá-la a saber o que deve ter em conta para ajudar o embrião a crescer, os possíveis inconvenientes que poderá ter de enfrentar, como se transforma o corpo durante a gravidez e o que é ou não normal.

Além de tudo isto, pode falar com outras futuras mamãs ou formar parte de um grupo de mães que estão na mesma fase da gravidez e darão à luz ao mesmo tempo, entrando no Fórum Salvamamãs.

Também lhe interessa

Como posso saber quantas semanas de gravidez tenho? Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)